Eixos trabalhados: Artes e Linguagem Oral
Tema:
As Borboletas de Vinicius de Moraes – Arte e Poesia
Faixa
etária: 4 e 5 anos
Tempo
estimado: Aproximadamente 1 hora
Professora:
Maria Dalila
Objetivos
da aula:
Estimular a sensibilidade e criatividade;
Interagir com diversos tipos de textos de forma lúdica;
Estimular na criança o gosto pelo fazer artístico;
Manusear e sentir a textura de diferentes tipos de
materiais;
Reconhecer cores;
Desenvolver a linguagem e a expressão oral.
Desenvolver a linguagem e a expressão oral.
Desenvolvimento:
1° Momento: Decorar a sala com borboletas feitas por diferentes tipos de materiais (pano, EVA, papel...).
Iniciar a
aula lendo pausadamente para a turma a poesia “AS BORBOLETAS“, com o recurso do avental
e das borboletas confeccionadas em EVA.
Abrir discussão
sobre o poema em rodinha de conversa.
Perguntas
que podem ser feitas para a turma neste momento:
·
Quem conhece o autor da poesia?
·
Quem gostou?
·
Quem não gostou?
·
Quais as cores foram citadas na poesia?
·
Existem borboletas de outras cores?
Estimular
a fala de todos.
2° Momento: Cada criança
irá confeccionar sua borboleta com diferentes tipos de papel e enfeitar da maneira que preferir.
Propostas de ações para este momento:
Colocar dentro de uma sacola cartõezinhos com as cores propostas
na atividade. Deste modo cada criança, em sua vez, poderá retirar um cartão
com uma cor, mostrar aos coleguinhas e
dirigir-se para seu grupo.
As
crianças serão separadas em grupo de acordo com a cor retirada, assim a criança
que tirou a cor azul fica junto com as outras que também pegaram a mesma cor e
assim por diante.
3° Momento: Iniciar a
confecção das borboletas com a colagem de asas e enfeites.
Disponibilizar
pedaços de color card já recortado com o
formato de uma borboleta, pincel, purpurina, papel laminado colorido, forminhas de
papel, cola branca e colorida, lantejoula, entre outros em cada mesinha..
(cor retirada por cada grupo).
Deixar
que cada um crie de acordo com a imaginação.
Colar
um barbante na ponta de cada borboleta
para que elas possam ser movimentadas pelas crianças dando a sensação de voo.
Hora
de lavar as mãos.
4º Momento: Ler mais uma vez a poesia,
pedindo que cada criança simule estar voando com sua borboleta ao ouvir a
leitura de sua respectiva cor.
Recursos:
Borboletas de EVA
Papel color card
Pincel
Purpurina
Papel laminado colorido
Forminhas de papel
Cola branca e colorida
Tesoura
Lantejoula
Barbante
Avaliação:
Através
do registro, será observada a participação e a trajetória da ação e do
pensamento de cada criança. Identificando o ritmo, a maneira e o tempo de
realizar as atividades - sempre individualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário