.Nome do projeto: Colcha de Retalhos - Matemática
.Série:
Jardim II ( 5 anos) - Mora: Tânia
.Tempo
de Duração: 3
meses
resultados
esperados
|
Conteúdos
|
Estimar quantidades.
|
Utilização
da linguagem oral.
|
Quantificar quantidades de forma oral e escrita.
|
Recitação da seqüência numérica.
|
Recitar a seqüência numérica.
|
Leitura de números de 1 e 2
algarismos.
|
Resolver problemas oralmente e solucionar hipóteses e
estratégias de resolução argumentando suas hipóteses.
|
Escrita numérica.
|
Expor suas idéias, considerando o ponto de vista e as
idéias das outras.
|
Comparação e ordenação de quantidades.
|
Trabalhar em grupos.
|
Idéias de juntar, utilização de gráficos e tabelas.
|
Valorizar atitudes de cooperação e autonomia.
|
Procedimentos de contagem, noções simples de cálculo
mental, comparar grandezas.
|
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a
notação numérica ou registros não convencionais.
|
1. Justificativa (Conteúdo;
Momento da escolaridade e Recorte Temático, etc) :
A
construção da colcha privilegia o trabalho em várias áreas do conhecimento,
principalmente a aproximação de alguns conceitos matemáticos, que serão
abordados ao longo do trabalho.
As
crianças irão aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de
vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração.
2. Orientações Didáticas:
Após a leitura da colcha, proporcionar
um clima para que as alunas sintam o desejo de confeccionarem uma colcha como a
da história.
Realizar alguns questionamentos de como
poderá ser essa colcha, qual o material que poderá ser utilizado e como faremos
para conseguirmos esse material (registrar todas as idéias e sugestões).
Trabalhar todas as hipóteses de medida:
barbante, palmo, pés régua e fita métrica, escolher a mais adequada para
podermos recortar.
Verificar após o esboço da colcha que
farão em papel o formato que ela deverá ter, deixar as alunas perceberem que
devemos ter um formato e uma medida que sejam iguais para parecer que realmente
é uma colcha.
Demonstrar como se costura, mostrar que
enquanto uma está segurando a outra deverá costurar e vice-versa, trabalhar com
as duplas.
Sempre que for possível problematizar e
estimar.
Confeccionar um gráfico para irem registrando
quantos retalhos recortados ficaram e quantos retalhos já foram costurados.
Dizer que precisaremos de 10 tiras com
10 retalhos costurados em cada uma e no final iremos ajuntar todas as tiras e
realizar a costura final.
Combinar o tamanho do retalho cortado
(20cm).
Etapas
Previstas
1. Apresentação
do projeto e da situação-problema
2. Inserção
na temática / Levantamento de conhecimentos prévios
Atividades:
Leitura
do livro “ A Colcha de Retalhos” – Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva,
Editora do Brasil .
Deixar que o
grupo sinta-se motivado para querer elaborar uma colcha como a da história
lida.
Perguntas:
Como vocês acham que podemos fazer uma colcha de retalhos?
Qual o
material que poderemos usar?
Como conseguiremos
estes retalhos?
Vamos
perguntar em casa de qual roupa foi a sobra dos retalhos trazidos, ou seja, a
história destes tecidos?
TEMATIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO
1. Ampliação
de conhecimentos
2. Sistematização
e coletivização de conhecimentos
3. Utilização
dos conhecimentos
Atividades:
- Definir coletivamente o bilhete
para os pais pedindo os retalhos a serem enviados para o nosso projeto.
- Discutir os dias da semana para
costurar, depois que já estiverem cortados.
- Realizar individualmente uma
colcha de papel desenhando para imaginarem como será a de pano.
- Discutir qual o melhor formato
para confeccionarmos a colcha, em seguida o tamanho.
- Roda de conversa para expormos
o que cada uma tem a contar sobre o retalho trazido.
- Experimentar vários instrumentos
de medida e adaptar o mais adequado (régua).
-Ajudar nas marcações para
recortar os retalhos, em seguida, serão capazes de fazer sozinhas.
- Estimar quantos retalhos serão
necessários para a colcha pronta.
- Desenhar como a colcha está
ficando no decorrer do projeto.
-Estimar e contar em todas as
situações possíveis, quantos já costuramos, quantos faltam, etc.
-Registros através de desenhos,
números, gráficos.
-Utilizar a colcha depois de
pronta para as rodas de história e para brincarem na casinha.
4. Materiais que serão utilizados:
Retalhos de tecidos, barbante,
fita métrica, régua, craft, cartolina, sulfite, tesoura, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário