.

sábado, 27 de junho de 2015

PROJETO MÚSICA.



 - MÚSICA.



Objetivo Geral
·         Efetivar as diferentes formas de aquisição de conhecimento;
·         Estimular a fala, desinibir e desenvolver as expressões;
·         Facilitar a comunicação e o aprendizado, descontraindo o ambiente e caminhar junto com a sistematização do processo de aprendizagem da escola.

Objetivos específicos

·         Motivar e integrar as crianças através da música;
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
·         Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir
·         com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais
·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas
·         Incentivar a partir da música, a produção textual


Justificativa
A música está presente na vida das crianças desde o nascimento (já no útero, nas canções de ninar, nas primeiras palavras e enfim na escola), permitindo que a criança aprenda com mais entusiasmo e facilidade, proporcionando um desenvolvimento pedagógico, emocional e social de forma simples, inovadora e prazerosa. É assim que deve ser a educação de uma criança (com prazer), pois ela desenvolverá habilidades que proporcionarão uma memória adequada, facilidade de retenção de conteúdos e maior conhecimento da cultura musical da região, país e do mundo.


Benefícios da Música na escola   

·         A música provoca um forte estímulo no cérebro e facilita a expressão do pensamento;
·         Desenvolve a memorização e o armazenamento de conteúdos;
·         Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
·         O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
·         Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
·         O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
·         A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
·         Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.


Desenvolvimento
·         Iniciação musical de forma interativa;
·         Recreações e atividades específicas de musicoterapia;
·         Auto-apresentação e estimulação da espontaneidade;
·         Notas musicais;
·         A Música Popular Brasileira e seus variados ritmos;
·         As influências musicais estrangeiras;
·         Emoções musicais;
·         Confecção de instrumentos com materiais recicláveis e a utilização destes em músicas.
·         Gincana da Respiração

CONTEÚDO - 1º SEMESTRE
·         Perceber os sons do ambiente
·         Ouvir e identificar sons naturais como: chuva, vento,relâmpago etc.
·         Ouvir e identificar sons de diferentes instrumentos tanto musicais, como de objetos.
·         A altura dos sons
·         A intensidade dos sons – forte/fraco
·         A duração dos sons – curto/longo
·         A percepção do silêncio
·         O ritmo (movimento)
·         Exercícios rítmicos como: palmas, bater os pés, etc.
·         Expressão corporal nas melodias
·         Desenvolver a noção espacial e a coordenação motora
·         Aproximar-se da linguagem sonora partindo de um trabalho de percepção auditiva básica.


METODOLOGIA – 1º SEMESTRE
·         Pesquisa de fontes sonoras – diversos ambientes
·         Propriedades do som: por meio de jogos, brincadeiras e exercícios de percepção
·         Lateralidade: frente/atrás (por meio de jogos de atenção, prontidão e memorização)
·         Canções relativas ao calendário cívico, escolar e as atividades diárias
·         Criar coreografias
·         Elaborar as letras das cantigas de acordo com o interesse das crianças
·         Usar melodias conhecidas e adaptar letras de acordo com o seu objetivo
·         Usar o nome da criança como conteúdo de um verso.

CONTEÚDO – 2º SEMESTRE
·         Som e silêncio – sons internos e externos – sons do ambiente
·         Orientação espacial – posição, direção, lateralidade, fila, roda etc.
·         Expressão facial e corporal
·         Apreciação da música folclórica
·         Desenvolver a prática do canto coletivo
·        Interpretar o texto das canções

METODOLOGIA – 2º SEMESTRE
·         Exercícios rítmicos, explorando os diferentes tipos de fontes sonoras: naturais e instrumentos
·         Realizar atividades compatíveis com o nível de desenvolvimento da turma
·         Procurar desenvolver movimentos rítmicos e harmoniosos do corpo, em relação à letra e a melodia da canção
·         Executar os gestos e as expressões corporais com movimentos bem definidos
·         Trabalhar vocabulário das palavras das canções desconhecidas pelas crianças
·         Utilizar repertório diversificado para motivar as crianças
·         Criar, juntamente com as crianças, as coreografias.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua de observação de ganhos expressivos da criatividade e de expressividade do aluno.

OBS.: Os conteúdos e a metodologia serão adaptados à idade e linguagem de cada turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário