.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO ANIMAIS



PROJETO ANIMAIS

JUSTIFICATIVA

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças pelos animais e o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. A proposta é justificável, pois os animais têm importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, historias, jogos)  e,  além disso,  possuem caráter  de identificação de suas vivências pessoais e sociais. 
O projeto facilitará a correlação entre diversos animais  e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
O trabalho pedagógico realizado através deste projeto permite ao professor contextualizar todas as suas atividades, dando um sentido real para as crianças.

OBJETIVOS

         Definir as principais características de diversos animais e agrupá-los com base em características comuns de acordo com critérios próprios e ou científicos;
         Reconhecer  as diferentes escalas de tempo no ciclo vital dos seres vivos (animais);
         Preocupar-se com a preservação da natureza, em especial, com a conservação da fauna no meio ambiente.

CONTEÚDOS

Conceituais:

         Os diversos tipos de animais;
         Diferenças e semelhanças dos animais;
         As características específicas de cada grupo de animais;
         Animais vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos;
         Reprodução e habitat dos animais.

Procedimentais:

         Pesquisas sobre animais do interesse do grupo;
         Coleta de dados por meio de pesquisas e observações;
         Uso de diferentes fontes de informações e relacionando-as;
         Formulação de questões  pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

Atitudinais:

         Preocupação com a preservação da natureza;
         Interesse pelo estudo buscando novas  informações relacionadas ao tema;
         Socialização das informações que os alunos possuem sobre o tema;
         Construção de cidadão consciente e preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;




CONTEÚDOS


  • Seres Vivos e não vivos;
  • Meio-ambiente;
  • Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
  • Diferenças entre animais domésticos e selvagens;
  • A família e os bichos de estimação;
  • Classificação de animais: répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos;
  • Locomoção de animais;
  • Alimentação dos animais;
  • Ambiente em que vivem;
  • Proteção a fauna;
  • Espécies extintas.
  • Origem dos animais.
  • Músicas sobre o tema;
  • Máscaras, fantoches e dedoches;
  • Dobraduras;
  • Pinturas.
  • Brincadeiras e jogos

DESENVOLVIMENTO

*      Apresentação do projeto que será proposto;
*      Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
*      Relatos;
*      Pesquisas;
*      Levantamento e verificação de hipóteses dos alunos;
*      Registros diversos;
*      Leitura e produção de textos;
*      Leitura de livros infantis;
*      Revisão e reescrita;
*      Brincadeiras e jogos diversos;
*      Textos: músicas, poesias, fábulas, contos, histórias;
*      Cartazes e painéis;
*      Produção e confecção do livro de animais com verbetes de curiosidade ("você sabia que"?)
*      DVDs sobre animais;
*      Expedição cultural ao Zoológico.


OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)

*      O Projeto de trabalho terminará com uma Exposição dos livros produzidos pelos alunos no canto de leitura durante os recreios.


AVALIAÇÃO

Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário