- MÚSICA.
Objetivo Geral
·
Efetivar as diferentes formas de
aquisição de conhecimento;
·
Estimular a fala, desinibir e
desenvolver as expressões;
·
Facilitar a comunicação e o aprendizado,
descontraindo o ambiente e caminhar junto com a sistematização do processo de
aprendizagem da escola.
Objetivos específicos
·
Motivar e
integrar as crianças através da música;
·
Ouvir, perceber e discriminar eventos
sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
·
Brincar com a música, imitar, inventar
e reproduzir criações musicais.
·
Explorar e identificar elementos da
música para expressar, interagir
·
com os outros e ampliar seu
conhecimento do mundo.
·
Perceber e expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e
interpretações musicais
·
Desenvolver hábitos de leitura a partir
da utilização de músicas
·
Incentivar a partir da música, a
produção textual
Justificativa
A música está presente na vida das
crianças desde o nascimento (já no útero, nas canções de ninar, nas primeiras
palavras e enfim na escola), permitindo que a criança aprenda com mais
entusiasmo e facilidade, proporcionando um desenvolvimento pedagógico,
emocional e social de forma simples, inovadora e prazerosa. É assim que deve
ser a educação de uma criança (com prazer), pois ela desenvolverá habilidades
que proporcionarão uma memória adequada, facilidade de retenção de conteúdos e
maior conhecimento da cultura musical da região, país e do mundo.
Benefícios da Música na escola
·
A
música provoca um forte estímulo no cérebro e facilita a expressão do
pensamento;
·
Desenvolve
a memorização e o armazenamento de conteúdos;
·
Tocar
instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
·
O
estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
·
Crianças
que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma
redução de problemas disciplinares;
·
O
desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e
depressão;
·
A
música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
·
Em
todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo,
proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.
Desenvolvimento
·
Iniciação
musical de forma interativa;
·
Recreações
e atividades específicas de musicoterapia;
·
Auto-apresentação
e estimulação da espontaneidade;
·
Notas
musicais;
·
A
Música Popular Brasileira e seus variados ritmos;
·
As
influências musicais estrangeiras;
·
Emoções
musicais;
·
Confecção
de instrumentos com materiais recicláveis e a utilização destes em músicas.
·
Gincana
da Respiração
CONTEÚDO - 1º SEMESTRE
·
Perceber
os sons do ambiente
·
Ouvir
e identificar sons naturais como: chuva, vento,relâmpago etc.
·
Ouvir
e identificar sons de diferentes instrumentos tanto musicais, como de objetos.
·
A
altura dos sons
·
A
intensidade dos sons – forte/fraco
·
A
duração dos sons – curto/longo
·
A
percepção do silêncio
·
O
ritmo (movimento)
·
Exercícios
rítmicos como: palmas, bater os pés, etc.
·
Expressão
corporal nas melodias
·
Desenvolver
a noção espacial e a coordenação motora
·
Aproximar-se
da linguagem sonora partindo de um trabalho de percepção auditiva básica.
METODOLOGIA – 1º SEMESTRE
·
Pesquisa
de fontes sonoras – diversos ambientes
·
Propriedades
do som: por meio de jogos, brincadeiras e exercícios de percepção
·
Lateralidade:
frente/atrás (por meio de jogos de atenção, prontidão e memorização)
·
Canções
relativas ao calendário cívico, escolar e as atividades diárias
·
Criar
coreografias
·
Elaborar
as letras das cantigas de acordo com o interesse das crianças
·
Usar
melodias conhecidas e adaptar letras de acordo com o seu objetivo
·
Usar o nome da criança como conteúdo de um
verso.
CONTEÚDO – 2º SEMESTRE
·
Som
e silêncio – sons internos e externos – sons do ambiente
·
Orientação
espacial – posição, direção, lateralidade, fila, roda etc.
·
Expressão
facial e corporal
·
Apreciação
da música folclórica
·
Desenvolver
a prática do canto coletivo
·
Interpretar
o texto das canções
METODOLOGIA – 2º SEMESTRE
·
Exercícios
rítmicos, explorando os diferentes tipos de fontes sonoras: naturais e instrumentos
·
Realizar
atividades compatíveis com o nível de desenvolvimento da turma
·
Procurar
desenvolver movimentos rítmicos e harmoniosos do corpo, em relação à letra e a
melodia da canção
·
Executar
os gestos e as expressões corporais com movimentos bem definidos
·
Trabalhar
vocabulário das palavras das canções desconhecidas pelas crianças
·
Utilizar
repertório diversificado para motivar as crianças
·
Criar,
juntamente com as crianças, as coreografias.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
contínua de observação de ganhos expressivos da criatividade e de
expressividade do aluno.
OBS.: Os conteúdos e
a metodologia serão adaptados à idade e linguagem de cada turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário