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quinta-feira, 25 de junho de 2015

DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR



DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR


Os questionamentos e as críticas que envolvem a educação hoje, sobretudo referente à natureza dos conteúdos curriculares, sua propriedade, valorização Cultural, respeito às diversidades, constituem preocupações para profissionais ligados ao ensino.
Diante disso torna-se importante refletir sobre as concepções sobre educação sobre educação, formação, cultura, e diálogo, bem como, os seus elementos, presentes nas instituições educacionais.
A sociedade moderna começa a exigir, para o mercado de trabalho em uma mão de obra qualificada, em diversos setores e no menor tempo possível, a qual deverá ser preparada para a escola; uma formação que atenda as necessidades da sociedade atual, que procura transformar os valores em informação.
Temos hoje no mercado muitas escolas e ensinos cobrando valores altos pela educação oferecida, mas, que não estão preocupadas com uma formação cultural, que leve à reflexo, que resgate valores e que conserve uma tradição, mas, sim estão preocupadas apenas com um bom índice de aprovação no vestibular. Elas transformam a cultura escolar em mercadoria a ser consumida.
Os novos paradigmas educacionais apontam para a necessidade de uma educação escolar integradora, voltada para a diversidade, que respeite a pluralidade cultural, étnica, de gênero e religiosa, e ainda as diferenças individuais existentes na sociedade. O respeito à diversidade constitui-se hoje um fator de desenvolvimento pessoal e social, e ainda um caminho para a sustentabilidade ambiental e planetária.

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