Projeto : Água,
Professoras:
Turma:
Justificativa:
O
trabalho com o tema “água, fonte de vida” apresentará para as crianças uma
visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando
com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando
proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com
participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões
relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma
atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Objetivo
Geral:
Ajudar os alunos a
descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem
enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
Ø Perceber
as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a
partir de sua realidade social;
Ø Reconhecer
que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento
básico, à qualidade do ar e do espaço;
Ø Adotar,
por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de
uma postura crítica;
Ø Levar
os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da
preservação da água e de seus ciclos;
Ø Conscientizar
que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Objetivos específicos:
Ø Conversar
com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em
que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
Ø
Pesquisa
em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados
em casa, e análise dos mesmos;
Ø
Os alunos
deverão confeccionar, em
grupo, panfletos informativos e produções de texto individuais;
Ø
Utilizar
os materiais para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a
toda comunidade escolar;
Ø
Trabalhar com a música “Planeta Água”, de
Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando
o que entenderam da mesma;
Ø
Visita a uma estação de tratamento de água e
discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
Ø
Trabalhar com experiências concretas, mostrando
a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados
físicos da mesma.
Orientações
didáticas:
Ø
Lembrar-se
sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças,
registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
Ø
Garantir
um espaço na roda onde às crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem
ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
Ø
Propiciar
situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas
hipóteses.
Ø
Propiciar
situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando
os seus conceitos espontâneos com os científicos.
Ø
Selecionar
previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos,
fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O
professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo
melhor com os alunos.
Material
necessário:
Ø
São todos os materiais, atividades e soluções
utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros,
passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura,
papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
Avaliação:
Ø
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de
cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O
professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno,
de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de
forma crítica e construtiva.
Conclusão:
Ø
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam
conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a
vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu
meio social todos esses aprendizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário