TEMA: Meu nome é? E o seu?
A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção
do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras
manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem
aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em
atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o
acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que
o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita e avanços
em suas hipóteses de escrita através de atividades com o nome, estimulando a
oralidade dos educandos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Perceber-se como membro de vários
grupos de convívio.
·
Reconhecer fotos e objetos pessoais
como fontes históricas.
·
Identificar documentos e fotos
marcantes que caracterizam a história pessoal.
·
Ordenar sequências e fatos da sua vida,
considerando a cronologia dos fatos.
·
Reconhecer a importância de documentos
de identificação.
·
Valorizar e cuidar dos materiais de uso
coletivo e individual.
·
Identificar o nome da Escola.
·
Representar o espaço escolar por meio
de desenhos.
·
Conhecer e identificar os funcionários
da Escola.
·
Conhecer e valorizar as relações que se
estabelecem entre as pessoas e o lugar para promoção do bem estar comum e da
preservação dos espaços.
·
Ampliar a compreensão referente às
relações espaciais: direita, esquerda, frente e atrás.
·
Criar condições para que os educandos compreendam a
leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
·
Possibilitar a integração da turma, através de
atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a
socialização entre os mesmos.
·
Ler textos não verbais em diferentes
suportes
·
Reconhecer (finalidades/funções) de
textos lidos pelo professor ou outro leitor.
·
Interpretar imagens
·
Expressar oralmente opiniões e ideias,
fazendo-se entender.
·
Participar com ideias na elaboração
coletiva de textos.
·
Identificar e escrever o próprio nome.
·
Identificar o conjunto de símbolos
próprios da escrita: o alfabeto
·
Diferenciar letras de números e outros
símbolos.
·
Dominar convenções gráficas: orientação
e alinhamento da escrita
·
Realizar tentativas de escrita.
·
Produzir textos espontaneamente, tendo
o professor como escriba.
·
Ampliar o conhecimento prévio sobre a
utilização social dos números
·
Construir o significado do número.
·
Reconhecer algarismos de 0 a 9 no
contexto diário.
·
Explorar, interpretar e questionar os
diferentes usos dos números, reconhecendo essa utilidade na vida cotidiana.
·
Realizar a contagem de objetos pelo uso
da sequência numérica.
·
Comparar comprimento de dois ou mais
objetos ou seres por comparação direta (sem uso de unidade de medidas
convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais
curto, mais grosso, mais fino, mais largo, etc.
·
Utilizar diferentes estratégias para
quantificar elementos de um grupo.
CONTEÚDOS
CURRICULARES:
História:
A
criança e a história.
A
história do nome
Modos
de ser e de viver de crianças no presente e no passado.
Diversidade
no contexto da sala de aula.
Singularidades
próprias da criança e sua relação com outras crianças.
A
convivência na escola.
A
organização da rotina escolar.
Geografia:
A criança e seu corpo
e sua relação com o espaço de vivência.
Orientações
topológicas e projetivas.
Escalas comparando
ordens de grandeza.
Língua Portuguesa:
Função social dos
textos.
Símbolos gráficos.
Imagem e escrita.
Relação
fonema/grafema.
Temporalidade.
Antecipação e
inferência.
Textos coletivos.
Comunicação oral
Planejamento da fala
Nome.
Letras do alfabeto.
Orientação e
alinhamento da escrita.
Produção textual.
Matemática:
Reconhecimento dos
numerais trabalhados de 0 a 9.
Localização,
movimentação e posição.
Orientação espacial.
Medidas de
comprimento.
Gráficos e tabelas
Parceiros envolvidos
no projeto: Alunos do primeiro ano, professora regente, familiares dos alunos,
orientadora, articulador do laboratório de informática, auxiliar de biblioteca,
funcionários administrativos da Escola.
PLANO DE AÇÕES:
Ação
Descrição: autorretrato e escrita do nome.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos.
Ação
Descrição: Pesquisa da história do nome com os familiares
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora, alunos e familiares.
Ação
Descrição: construção do nome com alfabeto móvel
Tempo previsto: 30 minutos, vários dias.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Construção de lista dos nomes da sala, separando
em meninos e meninas. Contagem e construção de gráfico das quantidades
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: comparação do tamanho dos nomes e classificação
em grupos pelo tamanho
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Ordem alfabética dos nomes dos alunos
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Atividades de leitura do nome: com letra
faltante, caça-palavras, cruzadinhas, bingos, jogo da memória.
Tempo previsto: 1 aula para cada atividade, durante vários
dias.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Gráficos utilizando a quantidade de letras do
nome e sua inicial
Tempo previsto: 1 aula cada atividade
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Calendário dos aniversariantes e agenda
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Pesquisa em diferentes fontes para buscar
informações sobre sua história de vida, como: documentos, objetos, fotografias,
textos informativos, relatos, pessoas, mapas, etc.
Tempo previsto: 5 aulas em diferentes dias
Profissionais envolvidos: familiares, auxiliar de
biblioteca, professora e alunos.
Ação
Descrição: pesquisa no ambiente Tecnológico de imagens de
crianças na Escola antigamente e nos dias de hoje e também de diferentes etnias
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Articulador do ambiente
tecnológico, professora e alunos.
Ação
Descrição: Conhecimento do espaço escolar e das diferentes funções na
escola através de visitas.
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: profissionais da escola,
professora e alunos.
Ação
Descrição: Observação e representação da paisagem que
envolve a escola e o trajeto casa/escola
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: orientadora, familiares,
professora e alunos.
Ação
Descrição: Pesquisa e confecção de gráficos dos meios de
transportes utilizados pelos alunos
Tempo previsto: 2 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Pesquisa do significado do nome
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: orientadora, auxiliar do ambiente
tecnológico, auxiliar da biblioteca, professora e alunos.
Ação
Descrição: Leitura compartilhada, com ênfase em histórias
que busquem situações e curiosidades sobre os nomes (lista de livros em anexo).
Tempo previsto: 1 aula – vários dias
Profissionais envolvidos: auxiliar de
biblioteca, professora e alunos·.
Ação
Descrição: Através das medidas de comprimento e massa,
comparar tamanhos entre os alunos e seus tamanhos hoje e no nascimento.
Tempo previsto: 3 aulas
Profissionais envolvidos: professora de educação física,
enfermeira do posto de saúde, orientadora, professora e alunos.
Ação
Descrição: Participação em atividades em que os alunos
leiam, ainda que não o façam de forma convencional, como: placas, rótulos e
crachás.
Tempo previsto: todos os dias durante as mais variadas
atividades
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Reconhecimento das letras do alfabeto e do seu
nome e do nome dos colegas através de atividades, músicas e brincadeiras.
Tempo previsto: Todos os dias durante as mais variadas
atividades.
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: realização de textos coletivos para bilhetes das
pesquisas e relatos sobre os fatos encontrados
Tempo previsto: 4 aulas
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Músicas variadas que envolvam os nomes dos
alunos, como: Legal, legal, se eu fosse um peixinho, estátua diferente.
Tempo previsto: Todos os dias alguma música
Profissionais envolvidos: professora e
alunos
Ação
Descrição: Realização de atividades que os alunos possam
perceber a diferença entre números, letras, gravuras e também que possibilitem
a seleção e identificação da letra explorando o seu nome e o som/fonema que ela
representa.
Tempo previsto: Todos os dias
Profissionais envolvidos: professora e
alunos
Ação
Descrição: Escrita espontânea com palavras contextualizadas
Tempo previsto: várias vezes durante o projeto
Profissionais envolvidos: professora e alunos
Ação
Descrição: Escrita do próprio nome em situações em que se
faça necessária sua identificação pessoal
Tempo previsto: em todas as atividades
Profissionais envolvidos: professora e alunos
TEMPO TOTAL DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:2 MESES
MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIOS:
Papel craft, canetinha, lápis de cor, bilhetes para serem
enviados as famílias, laboratório de informática, livros de pesquisa, cópias,
passeios pelo bairro, autorizações, atividades impressas, jogos pedagógicos,
agendamento com a enfermeira do posto de saúde, barbante, papel colorido,
cartolina, livros de literatura, crachás, alfabeto móvel.
PRODUTO FINAL:
Exposição de trabalhos “Meu nome é? E o seu?” na Escola e
durante a reunião de pais (Assembleia).
AVALIAÇÃO:
Observações e
registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio
nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da
professora. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para
escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e
coletivas e usar os dados para replanejar de forma a superar as dificuldades
encontradas pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário