PROJETO
ANIMAIS
JUSTIFICATIVA
O tema do
projeto desperta o interesse natural das crianças pelos animais e o desejo
delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. A proposta é
justificável, pois os animais têm importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos
animados, historias, jogos) e, além disso,
possuem caráter de identificação
de suas vivências pessoais e sociais.
O projeto
facilitará a correlação entre diversos animais
e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários
estudos.
O trabalho
pedagógico realizado através deste projeto permite ao professor contextualizar
todas as suas atividades, dando um sentido real para as crianças.
OBJETIVOS
Definir as principais características de
diversos animais e agrupá-los com base em características comuns de acordo com
critérios próprios e ou científicos;
Reconhecer as diferentes escalas de tempo no ciclo vital
dos seres vivos (animais);
Preocupar-se com a preservação da
natureza, em especial, com a conservação da fauna no meio ambiente.
CONTEÚDOS
Conceituais:
Os diversos tipos de animais;
Diferenças e semelhanças dos animais;
As características específicas de cada
grupo de animais;
Animais vertebrados e invertebrados,
domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos;
Reprodução e habitat dos animais.
Procedimentais:
Pesquisas sobre animais do interesse do
grupo;
Coleta de dados por meio de pesquisas e
observações;
Uso de diferentes fontes de informações
e relacionando-as;
Formulação de questões pertinentes que apontem para a caracterização
de determinado animal;
Atitudinais:
Preocupação com a preservação da
natureza;
Interesse pelo estudo buscando
novas informações relacionadas ao tema;
Socialização das informações que os
alunos possuem sobre o tema;
Construção de cidadão consciente e
preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
CONTEÚDOS
- Seres Vivos e não vivos;
- Meio-ambiente;
- Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
- Diferenças entre animais domésticos e selvagens;
- A família e os bichos de estimação;
- Classificação de animais: répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos;
- Locomoção de animais;
- Alimentação dos animais;
- Ambiente em que vivem;
- Proteção a fauna;
- Espécies extintas.
- Origem dos animais.
- Músicas sobre o tema;
- Máscaras, fantoches e dedoches;
- Dobraduras;
- Pinturas.
- Brincadeiras e jogos
DESENVOLVIMENTO
Apresentação
do projeto que será proposto;
Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos;
Relatos;
Pesquisas;
Levantamento
e verificação de hipóteses dos alunos;
Registros
diversos;
Leitura
e produção de textos;
Leitura
de livros infantis;
Revisão
e reescrita;
Brincadeiras
e jogos diversos;
Textos:
músicas, poesias, fábulas, contos, histórias;
Cartazes
e painéis;
Produção
e confecção do livro de animais com verbetes de curiosidade ("você sabia
que"?)
DVDs
sobre animais;
Expedição
cultural ao Zoológico.
OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)
O
Projeto de trabalho terminará com uma Exposição dos livros produzidos pelos
alunos no canto de leitura durante os recreios.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a
participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a
assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário