PROJETO DE ARTES:
CRIANDO E RECRIANDO
COM VAN GOGH
PERÍODO: 2 MESES
JUSTIFICATIVA
AO SE
VALORIZAR O PAPEL DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AO CRIAR, MANIPULAR
MATERIAIS CONCRETOS, EXPRESSAR SENTIMENTOS E TOMAR CONTATO COM MANIFESTAÇÕES
ARTÍSTICAS, AS CRIANÇAS DESCOBREM UM UNIVERSO AMPLO DE MUITAS POSSIBILIDADES E
EXPERIÊNCIAS. ALÉM DISSO, AMPLIAM SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO, DESENVOLVEM OS
SENTIDOS E AS RELAÇÕES QUE MATÊM ENTRE SI, ALÉM DE EXERCITAR AS HABILIDADES
MOTORAS. O NOSSO PAPEL É CRIAR CONDIÇÕES MATERIAIS E PEDAGÓGICAS PARA QUE O
CONTATO DA CRIANÇA COM A ARTE ACONTEÇA DE FORMA MAIS LÙDICA E PRAZEROSA.
ORIENTAR, PROVOCAR ,E CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE ELA FAÇA, REFAÇA,
EXPERIMENTE E CONSTRUA. A PREOCUPAÇÃO DA NOSSA ESCOLA É FAZER COM QUE A ARTE
SEJA COMPREENDIDA PELAS CRIANÇAS COMO UMA LINGUAGEM HUMANA, UMA FORMA NATURAL E
PROFUNDA DE EXPRESSÃO DE IDÉIAS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
OBJETIVOS
*DESCOBRIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO, UTILIZANDO-SE
DO TRABALHO DE ARTE E DA LINGUAGEM DO DESENHO.
* FAMILIARIZAR-SE COM OBRAS ARTISTÍCAS.
*DESPERTAR INTERESSE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES E DAS OUTRAS
CRIANÇAS.
* EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS E VONTADES AGINDO COM
PROGRESSIVA AUTONOMIA.
*CONHECER A
BIOGRAFIA DA ARTISTA.
METODOLOGIAS
1º
TELA
NOITE
ESTRELADA
1- COLOCAR EM
EXPOSIÇÃO A TELA , PROPONDO AS CRIANÇAS
COMENTÁRIOS E QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA MESMA.
2- IDENTIFICAR AS
CORES USADAS NA TELA.
3- QUESTIONAR
SOBRE AS ESTRELAS DO QUADRO, COMPARANDO
AS QUE ELES VEEM NO CÉU DURANTE A NOITE.
4- COMPARAR AS CASAS
DO QUADRO, COM AS DA NOSSA CIDADE.
5- REPRODUZIR UM
DESENHO LIVRE ATRAVÉS DA TELA. A PROFESSORA RECEBERÁ OS DESENHOS E VALIDARÁ A
OBRA DE CADA UM .( elogios e observações)
6- CRIAR UMA ARTE
DE FORMA COLETIVA.
GIRASSÓIS
1-PROMOVER CONVERSA INFORMAL, RELATANDO O QUE APARECE NA
TELA.
2-FAZER QUESTIONAMENTOS SOBRE QUE PLANTA É ESSA, SE ELES JÁ
VIRAM ALGUMA.
3-EXPLORAR AS CORES USADAS NA TELA.
4- PROMOVER A REPRODUÇÃO DA OBRA EM FOLHA BRANCA, RESPEITANDO A CRIATIVIDADE DE CADA CRIANÇA.
5-XEROCAR O
DESENHO DA OBRA PARA QUE AS CRIANÇAS FAÇA UM BELO COLORIDO.
3ª
TELA
AUTO-RETRATO
1-APÓS ANALISARMOS, VISUALIZARMOS E OBSERVARMOS, AS OBRAS DO
ARTISTA PLÁSTICO VICENTE VAN GOGH, OS ALUNOS TERÃO A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O
SEU REPERTÓRIO E EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DO FAZER ARTÍSTICO, DESENVOLVENDO A
CRIATIVIDADE CRIANDO UMA TELA DE SUA AUTORIA.
2- NESSE MOMENTO AS CRIANÇAS SE OLHAM NO ESPELHO, E RECRIAM O SEU AUTO-RETRATO.
EXPOR OS DESENHO E FAZER APRECIAÇÕES.
3_FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS COM TRAJES ANTIGOS E IMPRIMIR PARA COLORIR COM LÁPIS DE COR,
USANDO COMO BORDAS DUREX COLORIDO.
CULMINÂNCIA
SERÁ FEITA A
EXPOSIÇÃO DE TODAS AS OBRAS DE ARTES FEITAS PELAS CRIANÇAS PARA TODA A ESCOLA
CONFORME CRONOGRAMA.
AVALIAÇÃO
AS CRIANÇAS SERÃO
AVALIADAS A TODO MOMENTO, PELO COMPORTAMENTO, PELA DESENVOLTURA E ENTERESSE NO
PROJETO.
BIOGRAFIA DO ARTISTA
VICENT WILLEN VAN
GOGH
Vincent Willen van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853.
Era o primeiro dos seis filhos de Theodorus van Gogh e Anna Cornelia Carbentus.
O pai era um pregador protestante. Aprendeu francês, inglês e alemão. Em 1868,
porém, deixou os estudos. Trabalhou com um tio em Haia (Holanda), numa das lojas
da Goupil and Co.,que negociava obras de arte, mas não se adaptou. Com 24 anos
de idade, decidiu que sua vocação era a evangelização. Chegou a estudar
Teologia em Amsterdã. Logo, porém, abandonou o curso e foi trabalhar como
pregador leigo nas minas de carvão de Borinage, na Bélgica. Lá distribuiu todos
os seus bens entre os pobres, viveu em barracos e lutou para melhorar as
condições de vida dos mineiros. Mas suas preocupações sociais não foram bem
recebidas por seus superiores, que suspenderam seu salário, fato que o levou a
decidir-se pela vida artística Theo, quatro anos mais jovem, passou a
sustentá-lo. Van Gogh viveu na Bélgica, na Holanda e Paris até estabelecer-se
em Arles, no sul da França, em 1888. A fase foi das mais produtivas. Uma
verdadeira fúria criativa seguiu-se à sua mudança para Arles. Nos três últimos
anos de vida, Van Gogh pintou mais de 400 telas. Nessa fase, o estilo do
artista estava bastante definido, com suas pinceladas vigorosas e
empastelamento da tinta. A partir dai, amarelos intensos e vermelhos vivos,
cores reverenciadas pelo artista, serviriam para criar efeitos, expressando
sentimentos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário