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terça-feira, 30 de junho de 2015

– LETRAMENTO CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LINGUAGEM ORAL

COMPONENTE CURRICULAR – LETRAMENTO
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
LINGUAGEM ORAL
· Participar das rodas com relatos claros e coerentes ao tema proposto, demonstrando postura de ouvinte e aguardando a vez de se colocar.
· Transmitir pequenos recados.
· Expressar opiniões, desejos e necessidades.
· Realizar tarefas a partir de instruções ouvidas coletivamente.
· Narrar fatos e vivências, com clareza e ordenação de idéias.
· Descrever pessoas, lugares, objetos, etc.
· Reproduzir textos oralmente (parlendas, músicas e pequenos poemas, trava-línguas e contos.)
· Apropriar-se da comunicação oral como uma estratégia na resolução de conflitos e problemas.
· Processar as informações, realizando tarefas a partir de instruções ouvidas.
· Utilizar expressões de cordialidade.
PRÁTICA DE LEITURA E LITERATURA
· Demonstrar atitude de interesse e postura de escuta nos momentos de história.
· Manusear os livros de histórias, com cuidado e postura de leitor.
· Observar e interpretar a capa e a contracapa dos livros de história.
· Realizar pseudoleitura e leitura a partir dos textos trabalhados.
· Reconhecer o próprio nome e os nomes dos colegas.
· Reconhecer a letra inicial do nome, como uma estratégia de leitura.
· Reconhecer e nomear algumas letras (imprensa maiúscula), como pertencentes aos nomes de colegas ou familiares.
· Diferenciar escrita de desenho e número de letra.
· Identificar e reconhecer os momentos do registro da rotina.
· Fazer antecipações a partir do título de notícias ou histórias.
· Observar a leitura de jornais, localizando algumas informações.
· Identificar e classificar rótulos e embalagens.
· Diferenciar: livros/ revistas/ jornais.
PRÁTICA DE ESCRITA
· Reconhecer e recorrer à escrita como uma forma de registro.
· Criar códigos/símbolos como registro de recados.
· Representar idéias através da tentativa de escrita.
· Produzir textos coletivos, tendo a professora como escriba do grupo.
· Utilizar-se de recursos do sistema de escrita (linearidade, sinais gráfico e letras), ao realizar registro de texto.
· Reconhecer, nomear e utilizar a letra inicial do seu nome, em escritas espontâneas.
· Escrever o primeiro nome, ainda que não garanta o traçado correto das letras.
· Participar das situações de escrita com prazer, com intencionalidade e sem medo de arriscar nas suas hipóteses.
· Realizar cópias de pequenas palavras e títulos de histórias.
PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO POR MEIO DA DIVERSIDADE TEXTUAL: MÚSICA, JORNAL, RÓTULOS, QUADRINHA, RECEITA, CARTAZES, LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS, CONTOS, LENDAS, FÁBULAS, POEMAS, POESIAS, ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.
PLANEJAMENTO ANUAL – MATERNAL III
COMPONENTE CURRICULAR – BRINCAR
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
OBJETOS E SIGNIFICADOS NA BRINCADEIRA
· Participar das brincadeiras exploradas.
· Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa.
· Participar de jogos com ou sem a intervenção de um adulto.
· Explorar diferentes tipos de brinquedos conhecendo suas particularidades.
· Organizar-se na brincadeira em grupos menores ou em duplas.
· Expressar interesse em partilhar brinquedos.
· Verbalizar procedimentos das brincadeiras e dos objetos pertencentes a ela.
· Vivenciar jogos e brincadeiras dos temas;
· Participar de brincadeiras verbalizando.
· Os procedimentos envolvidos nos objetos explorados e nas brincadeiras exploradas.
· Apropriar-se das características dos objetos utilizados, favorecendo o desenvolvimento das brincadeiras.
BRINCAR COM FUNÇÃO SIMBÓLICA
· Imaginar cenários diante de comandos lúdicos, sendo capaz de construí-los com recursos diversos.
· (Re) construir jogos e brincadeiras.
· (Re) criar espaços para vivencia de jogos.
· (Re) criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras.
· Expressar-se através da imitação.
· Ser capaz de iniciar um jogo simbólico (individualmente ou em grupos menores).
· Expressar-se através da imaginação diante de comandos lúdicos.
· Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial, etc.)
· Ser capaz de participar de um jogo simbólico mais elaborado em um grupo maior.
BRINCAR COM REGRAS
· . Perceber os participantes na brincadeira.
· Compreender a função do outro no jogo.
· Respeitar a sua vez de participar no jogo e a do outro.
· Realizar escolhas de brinquedos e brincadeiras.
· Resolver os conflitos surgidos nas brincadeiras.
· Realizar relatos de experiências vivenciadas.
· Avaliar a brincadeira.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.
PLANEJAMENTO ANUAL – MATERNAL III
COMPONENTE CURRICULAR - CONHECIMENTO DE MUNDO
CONTEÚDO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
ESPAÇO
· Identificar o próprio corpo no espaço e os objetos em relação ao corpo.
· Observar diferentes paisagens da escola e identificar seus elementos.
· Estabelecer relação entre ser humano e natureza.
· Empregar conceitos espaciais na linguagem do dia-a-dia: longe, perto, distante, próximo, grande, pequeno;
· Comparar os espaços ocupados pelos objetos e relatar as observações.
· Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se.
TEMPO
· Utilizar marcadores de tempo como: ontem, hoje, amanhã, antes, depois, novo, velho, antigo, moderno, relacionando-os à forma de as pessoas se organizarem no trabalho, em casa, na ida para a escola, às necessidades de consumo etc.
· Observar e comparar as condições do tempo e o clima: frio, calor, chuva, sol, tempo nublado.
ESCALA E REPRESENTAÇÃO
· Perceber e identificar as variações de tamanho em relação à distância em que o objeto é observado.
· Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas
· Representar noções espaciais e posições para indicar a localização de pessoas e objetos no espaço.
· Criar representações da figura humana com elementos tridimensionais.
CIDADANIA
· Construir sua identidade a partir de semelhanças e diferenças entre
os colegas, integrantes de um grupo.
· Reconhecer o nome próprio como uma característica pessoal.
· Conhecer fatos de sua história pessoal e participar da construção a historia de seu grupo.
· Saber ouvir a história de vida dos colegas;
· Relatar fatos de sua história;
· Observar e estabelecer relações entre diferentes grupos sociais: família e escola;
· Elaborar combinados da turma;
· Estabelecer regras que possam ser cumpridas por todos os integrantes do seu grupo;
· Reconhecer e valorizar as diferentes formas de trabalho dos profissionais da escola.
CULTURA
· Identificar e associar a fase de sua vida com a entrada na escola.
· Acompanhar, com atenção, relatos de pessoas da família e convidados da turma: saber ouvir com compreensão.
· Reconhecer fotos, documentos ou objetos como fonte histórica.
· Investigar o modo de vida das famílias e as profissões dos pais ou familiares mais próximos.
· Identificar graus de parentesco.
· Representar cenas vividas nas famílias, em seus cotidianos.
A VIDA NOS DIFERENTES AMBIENTES DA TERRA (PLANTAS E ANIMAIS).
· Conhecer cuidados básicos com alguns vegetais por meio de seu cultivo.
· Perceber semelhanças e diferenças em relação ao ambiente.
· Identificar espécies de vegetais em horta e em jardim.
· Identificar partes da planta;
· Reconhecer as plantas como alimento.
· Perceber as diferenças e semelhanças de animais em relação ao ambiente.
· Diferenciar plantas de animais em relação ao desenvolvimento, à movimentação, tamanho, etc.
· Relacionar plantas e animais, como um depende do outro para sobreviver.
A ÁGUA NO AMBIENTE
· Perceber a água como elemento fundamental para nossa sobrevivência.
· Identificar a água em seus diversos estados físicos.
· Experimentar situações diversas utilizando água.
· Realizar misturas e explicar seus resultados.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – O CORPO HUMANO
· Identificar o corpo em si mesmo, nos outros, em objetos e em gravuras.
· Transpor a percepção do corpo nos outros, em objetos e em gravuras.
· Representar o corpo através de diferentes linguagens
· Perceber partes do corpo (cabeça, tronco, membro, detalhes da cabeça e dos membros).
· Reconhecer a importância da alimentação para o crescimento do corpo.
· Perceber os sons do corpo.
· Imitar gestos e movimentos de acordo com a intensidade de um som.
· Representar cenas do dia a dia e de histórias ouvidas ou contadas.
· Imitar diferentes gestos ações em que o corpo humano seja capaz de realizar.
· Criar bonecos que tenham as formas do corpo humano.
OBJETOS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INVENÇÕES.
· Perceber as máquinas e as invenções realizadas pelo ser humano e relacioná-las às suas funções.
· Citar nomes de máquinas e equipamentos utilizados no dia-a-dia.
O TEMPO, OS ASTROS, OS FENÔMENOS DA NATUREZA.
· Observar e perceber as condições do tempo, dos dias e das noites.
· Descrever situações vividas na escola de acordo com as condições do tempo.
· Realizar experimentos envolvendo cores, luz, sombra, som.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.
PLANEJAMENTO ANUAL – MATERNAL III
COMPONENTE CURRICULAR – EDUCAÇÃO MUSICAL
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
AS POTENCIALIDADES DO PRÓPRIO CORPO
· Desenvolver uma audição discriminativa
· Vivenciar e explorar as diferentes possibilidades do corpo.
· Saber relacionar o movimento corporal à música.
· Compreender a música através da corporeidade.
· Desenvolver a percepção rítmica e melódica.
· Percutir instrumentos e/ou fontes sonoras alternativas.
· Entoar canções do universo infantil.
· Vivenciar, através da música, jogos e brincadeiras cantadas.
· Perceber e executar o som e o silêncio.
· Responder corporalmente aos textos musicais, interpretando-os.
· Estabelecer relações interpessoais num movimento de socialização.
VIVÊNCIA DO UNIVERSO EXTERNO, EXPLORAÇÃO DE PARÂMETROS BÁSICOS DO SOM
· Entoar com gestos ou mímicas.
· Executar exercícios rítmicos.
· Reconhecer sons e movimentos de seres e elementos da natureza: sons agradáveis e desagradáveis, cantos de pássaros, sons de animais, sons produzidos pela água em diversas situações, sons de objetos caindo, etc.
· Explorar sons dos objetos dos ambientes em diferentes timbres.
· Perceber sons diferentes produzidos no piano e no violão: intensidade e altura.
· Produzir canções e reconhecer melodias.
APRECIAÇÃO MUSICAL
· Ouvir, reconhecer, identificar e apreciar canções, vozes, sons, ritmos.
· Manisfestar-se a respeito das canções do cotidiano escolar.
· Conhecer histórias da vida de quem produz a música infantil.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
· Saber dar as mãos para movimentar-se em uma roda.
· Participar de atividades musicais em grupo, respeitando o outro e dinâmica da aula.
· Atender aos combinados do trabalho coletivo.
· Apresentar-se em eventos da escola, participando do todo como parte importante dele.
· Explorar a musicalidade em diferentes ambientes da escola.
FOLCLORE: MANIFESTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA
· Cantar músicas infantis, cantigas de roda, músicas populares ou folclóricas.
· Conhecer e vivenciar: parlendas, brinquedos e brincadeiras folclóricas, cantigas de roda, acalantos.
· Dramatizar pequenas passagens das histórias infantis.
· Explorar brincadeiras folclóricas.
· Brincar musicalmente.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA, CAMPO, GRAMADO E OUTROS.
PLANEJAMENTO ANUAL - MATERNAL III
COMPONENTE CURRICULAR
IMAGEM: ARTE E LINGUAGEM
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
ARTE E CULTURA.
· Conhecer a arte como forma de linguagem universal.
· Reconhecer e valorizar o fazer artístico, apropriando-se de atitudes como concentração e persistência.
· Apreciar a Arte a partir do contato com os artistas, obras, espaços culturais, galerias, museus, conhecendo a variedade das produções artísticas.
· Nutrir e ampliar seu repertório artístico e pessoal, a partir de apreciações das obras de arte.
· Conhecer elementos básicos, como: textura, cor e forma, a partir de observações da obra de arte e do mundo à sua volta.
· Representar técnicas e procedimentos de diferentes modalidades expressivas (desenho, evolução do desenho; desenho com interferência regular, irregular, desenho livre, desenho com tema, pintura, colagem, recorte/ rasgadura, modelagem).
A ARTE NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DOS ESTUDANTES.
· Reconhecer o desenho como um recurso de registro histórico, pessoal e coletivo.
· Observar a produção artística como forma de expressão.
· Apreciar, sensibilizar-se e encantar-se com o belo.
· Apreciar suas obras de arte e as dos colegas, percebendo-se como artista.
· Representar seu repertório artístico e pessoal, a partir de observações.
· Participar das atividades de registros por desenhos, com interesse, intencionalidade, empenho nos detalhes, no colorido e na apresentação final.
· Experimentar e se expressar através de diferentes formas de representação da figura humana (sucata, pintura, modelagem etc).
· Expressar sua sensibilidade e senso estético através das cores, formas e traços.
· Participar de eventos através da exposição de trabalhos de sua autoria.
· Registrar cenas, eventos e acontecimentos através da representação por desenhos, com formas e elementos reconhecíveis e com alguns traços próximos à realidade.
· Criar com sucata.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA, CAMPO GRAMADO E OUTROS.
PLANEJAMENTO ANUAL – MATERNAL III
COMPONENTE CURRICULAR – MOVIMENTO E CORPOREIDADE
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
HABILIDADES FÍSICAS
.· Indicar e nomear partes mais detalhadas do corpo.
· Imitar posturas corporais (sentado, de pé, deitado, estátua, etc.)
· Imitar expressões faciais (bravo, feliz, triste, etc.).
· Representar, com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante.
· Andar, trotar e correr facilmente.
· Caminhar na ponta dos pés e no calcanhar.
· Saltar com os dois pés juntos.
· Equilibrar-se num pé só.
· Deslocar-se em todas as direções.
· Fazer paradas bruscas e mudanças de direções em velocidade, sem cair.
· Subir e descer escadas com um pé em cada degrau.
· Apresentar reações físicas-rítmicas á música (palmas,marchas,etc.).
· Calçar meias.
· Calçar sapatos e enxugar as mãos com pouca ajuda.
HABILIDADES SOCIO-AFETIVAS
· Cooperar com os amigos, emprestando brinquedos e materiais da aula, ou brincando junto dos colegas.
· Convidar o colega para brincar.
· Auxiliar o professor em pequenas tarefas.
· Respeitar a vez de cada criança.
· Aceitar e cumprir combinados das aulas.
HABILIDADES COGNITIVAS
· Concentrar-se, por algum momento, numa mesma tarefa.
· Reconhecer sinais utilizados pelo professor.
· Saber ouvir.
· Saber se expressar.
· Reconhecer cores e diferentes formas.
· Desenvolver noções de: dentro/fora, em cima/embaixo, frente/trás, barulho/silêncio.
INTERAÇÃO COM MATERIAIS
· Caminhar sobre objetos (bancos, pneus, arcos, etc.).
· Subir e descer de objetos (bancos, pneus).
· Lançar e receber objetos.
· Transportar, empurrar e tracionar objetos.
· Subir em trepa-trepa, escorregadores altos ou qualquer brinquedo com escadas e apoios.
· Guiar velotrol ou velocípede com autonomia.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA, CAMPO GRAMADO E OUTROS.

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