PLANO ANUAL 1 :ANO
Língua Portuguesa
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
|
Favorecer
a apropriação de instrumentos que ajudarão a desenvolver competências
comunicativas suficientes para atender as necessidades que se apresentam em
diversas circunstâncias de uso da língua – orais e escritas -, inserindo o
aluno em situações reais de comunicação.
|
Leitura e escrita
|
Contos, poemas, quadrinha, parlendas, texto
informativo, texto não verbal, história em quadrinhos.
|
Análise da língua
.
|
Alfabeto – vogais e consoantes, ordem
alfabética.
Letras, sílabas e palavras.
|
|
Produção Textual
|
Produção coletiva tendo o professor como
escriba de:
Quadrinha, parlenda.
Produção de listas.
Texto
instrucional: regras do jogo e receita.
|
|
O segundo objetivo das diretrizes curriculares contempla aspectos
que estão além da realidade dos nossos alunos do 1º ano.
A produção de textos escritos ocorre de forma coletiva tendo o
professor como escriba.
|
A interpretação dos textos lidos só é conseguido com a intervenção
do professor.
Ao alunos ainda estão se apropriando da estrutura da língua
escrita para então ter domínio da estrutura textual.
|
|
Matemática
Objetivos
|
Conteúdos
|
|
Perceber que os conceitos e procedimentos
matemáticos são úteis para compreender o mundo e compreendendo-o, poder atuar
melhor nele, podendo pensar logicamente, relacionando ideias, descobrindo
padrões, estimulando a curiosidade e o espírito de investigação na resolução
de problemas.
Ainda não iniciamos noções de multiplicação e divisão.
Trabalhamos apenas noções
preliminares de intinerários, de representação de suportes para representação
de fenômenos sociais.
|
Números e Operações
.
|
Mesma quantidade, representação de
quantidades, números até 10.
Dezena.
Ordem crescente e decrescente.
Números ordinais.
Situação de adição e subtração.
|
Tratamento da Informação
|
Leitura de tabelas simples
Gráfico de colunas
|
|
Espaço e Forma
|
Sólidos geométricos
Figuras planas
Localização (lateralidade) e deslocamento.
|
|
Grandezas e Medidas
|
Grandezas e medidas do nosso dia a dia
Medida de comprimento
Medida de tempo
|
Natureza e sociedade
Objetivos
|
Conteúdos
|
Favorecer a apropriação de instrumentos que
ajudarão a compreender noções preliminares das categorias referentes a tempo
e espaço, corpo e meio ambiente aplicadas na vivência do aluno, no seu grupo
familiar e no lugar onde vive.
Nas diretrizes as disciplinas Ciências, História e Geografia veem
separadas, mas a escola contempla essas disciplinas como Natureza e
Sociedade.
|
Identidade do aluno
A família
Diferenças culturais, sociais e étnicas
Esquema corporal
Higiene
A escola – localização e ambientes
Seres vivos
|
Ensino Religioso
Objetivos
|
Conteúdos
|
Possibilitar a convivência harmônica do
aluno consigo mesmo, o outro, a escola e a comunidade em que está inserido
cultivando valores de crescimento pessoal e social.
Não foram trabalhadas as diversidades religiosas, pois o enfoque
foi dado aos valores humanos.
|
Eu e a vida.
Valores – respeito, solidariedade, amizade,
ética.
|
Arte
Objetivos
|
Conteúdos
|
Oferecer oportunidades que permitam ao aluno
desenvolver sua habilidade de leitura de imagens, linguagem corporal,
plástica e musical por meio do contato com diferentes técnicas e a partir dos
trabalhos de profissionais de artes plásticas, cênicas e corporais.
|
Cores primárias e secundárias
Formas geométricas
Pintura figurativa e abstrata
Musicalização
Expressão corporal
Tarsila do Amaral
Dobraduras
Teatro de fantoches e sombra, não foram trabalhados.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário