.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Fazendo Arte e Poesia com Borboletas



 Fazendo Arte e Poesia com Borboletas





Eixos trabalhados: Artes e Linguagem Oral

Tema: As Borboletas de Vinicius de Moraes – Arte e Poesia

Faixa etária: 4 e 5 anos

Tempo estimado: Aproximadamente 1 hora

Professora: Maria Dalila



Objetivos da aula:



Estimular a sensibilidade  e criatividade;

Interagir com diversos tipos de  textos de forma lúdica;

Estimular na criança o gosto pelo fazer artístico;

Manusear e sentir a textura de diferentes tipos de materiais;

Reconhecer cores;
         Desenvolver a linguagem e a expressão oral.



Desenvolvimento:


1° Momento:
 Decorar a sala com borboletas feitas por diferentes tipos de materiais (pano, EVA, papel...).  

Iniciar  a aula lendo pausadamente para a turma a poesia “AS BORBOLETAS“, com o recurso do avental e das borboletas confeccionadas em  EVA.

Abrir discussão sobre o poema em rodinha de conversa.



Perguntas que podem ser feitas para a turma neste momento:

·        Quem conhece o autor da poesia?

·        Quem conhece essa poesia?

·        Quem gostou?

·        Quem não gostou?

·        Quais as cores foram citadas na poesia?

·        Existem borboletas de outras cores?



Estimular a fala de todos.



2° Momento: Cada criança irá confeccionar sua borboleta com diferentes tipos de papel  e enfeitar da maneira que preferir.









 Propostas de ações para este momento:



Colocar dentro de uma sacola cartõezinhos com as cores propostas na atividade. Deste modo cada criança, em sua vez, poderá retirar um cartão com  uma cor, mostrar aos coleguinhas e dirigir-se para seu grupo.

As crianças serão separadas em grupo de acordo com a cor retirada, assim a criança que tirou a cor azul fica junto com as outras que também pegaram a mesma cor e assim por diante.



3° Momento: Iniciar a confecção das borboletas com a colagem de asas e enfeites.

Disponibilizar pedaços de  color card já recortado com o formato de uma borboleta,  pincel, purpurina, papel laminado colorido, forminhas de papel, cola branca e  colorida,  lantejoula, entre outros  em cada mesinha.. (cor retirada por cada grupo).

Deixar que cada um crie de acordo com a imaginação.

Colar um barbante  na ponta de cada borboleta para que elas possam ser movimentadas  pelas crianças dando a sensação de voo.

Hora de lavar as mãos.



4º Momento: Ler mais uma vez a poesia, pedindo que cada criança simule estar voando com sua borboleta ao ouvir a leitura de sua respectiva cor.



Recursos:

Avental lúdico

Borboletas de EVA

Papel color card

Pincel

Purpurina

Papel laminado colorido

Forminhas de papel

Cola branca e colorida

Tesoura

Lantejoula

Barbante



Avaliação: 

Através do registro, será observada a participação e a trajetória da ação e do pensamento de cada criança. Identificando o ritmo, a maneira e o tempo de realizar as atividades - sempre individualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário