.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CRIANDO E RECRIANDO COM VAN GOGH






PROJETO DE ARTES:
CRIANDO E RECRIANDO
 COM     VAN GOGH
PERÍODO: 2 MESES
JUSTIFICATIVA
         AO SE VALORIZAR O PAPEL DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AO CRIAR, MANIPULAR MATERIAIS CONCRETOS, EXPRESSAR SENTIMENTOS E TOMAR CONTATO COM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, AS CRIANÇAS DESCOBREM UM UNIVERSO AMPLO DE MUITAS POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS. ALÉM DISSO, AMPLIAM SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO, DESENVOLVEM OS SENTIDOS E AS RELAÇÕES QUE MATÊM ENTRE SI, ALÉM DE EXERCITAR AS HABILIDADES MOTORAS. O NOSSO PAPEL É CRIAR CONDIÇÕES MATERIAIS E PEDAGÓGICAS PARA QUE O CONTATO DA CRIANÇA COM A ARTE ACONTEÇA DE FORMA MAIS LÙDICA E PRAZEROSA. ORIENTAR, PROVOCAR ,E CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE ELA FAÇA, REFAÇA, EXPERIMENTE E CONSTRUA. A PREOCUPAÇÃO DA NOSSA ESCOLA É FAZER COM QUE A ARTE SEJA COMPREENDIDA PELAS CRIANÇAS COMO UMA LINGUAGEM HUMANA, UMA FORMA NATURAL E PROFUNDA DE EXPRESSÃO DE IDÉIAS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
    OBJETIVOS
*DESCOBRIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO, UTILIZANDO-SE DO TRABALHO DE ARTE E DA LINGUAGEM DO DESENHO.
* FAMILIARIZAR-SE COM OBRAS ARTISTÍCAS.
*DESPERTAR INTERESSE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES E DAS OUTRAS CRIANÇAS.
* EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS E VONTADES AGINDO COM PROGRESSIVA AUTONOMIA.
   *CONHECER A BIOGRAFIA DA ARTISTA.

METODOLOGIAS
 






                    1º TELA
           NOITE ESTRELADA
1-   COLOCAR EM EXPOSIÇÃO A TELA , PROPONDO AS CRIANÇAS  COMENTÁRIOS E QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA MESMA.
2-   IDENTIFICAR AS CORES USADAS NA TELA.
3-   QUESTIONAR SOBRE  AS ESTRELAS DO QUADRO, COMPARANDO AS QUE ELES VEEM NO CÉU DURANTE A NOITE.
4-   COMPARAR AS CASAS DO QUADRO, COM AS DA NOSSA CIDADE.
5-   REPRODUZIR UM DESENHO LIVRE ATRAVÉS DA TELA. A PROFESSORA RECEBERÁ OS DESENHOS E VALIDARÁ A OBRA DE CADA UM .( elogios e observações)
6-    CRIAR UMA ARTE DE FORMA COLETIVA.



2ª TELA
                  GIRASSÓIS
1-PROMOVER CONVERSA INFORMAL, RELATANDO O QUE APARECE NA TELA.
2-FAZER QUESTIONAMENTOS SOBRE QUE PLANTA É ESSA, SE ELES JÁ VIRAM ALGUMA.
3-EXPLORAR AS CORES USADAS NA TELA.
     4- PROMOVER A REPRODUÇÃO DA OBRA EM FOLHA BRANCA, RESPEITANDO A CRIATIVIDADE DE CADA CRIANÇA.
     5-XEROCAR O DESENHO DA OBRA PARA QUE AS CRIANÇAS FAÇA UM BELO COLORIDO.

    6-FAZER RECORTES OU COLOCAR PARA SECAR   FLORES DIVERSAS PARA QUE AS CRIANÇAS FAÇAM UMA COLAGEM EM CARTAZ, OBRA COLETIVA.( A PROFESSORA COLOCARÁ MOLDURA COM E.V.A OU PAPEL CANELADO.)




                    3ª TELA
             AUTO-RETRATO
1-APÓS ANALISARMOS, VISUALIZARMOS E OBSERVARMOS, AS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO VICENTE VAN GOGH, OS ALUNOS TERÃO A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O SEU REPERTÓRIO E EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DO FAZER ARTÍSTICO, DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE CRIANDO UMA TELA DE SUA AUTORIA.
2- NESSE MOMENTO AS CRIANÇAS SE OLHAM  NO ESPELHO, E RECRIAM O SEU AUTO-RETRATO. EXPOR OS DESENHO E FAZER APRECIAÇÕES.
3_FOTOGRAFAR AS CRIANÇAS COM TRAJES ANTIGOS  E IMPRIMIR PARA COLORIR COM LÁPIS DE COR, USANDO COMO BORDAS DUREX COLORIDO.

 

CULMINÂNCIA
  SERÁ FEITA A EXPOSIÇÃO DE TODAS AS OBRAS DE ARTES FEITAS PELAS CRIANÇAS PARA TODA A ESCOLA CONFORME CRONOGRAMA.
AVALIAÇÃO
     AS CRIANÇAS SERÃO AVALIADAS A TODO MOMENTO, PELO COMPORTAMENTO, PELA DESENVOLTURA E ENTERESSE NO PROJETO.

 BIOGRAFIA DO ARTISTA
  VICENT WILLEN VAN GOGH
Vincent Willen van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853. Era o primeiro dos seis filhos de Theodorus van Gogh e Anna Cornelia Carbentus. O pai era um pregador protestante. Aprendeu francês, inglês e alemão. Em 1868, porém, deixou os estudos. Trabalhou com um tio em Haia (Holanda), numa das lojas da Goupil and Co.,que negociava obras de arte, mas não se adaptou. Com 24 anos de idade, decidiu que sua vocação era a evangelização. Chegou a estudar Teologia em Amsterdã. Logo, porém, abandonou o curso e foi trabalhar como pregador leigo nas minas de carvão de Borinage, na Bélgica. Lá distribuiu todos os seus bens entre os pobres, viveu em barracos e lutou para melhorar as condições de vida dos mineiros. Mas suas preocupações sociais não foram bem recebidas por seus superiores, que suspenderam seu salário, fato que o levou a decidir-se pela vida artística Theo, quatro anos mais jovem, passou a sustentá-lo. Van Gogh viveu na Bélgica, na Holanda e Paris até estabelecer-se em Arles, no sul da França, em 1888. A fase foi das mais produtivas. Uma verdadeira fúria criativa seguiu-se à sua mudança para Arles. Nos três últimos anos de vida, Van Gogh pintou mais de 400 telas. Nessa fase, o estilo do artista estava bastante definido, com suas pinceladas vigorosas e empastelamento da tinta. A partir dai, amarelos intensos e vermelhos vivos, cores reverenciadas pelo artista, serviriam para criar efeitos, expressando sentimentos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário