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sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO Meu nome é? E o seu?




TEMA: Meu nome é? E o seu?


A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita e avanços em suas hipóteses de escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Perceber-se como membro de vários grupos de convívio.
·         Reconhecer fotos e objetos pessoais como fontes históricas.
·         Identificar documentos e fotos marcantes que caracterizam a história pessoal.
·         Ordenar sequências e fatos da sua vida, considerando a cronologia dos fatos.
·         Reconhecer a importância de documentos de identificação.
·         Valorizar e cuidar dos materiais de uso coletivo e individual.
·         Identificar o nome da Escola.
·         Representar o espaço escolar por meio de desenhos.
·         Conhecer e identificar os funcionários da Escola.
·         Conhecer e valorizar as relações que se estabelecem entre as pessoas e o lugar para promoção do bem estar comum e da preservação dos espaços.
·         Ampliar a compreensão referente às relações espaciais: direita, esquerda, frente e atrás.
·         Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
·         Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.
·         Ler textos não verbais em diferentes suportes
·         Reconhecer (finalidades/funções) de textos lidos pelo professor ou outro leitor.
·         Interpretar imagens
·         Expressar oralmente opiniões e ideias, fazendo-se entender.
·         Participar com ideias na elaboração coletiva de textos.
·         Identificar e escrever o próprio nome.
·         Identificar o conjunto de símbolos próprios da escrita: o alfabeto
·         Diferenciar letras de números e outros símbolos.
·         Dominar convenções gráficas: orientação e alinhamento da escrita
·         Realizar tentativas de escrita.
·         Produzir textos espontaneamente, tendo o professor como escriba.
·         Ampliar o conhecimento prévio sobre a utilização social dos números
·         Construir o significado do número.
·         Reconhecer algarismos de 0 a 9 no contexto diário.
·         Explorar, interpretar e questionar os diferentes usos dos números, reconhecendo essa utilidade na vida cotidiana.
·         Realizar a contagem de objetos pelo uso da sequência numérica.
·         Comparar comprimento de dois ou mais objetos ou seres por comparação direta (sem uso de unidade de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
·         Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de um grupo.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
História:
A criança e a história.
A história do nome
Modos de ser e de viver de crianças no presente e no passado.
Diversidade no contexto da sala de aula.
Singularidades próprias da criança e sua relação com outras crianças.
A convivência na escola.
A organização da rotina escolar.
Geografia:
A criança e seu corpo e sua relação com o espaço de vivência.
Orientações topológicas e projetivas.
Escalas comparando ordens de grandeza.

Língua Portuguesa:
Função social dos textos.
Símbolos gráficos.
Imagem e escrita.
Relação fonema/grafema.
Temporalidade.
Antecipação e inferência.
Apreciação de textos literários.
Textos coletivos.
Comunicação oral
Planejamento da fala
Nome.
Letras do alfabeto.
Orientação e alinhamento da escrita.
Produção textual.

Matemática:
Reconhecimento dos numerais trabalhados de 0 a 9.
Localização, movimentação e posição.
Orientação espacial.
Medidas de comprimento.
Gráficos e tabelas
Parceiros envolvidos no projeto: Alunos do primeiro ano, professora regente, familiares dos alunos, orientadora, articulador do laboratório de informática, auxiliar de biblioteca, funcionários administrativos da Escola.

PLANO DE AÇÕES:
Ação
Descrição: autorretrato e escrita do nome.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos.
Ação
Descrição: Pesquisa da história do nome com os familiares
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora, alunos e familiares.
Ação
Descrição: construção do nome com alfabeto móvel
Tempo previsto: 30 minutos, vários dias.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Construção de lista dos nomes da sala, separando em meninos e meninas. Contagem e construção de gráfico das quantidades
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: comparação do tamanho dos nomes e classificação em grupos pelo tamanho
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Ordem alfabética dos nomes dos alunos
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Atividades de leitura do nome: com letra faltante, caça-palavras, cruzadinhas, bingos, jogo da memória.
Tempo previsto: 1 aula para cada atividade, durante vários dias.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Gráficos utilizando a quantidade de letras do nome e sua inicial
Tempo previsto: 1 aula cada atividade
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Calendário dos aniversariantes e agenda
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Pesquisa em diferentes fontes para buscar informações sobre sua história de vida, como: documentos, objetos, fotografias, textos informativos, relatos, pessoas, mapas, etc.
Tempo previsto: 5 aulas em diferentes dias
Profissionais envolvidos: familiares, auxiliar de biblioteca, professora e alunos.
Ação
Descrição: pesquisa no ambiente Tecnológico de imagens de crianças na Escola antigamente e nos dias de hoje e também de diferentes etnias
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Articulador do ambiente tecnológico, professora e alunos.
Ação
Descrição:      Conhecimento do espaço escolar e das diferentes funções na escola através de visitas.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: profissionais da escola, professora e alunos.
Ação
Descrição: Observação e representação da paisagem que envolve a escola e o trajeto casa/escola
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: orientadora, familiares, professora e alunos.
Ação
Descrição: Pesquisa e confecção de gráficos dos meios de transportes utilizados pelos alunos
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos

Ação
Descrição: Pesquisa do significado do nome
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: orientadora, auxiliar do ambiente tecnológico, auxiliar da biblioteca, professora e alunos.
Ação
Descrição: Leitura compartilhada, com ênfase em histórias que busquem situações e curiosidades sobre os nomes (lista de livros em anexo).
Tempo previsto: 1 aula – vários dias
Profissionais envolvidos: auxiliar de biblioteca, professora e alunos·.
Ação
Descrição: Através das medidas de comprimento e massa, comparar tamanhos entre os alunos e seus tamanhos hoje e no nascimento.
Tempo previsto: 3 aulas
Profissionais envolvidos: professora de educação física, enfermeira do posto de saúde, orientadora, professora e alunos.
 Ação
Descrição: Participação em atividades em que os alunos leiam, ainda que não o façam de forma convencional, como: placas, rótulos e crachás.
Tempo previsto: todos os dias durante as mais variadas atividades
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Reconhecimento das letras do alfabeto e do seu nome e do nome dos colegas através de atividades, músicas e brincadeiras.
Tempo previsto: Todos os dias durante as mais variadas atividades.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: realização de textos coletivos para bilhetes das pesquisas e relatos sobre os fatos encontrados
Tempo previsto: 4 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Músicas variadas que envolvam os nomes dos alunos, como: Legal, legal, se eu fosse um peixinho, estátua diferente.
Tempo previsto: Todos os dias alguma música
Profissionais envolvidos: professora e alunos     
Ação
Descrição: Realização de atividades que os alunos possam perceber a diferença entre números, letras, gravuras e também que possibilitem a seleção e identificação da letra explorando o seu nome e o som/fonema que ela representa.
Tempo previsto: Todos os dias
Profissionais envolvidos: professora e alunos  
Ação
Descrição: Escrita espontânea com palavras contextualizadas
Tempo previsto: várias vezes durante o projeto
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Escrita do próprio nome em situações em que se faça necessária sua identificação pessoal
Tempo previsto: em todas as atividades
Profissionais envolvidos: professora e alunos
TEMPO TOTAL DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:2 MESES
MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIOS:
Papel craft, canetinha, lápis de cor, bilhetes para serem enviados as famílias, laboratório de informática, livros de pesquisa, cópias, passeios pelo bairro, autorizações, atividades impressas, jogos pedagógicos, agendamento com a enfermeira do posto de saúde, barbante, papel colorido, cartolina, livros de literatura, crachás, alfabeto móvel.
PRODUTO FINAL:
Exposição de trabalhos “Meu nome é? E o seu?” na Escola e durante a reunião de pais (Assembleia).
AVALIAÇÃO:
Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da professora. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas e usar os dados para replanejar de forma a superar as dificuldades encontradas pelos alunos.

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