PROJETO DE LEITURA
CULTIVANDO LEITORES
APRESENTAÇÃO
O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda de todos nós. E qual é uma
das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da
leitura.
É importante que as sementes sejam muito bem cuidadas e selecionadas.
Não se
forma bons leitores s eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras
maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às
crianças sem interessante e que desperte a curiosidade deles.
As
disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais
próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais
implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo
da leitura, partindo desses pressupostos que, os professores das séries
iniciais da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a supervisão
pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os
alunos apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho
sistemático com o ato de ler.
Atitudes
como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas
para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em
que a escrita circula. Mas, pra outros, é, sobretudo na escola que o gosto pode
e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, perceba a leitura
como ato prazeroso e necessário tendo os adultos como modelo.
Neste
projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do
conhecimento escolar; professor, alunos, pais e equipe pedagógica, pois só com
esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se
que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que
concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução.
Lançar mão desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato
de ler.
OBJETIVO
GERAL
J Disponibilizar a cultura escrita de
maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do gosto e do
hábito de ler;
J Apropriar do ato de ler para construção
da escrita;
J Reconhecer o valor da língua falada e
escrita como meio de informação e transmissão de culturas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
J Conhecer e apreciar várias histórias e
textos de diversos autores nacionais e internacionais;
J Promover momentos de leitura
diariamente;
J Apropriar do hábito de ler na
construção da escrita em sala de aula;
J Valorizar a leitura como fonte de
fruição, estética e entretenimento;
METODOLOGIA
J Aula expositiva dialogada e interativa;
J Roda de leitura;
J Dramatização;
J Contação de histórias;
J Empréstimo de livros;
J Leitura oral e silenciosa pela
professora e pelos alunos;
J Histórias audiovisuais.
J Escrita de fichas;
J Produção de textos a partir da história
explorada.
CRONOGRAMA
PERÍODO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
MOMENTO
|
|
1
|
DIARIAMENTE
|
LEITURA DELEITE
|
PROFESSORA
REGENTE
|
INÍCIO DA AULA
|
2
|
DIARIAMENTE
|
INTERVENÇÃO NA
LEITURA
|
PROFESSORA
EVENTUAL
|
APÓS O RECREIO
|
3
|
DIAS ALTERNADOS
|
EMPRÉSTIMO DE
LIVROS
|
SUPERVISÃO E
PROFª EVENTUAL
|
DURANTE A AULA
|
4
|
QUINZENAL/SEXTAS-
FEIRAS
|
CONTAÇÃO DE
HISTÓRIA
|
PROFESSORAS/
SUPERVISÃO
|
APÓS RECREIO
|
5
|
QUINZENAL
|
HISTÓRIA
AUDIVISUAL/ ESCRITA
|
SUPERVISÃO
PEDAGÓGICA
|
INÍCIO DA AULA
|
6
|
ABRIL
|
APRESENTAÇÃO DO
PROJETO AOS PAIS
|
PROFESSORAS/SUPERVISÃO
|
REUNIÃO DE PAIS
|
7
|
MAIO/
DIARIAMENTE
|
HISTÓRIA NOVELA
|
PROFESSORA
REGENTE
|
TÉRMINO DA AULA
|
8
|
JUNHO/ SEMANAL
|
VISITA A
BIBLIOTECA
|
PROFESSORA
REGENTE/ SUPERVISÃO/ BIBLIOTECÁRIA
|
INÍCIO DA AULA
|
9
|
JULHO/
DIARIAMENTE
|
LEITURA
COLETIVA
|
PROFESSORA
REGENTE/ALUNOS
|
INÍCIO
DA AULA
|
10
|
AGOSTO
A NOVEMBRO
|
MALA
VIAJANTE
|
PROFESSORA/
PAIS/ALUNOS
|
DURANTE
A AULA
|
11
|
DEZEMBRO
|
CULMINÂNCIA
|
PROFESSORAS/
SUPERVISÃO/ PEUB/ ALUNOS/ PAIS
|
REUNIÃO
DE PAIS
|
PROCEDIMENTOS
1. Leitura deleite: o texto deve ser escolhido e
preparado anteriormente. Pois trata-se de uma leitura prazerosa, então deve ser
divertida e de fácil entendimento pelas crianças.
2. Intervenção na Leitura: momento em que a Professora Eventual
terá com os alunos que estão com dificuldades na leitura. Propondo textos
simples para memorização dos sons das sílabas e textos maiores para os eu
precisam adquirir fluência na leitura. Acontecerá todos os dias individualmente
após o recreio, o aluno levará o texto para casa para fixação da leitura.
3. Empréstimos de Livros: Os livros deverão ser expostos
para que as crianças possam escolher de acordo a sua preferência. O professor
responsável deverá sugerir algumas histórias para as crianças que apresentam
dúvidas e que não tem hábito de leitura. Os empréstimos acontecerão em dias
alternados de acordo disponibilidade das professoras responsáveis.
4. Contação de Histórias: Preparada com antecedência, a contação
deve ser prazerosa e envolvente, com cantigas, movimentos e adereços.
5. História audiovisual: Organizar as histórias e passar
na TV ou data show. Para os alunos do 1º ano histórias mais curtas como fábulas
e para os alunos do 2º ano histórias maiores como contos. Após apreciação do
filme realizar atividade escrita realizada pela supervisão escolar.
6. Apresentação do Projeto: Na reunião de pais cada professora
deverá apresentar o projeto aos pais expondo a importância e objetivos, bem
como a participação de todos. Neste dia é interessante que se conte uma
história aos pais e entregue lembrancinhas referentes a história contada.
7. História novela: A partir de uma história maior
divide-se capítulos que deverão ser contados com suspense todos os dias para os
alunos, ou histórias auditivas.
8. Visita a biblioteca da escola: Combinar com a bibliotecária da escola
um momento de literatura na própria biblioteca da escola, para que os mesmos
possam conhecer e desfrutar desse espaço tão importante da escola.
9. Leitura coletiva: Ao receber os alunos todos devem se
concentrar no pátio para audição de um texto feito pelos colegas no microfone.
10. Mala viajante: 1º A professora apresenta o escritor a
ser trabalhado naquele momento através de suas obras e biografia, em seguida
conta-se uma história, explora e entrega um mimo que deve ser colado no caderno
de leitura, após sorteia uma criança ser a próxima a conhecer outra obra do
escritor, que leva o livro para casa para deleite com a família e retornar-se
uma semana depois para a contação. Cada criança deverá trazer um mimo para seus
colegas e professoras. A família que quiser pode participar desse momento na
escola junto a criança.
11. Culminância : em aberto
AVALIAÇÃO
J Observação do desempenho dos alunos em
todo processo de leitura, inferência, interpretação e escrita;
J Participação dos pais, alunos e
professoras;
SUGESTÕES
DE LEITURA:
J Fábulas de Esopo
J Fábulas de Monteiro Lobato
J Fábulas populares
J Pequenos contos populares
J Autores:
1. Ziraldo: Menino Maluquinho, O menino
Marrom, Os dez amigos, Flicts, Juvenal
2. Sylvia Orthof: Maria vai com as outras,
Se as coisas fossem mães, Chora não! O sapato que miava.
3. Ruth Rocha: Marcelo, Martelo, Marmelo;
O reizinho mandão; A rua do Marcelo; A família do Marcelo; Quem tem medo do
quê?
4. Ana Maria achado: Menina Bonita do laço
de fita; O menino Pedro e o seu boi voador; Dona Baratinha; Beijos mágicos; Beto,
o carneiro; Palavras, palavrinhas, palavrões;
5. Eva Furnari: Nós; Você troca; Não
confunda Amigos do peito; Filó e Marieta; Bilico.
6. Eliás José: Caixa mágica de surpresa; O
amigão de todo mundo; Gente e mais gente; Bolo pra festa no céu
7. Monteiro Lobato: Caçada de Pedrinho;
Reinações de Narizinho; Memórias da Emília; histórias das invenções
8. Enric Larreula: Todas as aventuras da
Bruxa Onilda
J Livros:
1. A casa sonolenta;
2. Marley
3. Lila, e o segredo da chuva;
4. Minha casa azul;
5. Fugindo das garras do gato;
6. Rápido como gafanhoto;
7. Confusão no jardim;
8. Bruxinha e Frederico;
9. Que horas são;
10. Bom dia todas as cores;
11. O menino que aprendeu a ver;
12. Toca de gente, casa de bicho;
13. Trava-língua, quebra queixo, rema-rema, remelexo;
14. A noite assombrada;
15. Falando pelos cotovelos;
16. O valor de cada um;
17. Quase de verdade;
18. A margarida friorenta
“Nada lhe posso dar que não exista em
você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em
sua própria alma. Nada posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
HERMANN HESSE
http://pilardaeducacao.blogspot.com.br/2013/08/projeto-de-leituracultivando-leitores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário