Plano de Ensino Anual
Unidade Escolar
Componente Curricular: LÍNGUA
PORTUGUESA
Ano
de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:
Estratégias:
-Cópia,
leitura, interpretação e produção textual (gêneros diversos);
-Jogos,
jograis, brincadeiras e músicas;
-Conversas
formais e informais;
-Confecção
de cartazes e desenhos;
-A
escrita (formal e informal);
-Atividades
envolvendo letras, sílabas, palavras, frases e textos;
-Conto
de história (leitura antecipatória,
analise dos desenhos, ilustrações e pinturas);
-Utilização
de palavras cruzadas, caça-palavras e palavras enigmáticas;
-Utilização
de letra bastão e cursiva;
-Uso
do dicionário;
-Atividades
de juntar, separar, relacionar, completar, desenhar, pintar, recortar, colar,
montar, copiar, etc;
-Utilização
de livros e gibis;
-Uso
de livros e folhas de diversos modelos etc;
-Trabalhos
envolvendo letra, sílaba, palavras, frases e textos.
Avaliação:
-Arguição oral;
-Leitura;
-Atividades escritas;
-Ditados;
-Participação;
-Avaliação objetiva;
-Observação realizada diariamente
e de forma contínua.
Unidade Escolar:
Componente Curricular:
MATEMÁTICA Ano
de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:
Estratégias:
-Atividades
no caderno, livro e papel;
-Leitura,
cópia e interpretação dos símbolos e numerais;
-Conversas
formais e informais;
-Representação
através de desenhos e pinturas;
-Utilização
de blocos lógicos, material dourado e ábaco;
-Utilização
de quadro valor;
-Situações
concretas e cotidianas envolvendo as operações matemáticas;
-Resolução
de situações problemas;
-Exploração
da orientação espacial através de diferentes formas;
-Utilização
de tabelas e gráficos simples com a lista de palavras móvel;
-Forma
e figuras geométricas (uso de ilustrações, embalagens, etc);
-Jogos
e brincadeiras;
-Utilização
de calendár5io e relógio;
-Registro
de medidas utilizando barbante, metro, régua, frasco, potes, garrafas, etc;
-Utilização
de malha quadrada;
-Uso
do dicionário.
Avaliação:
-Leitura;
-Atividades escritas;
-Contagem;
-Operações matemáticas e situações problemas com material
concreto;
-Participação oral;
-Avaliação objetiva;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.
Unidade Escolar:
Componente Curricular: CIÊNCIAS Ano
de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:
Estratégias:
-Observação
da natureza e do ser humano como sendo parte integrante e agente de
transformação do meio
em que vive;
-Jogos,
brincadeiras e músicas;
-Representação
através de desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisa;
-Entrevista
e debates;
-Confecção
de cartazes;
-Representação
do corpo humano com suas partes e órgãos;
-Hábitos
de higiene pessoal e do ambiente;
-Representação
dos seres vivos (animal e vegetal), ciclo vital (nascimento, crescimento,
reprodução e
morte);
-Representação
do ambiente modificado e natural;
-Coleta
de dados para confecção de cartazes para expor objetivo de pesquisa;
-Conversa
formal e informal;
-Utilização
de fotos e ilustrações variadas e vídeos;
-Palavras
cruzadas, diagramas e caça-palavras;
-Trabalho
diversificado com recursos naturais: a água, o solo, o ar e os seres vivos;
-Tratamento
de informações fornecida por meio de desenhos, quadros, listas, pequenos textos
(orientado
pelo professor).
Avaliação:
-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.
Unidade Escolar:
Componente Curricular:
GEOGRAFIA Ano
de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:
Estratégias:
-Uso
do espaço físico, a paisagem e o lugar de convívio;
-Estudo
do ambiente;
-Jogos,
brincadeiras e músicas;
-Conversas
informais e formais;
-Coleta
de dados;
-Representação
através de desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisas;
-Entrevistas
e debates;
-Utilização
de fotos, ilustrações e vídeos;
-Palavras
cruzadas e caça-palavras;
-Utilização
da linguagem cartográfica (globo terrestre e mapas variados);
-Confecção
de cartazes.
Avaliação:
-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.
Componente Curricular:
HISTÓRIA Ano
de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:
Estratégias:
-Reconhecimento de semelhanças e
diferentes dos diversos grupos sociais étnicos;
-Jogos, brincadeiras e músicas;
-Conversas informais e formais;
-Coleta de dados;
-Representação através de
desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisas;
-Entrevistas e debates;
-Utilização de fotos,
ilustrações e vídeos (identificando as transformações do tempo);
-Palavras cruzada e
caça-palavras;
-Utilização de combinados
(regras de convívio em grupo);
-Questionários;
-Trabalhos variados (datas
comemorativas, símbolos nacionais,
pontos turísticos de São Vicente);
-Confecção de cartazes.
Avaliação:
-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário