Projeto:
Meu corpo,
Justificativa
Os alunos do 1º ano do ensino
fundamental I estão numa idade propícia a desenvolver bons hábitos, os hábitos
de higiene por exemplo são importantíssimos para o pleno desenvolvimento
humano; e a noção de conhecimento do próprio corpo é o primeiro passo para que
as crianças se reconheçam como indivíduo, percebendo e aceitando as diferenças
.
Objetivos:
·
Conhecer e valorizar formas de higiene pessoal e do meio ambiente como
elementos fundamentais para a promoção e manutenção da saúde individual e
coletiva;
·
Reconhecer e nomear as partes do corpo humano;
·
Identificar as formas de utilização da água relacionando com o consumo
consciente;
·
Utilizar diferentes tipos de fontes para comunicar fatos relativo ao seu
passado e de sua família;
·
Organizar as atividades do cotidiano seguindo uma sequência cronológica;
·
Relatar oralmente, por escrito ou por imagens, os acontecimentos
familiares e sociais vivenciados pelo aluno, organizando-os cronologicamente.
Conteúdos:
Conceituais:
·
Partes do corpo humano;
·
A importância da água na higiene pessoal e o se uso consciente;
·
Linha do tempo da vida do aluno;
·
O passado: importante fonte de pesquisa.
Procedimentais:
·
Situações de roda de conversa em que os alunos e o professor relatem as atividades do seu
cotidiano, organizando-as seguindo uma sequência temporal;
·
Elaboração de uma linha do tempo da vida do aluno;
·
Análise de fotografias de quando a criança era apenas um bebê;
·
Leitura realizada pelo professor de diferentes textos em que o conteúdo
temático auxilie na discussão sobre o uso consciente da água.;
·
Identificação e nomeação das partes do corpo humano.
Atitudinais:
·
Socialização
das informações que os alunos possuem sobre o tema;
·
Criar
uma postura favorável a preservação e ao uso consciente dos recursos hídricos:
·
Perceber
e respeitar as diferenças de um corpo para outro;
·
Fazer
uso de bons hábitos de higiene e saúde.
Conteúdos:
·
Partes do corpo humano;
·
Órgãos do sentido;
·
Linha do tempo;
·
Hábitos de higiene;
·
Uso consciente da água;
Desenvolvimento
·
Apresentação do projeto que será proposto;
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
·
Relatos;
·
Pesquisas;
·
Roda da conversa a partir da música: "Minha boneca de lata",
para falar sobre as partes do corpo e sua importância;
·
Desenhar o contorno do corpinho de alguns alunos, fazer comparações e
nomear as partes;
·
Exploração da música: “O nome da gente”;
·
Quebra-cabeça do nome;
·
Dramatizar as músicas que exploram o corpo, identificando suas partes:
“Meu pezinho”; “Cabeça, ombro, joelho e pé” e “Toc-toc-toc”;
·
Exploração da altura de cada um, datas de aniversário, idades (montar
tabelas e gráficos);
·
Texto: “Quem tem medo de que?” (Ruth Rocha). Leitura e conversa sobre o
texto;
·
Caixa surpresa com produtos de higiene e ouvir a música: “Tomando
banho”, para iniciar a roda da conversa sobre cuidados com o corpo e uso
consciente da água;
·
Leitura do livro: “Minha família é colorida” ( ),
roda da conversa sobre a família de cada um.
·
Leitura do livro; “O mundinho azul” ( ) e roda da conversa
sobre a água em nossas vidas e outros recursos naturais indispensáveis à nossa
vida;
·
Linha do tempo com 3 coisas importantes da vida do aluno;
·
Roda da conversa sobre as diferenças e igualdades após observar as fotos
que trouxerem de casa, de quando ainda eram um bebê
·
Confecção do livrinho sobre a água.
·
Cartazes e painéis.
OBJETIVO
COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)
O Projeto de trabalho
terminará com uma Exposição de um painel com as fotografias coletadas e com a
produção de legendas sobre as mesmas que serão expostas em murais do pátio da
escola.
AVALIAÇÃO
Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia,
observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas
atividades propostas e a assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário