DIVERSIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO
PROFESSOR
Os questionamentos e as críticas que
envolvem a educação hoje, sobretudo referente à natureza dos conteúdos
curriculares, sua propriedade, valorização Cultural, respeito às diversidades,
constituem preocupações para profissionais ligados ao ensino.
Diante
disso torna-se importante refletir sobre as concepções sobre educação sobre
educação, formação, cultura, e diálogo, bem como, os seus elementos, presentes
nas instituições educacionais.
A sociedade moderna começa a exigir,
para o mercado de trabalho em uma mão de obra qualificada, em diversos setores
e no menor tempo possível, a qual deverá ser preparada para a escola; uma
formação que atenda as necessidades da sociedade atual, que procura transformar
os valores em informação.
Temos
hoje no mercado muitas escolas e ensinos cobrando valores altos pela educação oferecida,
mas, que não estão preocupadas com uma formação cultural, que leve à reflexo,
que resgate valores e que conserve uma tradição, mas, sim estão preocupadas
apenas com um bom índice de aprovação no vestibular. Elas transformam a cultura
escolar em mercadoria a ser consumida.
Os novos paradigmas educacionais
apontam para a necessidade de uma educação escolar integradora, voltada para a
diversidade, que respeite a pluralidade cultural, étnica, de gênero e
religiosa, e ainda as diferenças individuais existentes na sociedade. O
respeito à diversidade constitui-se hoje um fator de desenvolvimento pessoal e
social, e ainda um caminho para a sustentabilidade ambiental e planetária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário