.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto: Meu corpo,



Projeto: Meu corpo,

Justificativa

Os alunos do 1º ano do ensino fundamental I estão numa idade propícia a desenvolver bons hábitos, os hábitos de higiene por exemplo são importantíssimos para o pleno desenvolvimento humano; e a noção de conhecimento do próprio corpo é o primeiro passo para que as crianças se reconheçam como indivíduo, percebendo e aceitando as diferenças .

Objetivos:

·         Conhecer e valorizar formas de higiene pessoal e do meio ambiente como elementos fundamentais para a promoção e manutenção da saúde individual e coletiva;
·         Reconhecer e nomear as partes do corpo humano;
·         Identificar as formas de utilização da água relacionando com o consumo consciente;
·         Utilizar diferentes tipos de fontes para comunicar fatos relativo ao seu passado e de sua família;
·         Organizar as atividades do cotidiano seguindo uma sequência cronológica;
·         Relatar oralmente, por escrito ou por imagens, os acontecimentos familiares e sociais vivenciados pelo aluno, organizando-os cronologicamente.

Conteúdos:

Conceituais:
·         Partes do corpo humano;
·         A importância da água na higiene pessoal e o se uso consciente;
·         Linha do tempo da vida do aluno;
·         O passado: importante fonte de pesquisa.

Procedimentais:
·         Situações de roda de conversa em que os alunos  e o professor relatem as atividades do seu cotidiano, organizando-as seguindo uma sequência temporal;
·         Elaboração de uma linha do tempo da vida do aluno;
·         Análise de fotografias de quando a criança era apenas um bebê;
·         Leitura realizada pelo professor de diferentes textos em que o conteúdo temático auxilie na discussão sobre o uso consciente da água.;
·         Identificação e nomeação das partes do corpo humano.

Atitudinais:

·         Socialização das informações que os alunos possuem sobre o tema;
·         Criar uma postura favorável a preservação e ao uso consciente dos recursos hídricos:
·         Perceber e respeitar as diferenças de um corpo para outro;
·         Fazer uso de bons hábitos de higiene e saúde.

Conteúdos:

·         Partes do corpo humano;
·         Órgãos do sentido;
·         Linha do tempo;
·         Hábitos de higiene;
·         Uso consciente da água;

Desenvolvimento

·         Apresentação do projeto que será proposto;
·         Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
·         Relatos;
·         Pesquisas;
·         Roda da conversa a partir da música: "Minha boneca de lata", para falar sobre as partes do corpo e sua importância;
·         Desenhar o contorno do corpinho de alguns alunos, fazer comparações e nomear as partes;
·         Exploração da música: “O nome da gente”;
·         Quebra-cabeça do nome;
·         Dramatizar as músicas que exploram o corpo, identificando suas partes: “Meu pezinho”; “Cabeça, ombro, joelho e pé” e “Toc-toc-toc”;
·         Exploração da altura de cada um, datas de aniversário, idades (montar tabelas e gráficos);
·         Texto: “Quem tem medo de que?” (Ruth Rocha). Leitura e conversa sobre o texto;
·         Caixa surpresa com produtos de higiene e ouvir a música: “Tomando banho”, para iniciar a roda da conversa sobre cuidados com o corpo e uso consciente da água;
·         Leitura do livro: “Minha família é colorida” (                                           ), roda da conversa sobre a família de cada um.
·         Leitura do livro; “O mundinho azul” (                                                        ) e roda da conversa sobre a água em nossas vidas e outros recursos naturais indispensáveis à nossa vida;
·         Linha do tempo com 3 coisas importantes da vida do aluno;
·         Roda da conversa sobre as diferenças e igualdades após observar as fotos que trouxerem de casa, de quando ainda eram um bebê
·         Confecção do livrinho sobre a água.
·         Cartazes e painéis.


OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)
O Projeto de trabalho terminará com uma Exposição de um painel com as fotografias coletadas e com a produção de legendas sobre as mesmas que serão expostas em murais do pátio da escola.

AVALIAÇÃO

Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário