.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto : Água,



Projeto : Água,



Professoras:

Turma:

Justificativa:

O trabalho com o tema “água, fonte de vida” apresentará para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivo Geral:

            Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: 
Ø  Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
Ø  Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
Ø  Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
Ø  Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 
Ø  Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 

Objetivos específicos:

Ø  Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 
Ø   Pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
Ø  Os alunos  deverão confeccionar,  em grupo,  panfletos informativos  e produções de texto individuais; 
Ø   Utilizar os materiais para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
Ø  Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 
Ø  Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios; 
Ø  Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.




Orientações didáticas:

Ø  Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
Ø  Garantir um espaço na roda onde às crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
Ø  Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
Ø  Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
Ø  Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.

Material necessário:

Ø  São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
Avaliação:
Ø  Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Conclusão:
Ø  Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário