.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

ÍNDIOS DE VERDADE



ÍNDIOS DE VERDADE


   Você já deve ter ouvido falar que no dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio. Mesmo com tantas homenagens, muita gente se confunde quando o assunto são os índios brasileiros.
           Há quem pense que todos eles moram em florestas, falam a mesma língua e nunca viram um computador. Bem, as coisas não são assim...
           Na verdade, não existe um único povo indígena no nosso país. São mais de 200 comunidades bem diferentes umas doas outras e distribuídas por quase todos os Estados do Brasil. Cada um desses grupos tem sua história e seus costumes e, só para ter uma ideia, há cerca de 274 idiomas diferentes.
           Enquanto algumas aldeias ficam em pontos isolados no meio da mata, outras estão bem perto de grandes cidades, como São Paulo e Belém.
          O que todos esses povos têm em comum é o respeito pela natureza e a maneira de transmitir seus hábitos para as novas gerações.
           A cultura indígena sempre foi passada de pai para filho por meio de músicas, festas e mitos. Com o tempo, em algumas sociedades, isso foi sendo esquecido. Agora, elas estão preocupadas em recuperar suas tradições.
          Alguns povos estão usando novas tecnologias para registrar sua história. Os xavantes, por exemplo, gravaram um CD com suas músicas. Os ticunas fizeram um vídeo que mostra como é a aldeia em que vivem e criaram livros que ensinam a caçar, pescar e construir casas do mesmo jeito que seus ancestrais, pois é importante que as crianças aprendam  a respeitar e preservar a memória de seu povo.

RESPONDA:
  1. Por qual motivo o texto recebe o título de “Índios de Verdade”?
  2. Como, geralmente, as pessoas acham que os índios vivem?
3.    Leia as informações abaixo. Todas estão erradas. Retire do texto o trecho que explica o motivo pela qual as afirmações são falsas:
  1. Todos os índios falam um único idioma.
  2. Os índios vivem isolados no meio da mata.
4.     O texto mostra que algumas tradições foram esquecidas, mas há tribos que tentam recuperá-las. Por qual motivo você acredita que seja importante recuperar tradições antigas?
5.     O texto traz uma frase que explica a importância de recuperar tradições em seu final. Grife este trecho e reescreva-o

Nenhum comentário:

Postar um comentário