Projeto: Recorte com tesoura na pré-escola.
1-
Introdução:
A criança normal se serve de suas mãos desde muito cedo para
realizar aprendizagens progressivas: jogar, comer, vestir-se. Estes atos fazem
parte da atividade espontânea diária, que aprende sem dificuldades.
A educação sistemática da coordenação dinâmica manual que
leva implícita em si o exercício viso-motriz, supõe o conhecimento de sua
organização e dos esquemas evolutivos da mesma. De acordo com isto se fará a
metodização das dificuldades, que em forma progressiva, se oferecerão à criança
de 4 e 6 anos, a se esta possui uma boa integração intelectual e motriz pode-se
assim, exigir de seu potencial motor o máximo de rendimento.
Há uma necessidade de a criança efetuar exercícios
viso-motores ordenados de acordo com as etapas do desenvolvimento de
coordenação dinâmica manual, porque através destes exercícios ela chegará sem
dificuldades a obter precisão necessária para conseguir o domínio do lápis na
escrita e a acuidade na percepção visual, necessária para a aprendizagem da
leitura.
É preciso observar que a criança aos 5 anos já adquiriu uma
básica precisão de movimentos através de exercícios e jogos que contribuem para
educar o movimento dos grandes músculos e obter a flexibilidade e precisão dos
mesmos.
2-
Atividades de coordenação viso-motora e dinâmica manual:
A- Recortes sem
tesoura, rasgados de papel:
É uma atividade que tem valor múltiplo. Exige movimentos de
pequena amplitude que são exclusivamente digitais, intervindo os dedos
polegar e indicador. É uma tarefa complementar dos movimentos preensores
aperfeiçoados, que a criança realiza nos exercícios prévios de manipulação.
É favorável às crianças hipo (abaixo) e hipertônicas ( acima
acelerado), já que a delicadeza do movimento de rasgar o papel e a sucessiva
diminuição no tamanho que deve conseguir, até realizar pequenos mosaicos
irregulares, exige um equilíbrio nos movimentos do pequenos deslocamento que é
benéfico a criança.
1-
Exercícios livre do recorte a dedo:
Rasgado correto do papel: os
exercícios iniciais possuem marcada prevalência de movimentos digitais puros: a
criança deve rasgar o papel prestando atenção só a seu tamanho e à forma de
rasgá-lo com pequenos movimentos de caráter bimanual, que devem estar bem
equilibrados. É um exercício psicomotor complementar da modelagem da bolinha,
porque em ambas as tarefas é preciso efetuar um cálculo do gasto de força
muscular e dosá-la para que o resultado seja correto; são duas atividades que
medem e regulam a impulsividade do gesto.
O rasgado deve obedecer a uma
sequência, sendo que ela só será atingida se a criança tiver liberdade para o
movimento, se houver uma aplicação do trabalho em confecção de saias, enfeites
para mural e outras atividades de acordo com a criatividade da professora.
Deve-se mostrar às crianças a
posição de pinça com o dedo indicador e o polegar e usar o papel de jornal ou
revista de textura semelhante, com cores diversas que não ofereçam resistência
ao rasgar.
Utilizar a expressão "papel
picado" e explicar a finalidade do trabalho para que a criança valorize a
sua preparação para a escrita e leitura.
Sequência:
a) Em tiras
b) Em pedaços grandes
c) Em pedaços pequenos
2-
Exercícios de colagem:
A complexidade dos lineamentos
seguintes exigem que se coordenem bem os movimentos de ambas as mãos, não só
nos movimentos puros, mas também nos exercícios de colagem, onde a criança
enfrenta novas experiências constituídas pelo manejo simultâneo de vários
elementos: papel, pincel e cola. O mosaico se converte nestas atividades, por
meio de aplicação sobre objetos, em um verdadeiro exercício de manipulação que
ajudará a obter maior precisão nos gestos.
Atividades: passar cola na
superfície de uma folha de tamanho ofício e colar sobre ela os pedaços de papel.
a) Colar pedaços grandes - a
coordenação viso-motora é atingida quando não sobra papel picado para fora do
papel ofício e não há colagem de um pedaço sobre o outro.
b) Graduar o tamanho em sentido
decrescente até colar papaizinhos.
c) Cobrir a tampa de uma caixa,
tampa de vidro, uma caixa inteira externamente com pedaços menores.
d) Colar papel com limite
superior marcado - nesta fase e nas outras que se seguem nas quais se combina
sempre o papel picado com passar cola e colagem já sobre desenhos que ofereçam
dificuldades crescentes, existe uma maior complexidade, pois às características
anteriores se acrescenta uma agudeza na coordenação viso-motora que é exigida
pela limitação que impõem os contornos do desenho e a dupla tarefa de passar
cola e colar. Desta forma se provoca o dinamismo manual em todos os seus
aspectos: como exercício de dissociação digital e equilíbrio nos movimentos
manuais durante a operação de rasgar e como exercício de inibição e precisão de
movimentos no passar cola e colar.
Nuvens de papel
picado, traços marcado pela professora.
|
e) Cobrir a parte inferior de uma
cena que contenha elementos simples em seu limite superior;
Desenho
da própria criança, risco de lápis no meio da folha, feito pela professora,
colagem de papel picado representando o chão.
f) Colar papel marcando o lugar em que deve ser colado (pedaços
pequenos ) completando alguma cena. Ex.: maçãs de uma árvore.
|
g) Colar papel em superfícies
geométricas puras - nestes exercícios finais a coordenação viso-motora se aguça
ao máximo exigindo grande precisão já que o papel será colado diretamente sobre
formas desenhadas.
Cobrir superfícies de tamanhos
médios de contornos irregulares simples.
Cobrir silhuetas de contornos
irregulares de complexidade crescente. Ex.: peixes, pássaros, coelhinho da
Páscoa ou outro desenho de acordo com a Unidade de estudo.
h) Recortar a dedo linhas retas
desenhadas.
Ex.: Cerdas de escova.
i) Recortar a dedo:
1- linhas curvas suaves.
2- linhas curvas pronunciadas.
3- linhas quebradas.
4- linhas mistas de contornos
simples.
5- estas linhas serão exercitadas
separadamente e logo, poderão integrar-se em desenhos ou cenas.
6- recorte a dedo de silhuetas de
contornos simples.
Observação:
Fazer esses desenhos grandes na folha de ofício (papel sulfite).
|
Estes exercícios podem ser desenvolvidos integralmente nas
etapas correspondentes a 4 e 5 anos de idade motriz.
É muito importante que se utilize sempre o picado em
confecção de murais, painéis, cartazes, cartões de Páscoa, Dia das Mães ou
outro material, dentro do que está sendo estudado. Pode-se usar diferentes
tipos de papel, completar com elementos diversos como pedaços de folhas,
pétalas de flores, raspa de ponta de lápis, etc.
É também muito importante o valor que se dá ao trabalho da
criança. Não espere e nem exija "obras de arte", pois estamos
desenvolvendo a sua coordenação viso-motora, preparando-a para a escrita e a
leitura, e não formando artistas. O bloqueio que ela sofrer ao ver depreciado
seu trabalho irá influir no seu progresso. Variar bem as atividades,
realizá-las na sequência certa, fornecer material e ambiente adequados e
valorizar são requisitos básicos para este trabalho.
B) Recorte Com
Tesoura.
1- Introdução:
Esta é uma atividade de caráter essencialmente
dinâmico, com movimentos bimanuais de amplitude variável, que põem em jogo e
desenvolvem ao máximo a coordenação viso-motriz delicada. Depende, esta
atividade, de maturidade perceptiva, acuidade visual e atenção estabilizada.
2- Passos:
_ Pressão
correta da tesoura: é
importante mostrar à criança que o ato preensor se dá com a utilização correta
dos dedos polegar e médio.
_ Exercícios de cortar sem material
algum: efetuar cortes imaginários sem material. A
finalidade é conseguir elasticidade nos movimentos digitais de flexão e
extensão para que sejam sucessivos e coordenados e permitam logo o seu manejo
correto.
_Manejo da tesoura: Corte
em franja ao redor de uma folha de papel, sem desenho prévio. Para um corte
correto (explicar ao aluno) o papel deverá ser sustentado firmemente, enquanto
a mão contrária se move dirigindo a
tesoura.
Corte em franja em tira de
papel: nos extremos:
Em todo o comprimento:
Esta atividade pode ser complementada com
exercícios de colagem em montagem de painéis, murais e outros trabalhos.
-Recorte de linhas desenhadas.
Nesse ponto o exercício adquire um
caráter de complexidade. Serão linhas retas com uma separação entre uma e outra
e uma marca final indicará retas com uma separação entre uma e outra e uma marca
final indicará até onde deverá chegar o corte, o qual constitui por si só, um
exercício de inibição de movimentos e ajudará a conseguir o controle voluntário
na atividade viso-motora.
É conveniente colocar data nos trabalhos,
pois assim se controlará o progresso da criança. Estes exercícios dever ser
diários para conseguir-se o aperfeiçoamento da atividade.
-Recorte de tiras largas e compridas,
usando diferentes cores que servirão para confeccionar variados enfeites:
barras decorativas usando duas ou mais tiras de cores alternadas, cocar de
índio, etc.:
-Obter formas geométricas partindo das
tiras
a) quadrados ou retângulos.
b) triângulos (depois de obter o
quadrado)
-Recorte de forma geométricas retilíneas
variadas. - O corte correto nesta etapa é a resposta motriz adequada que
representa uma perfeita coordenação que descansa sobre o freio inibitório dos
movimentos. A altura destas formas não será menos que 6cm, pois o tamanho amplo
facilitará o domínio da curva e a dimensão diminuirá com o aperfeiçoamento do
recorte, chegando a círculos pequenos e linhas em ziquezague.
- Combinação de tiras e formas
geométricas em vários tamanhos em aplicações de valor decorativo e frisos. Ex.:
casas - Cortar cada porta separadamente, integrando a cena de um desenho.
- Recorte de círculos, meio círculos e um
quarto de círculos; interagir com eles aplicações de valor estético.
-Recorte em linhas curvas.
-Recorte em linhas quebradas.
-Recorte em figuras com linhas curvas e
quebradas.
Ex.:
Ex.:
-Recorte de figuras em revistas para
montagem em papel ou para murais e painéis.
Superadas estas etapas, a precisão obtida
se exercitará com a variação de materiais que servirão para complementar os
trabalhos manuais do grupo a que a criança pertence: recorte em feltro, tecidos
variados, plásticos resistentes, etc.; que poderão ser utilizados a partir
deste momento para combinar com outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário