.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto Palavrinhas Mágicas


Projeto Palavrinhas Mágicas



Projeto:Convivendo eu Aprendo


Justificativa

Viver pode parecer algo normal e natural para todos, principalmente para as crianças que vivem e curtem a vida, em geral, intensamente. Mas, para conviver, as coisas são diferentes e muitas vezes é percebido que elas não sabem como funciona e o que são as regras de boa convivência, pois, estão condicionadas a viverem sozinhas com os seus, e dessa forma tem todos os seus desejos e vontades saciadas imediatamente e a qualquer custo. Ao iniciar seu convívio escolar, os conflitos iniciam-se, e faz-se necessário o desenvolvimento de um bom projeto pedagógico para auxiliar nas peculiaridades apresentadas por cada um de forma a auxiliá-los na superação de suas angústias possibilitando um harmonioso convívio em grupo. Enfim, este projeto valoriza a existência de regras para uma boa convivência social. Com intuito de conscientizar a importância das regras para que haja uma boa convivência entre as pessoas nas quais elas convivem. Respeitar as diferenças e dificuldades de cada um dos nossos colegas e não criticá-las.

Objetivos

Objetivo Geral:
*Destacar a importância das regras em nossas vidas para uma boa convivência social.

Objetivos Específicos:
* Destacar a importância da harmonia entre os alunos em sala de aula;
* Discutir a importância dos acordos estabelecidos coletivamente para termos uma boa convivência na escola;
* Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade e honestidade entre as pessoas;
* Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola.

Desenvolvimento

-Conversa informal;
-Textos diversos;
-Poemas;
-Poesias;
-Cantigas e músicas;
-Recorte e colagem de gravuras que ilustrem a boa convivência entre os diferentes seres;
-Histórias.


Metodologia

O projeto “Convivendo eu aprendo” inicia-se com a leitura informal sobre os combinados e as regras de convivência para uma sociedade, destacando a importância de cada uma delas para uma vida social harmoniosa. Serão explorados também leituras de poemas, poesias, história e até mesmo cantigas e músicas onde podem-se explorar o tema em questão.

Questões relavantes para debate:

-O que é a amizade?
-A amizade é o mesmo que amor?
-O que é um amigo de verdade?
-Qual a importância de um amigo?
-O que é o medo?
-Que coisas nos fazem felizes?
-Por que ficamos tristes?
-O que nos deixa com raiva?
-Como não devemos falar com com um amigo?
-Como devemos falar com um amigo?
-Eu sou um bom amigo?
-Como tenho tratado meus amigos?
-Eu trato meus amigos da mesmo forma que sou tratado?
-Como posso ser um bom amigo?
-O que preciso melhorar para ser um bom amigo?

Avaliação


A avaliação se dará através das competências desenvolvidas e apreendidas pelas crianças, tais como:
-Afetividade;
-Auto-estima;
-Otimismo;
-Controle do impulsos;
-Empatia – compreensão do outro;
-Prestatividade e solidariedade;
-Sinceridade;
-Empatia no ouvir;
-Comunicação interpessoal;
-Pensamento dirigido;
-Auto-conhecimento;
-Administração das emoções.


ANEXOS:
História: “O reizinho mandão” de Ruth Rocha
Após a leitura da história a professora solicitará aos alunos que desenhem o final do reizinho. Como ele termina?
-O reizinho passa o resto de sua vida correndo das pessoas que falam em seu ouvido;
-O reizinho deixa de ser rei e seu irmão assume a coroa;
-O reizinho fica tão chato que vira um sapo bem feio.

Atividades com os combinados:
A professora colocará a música “Palavrinhas mágicas” - Eliana e junto com os alunos cantará, dançará e até mesmo fará a interpretação das partes da música. Os alunos, junto com a professora interpretará cada parte da música. Em seguida farão a revisão dos combinados que foram apresentados no início do ano, fazendo uma reavaliação sobre o comportamento da turma em relação aos combinados propostos pelos mesmos.
Em seguida vamos treinar nossas boas maneiras e com o auxilio da professora registrar nos espaços abaixo as palavras mais adequadas:
(anexo 1)MÚSICAS

Palavras Mágicas - Xuxa
QUANDO A GENTE
GOSTA DE ALGUÉM
E TEM UM AMIGO
QUE A GENTE QUER BEM
SEMPRE É BOM ABRAÇAR
SEMPRE É BOM
DIVIDIR E BRINCAR
QUANDO A GENTE
QUER AGRADECER
OU SE DESCULPAR
POR ALGO ERRADO
QUE FEZ
SEMPRE É BOM FALAR
AS PALAVRAS MÁGICAS
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
QUATRO PALAVRAS
PALAVRINHAS MÁGICAS
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
NUNCA ESQUEÇA
PALAVRINHAS MÁGICAS
QUANDO A GENTE
PEDE PRA ALGUÉM
ALGO EMPRESTADO
QUE A GENTE NÃO TEM
SEMPRE É BOM FALAR
AS PALAVRAS MÁGICAS
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
QUATRO PALAVRAS
PALAVRINHAS MÁGICAS
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
NUNCA ESQUEÇA
PALAVRINHAS MÁGICAS
POR FAVOR
ESCUTE ENTÃO
A MINHA MENSAGEM
PRO SEU CORAÇÃO
COM LICENÇA
EU QUERO DIZER
OBRIGADA POR TUDO
EU AMO VOCÊ
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
QUATRO PALAVRAS
PALAVRINHAS MÁGICAS
DESCULPA, POR FAVOR
COM LICENÇA E OBRIGADO
NUNCA ESQUEÇA
PALAVRINHAS MÁGICAS

- Após cantar, encenar, explorar e explicar a música vamos conhecer novos combinados. Combinados que nos ensinam como devemos tratar as pessoas.

-Esses combinados deverão ser expostos na rodinha e devidamente debatido e explorado entre os alunos para que possam compreender a aplicação dos mesmos. Em seguida, para averiguação da assimilação do que foi proposto sera aplicada a atividade seguinte: Os alunos deverão preencher nos espaços com registros transcritos do quadro:
(anexos 2)

(anexo 3)- O poema será exposto no quadro e cada criança receberá uma folhinha do mesmo para colar e ilustrar em seus cadernos, em seguida, vamos preencher fichas com as palavras mágicas (cada aluno terá uma ficha) e depois deverão trocá-las entre si, cada aluno tentará descobrir qual a palavra que recebeu de seu amigo. Ao término da tentativa de leitura os alunos afixaram suas fichas no “Mural dos combinados”. (anexo 4)


- MÚSICA
-Nessa atividade exploraremos além da música e letra, sua contextualização, através de gestos e encenações, onde os alunos deverão citar situações em sua rotina, que essas palavras se façam presentes e necessárias.

PALAVRINHAS MÁGICAS – ELIANA
ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
E AJUDAM A GENTE A VIVER MELHOR
POR FAVOR, MUITO OBRIGADO
COM LICENÇA, TUDO BEM?
PODE PASSAR
EU TE AMO, BRINCA COMIGO?
COMO VAI MEU AMIGO?
AQUELE ABRAÇO!
BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE
UM BEIJO MÃE, UM BEIJO PAI
BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE
VIVER ASSIM É BOM DEMAIS
ESSAS PALAVRINHAS MÁGICAS
PALAVRAS MÁGICAS SÃO ASSIM
TÊM UM PODER MAIOR
QUE ABRACADABRA E SINSALABIM
ASSIM, ASSIM
SE ALGUÉM FIZER O NOSSO BEM
MUITO OBRIGADO, MUITO OBRIGADO
SE ALGUÉM QUISER PEDIR PRA ALGUÉM
DIZ POR FAVOR, DIZ POR FAVOR, DIZ POR FAVOR
ENTÃO É BOM ACREDITAR
A VIDA É BEM MELHOR SE A GENTE TEM
O QUÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário