.

domingo, 21 de junho de 2015

projeto: Colcha de Retalhos -




.Nome do projeto: Colcha de Retalhos - Matemática


Tania Treiger

.Série: Jardim II ( 5 anos) - Mora: Tânia

.Tempo de Duração: 3 meses


resultados esperados
Conteúdos
Estimar quantidades.


Utilização da linguagem oral.
Quantificar quantidades de forma oral e escrita.


Recitação da seqüência numérica.
Recitar a seqüência numérica.

Leitura de números de 1 e 2 algarismos.
Resolver problemas oralmente e solucionar hipóteses e estratégias de resolução argumentando suas hipóteses.


Escrita numérica.
Expor suas idéias, considerando o ponto de vista e as idéias das outras.


Comparação e ordenação de quantidades.
Trabalhar em grupos.


Idéias de juntar, utilização de gráficos e tabelas.
Valorizar atitudes de cooperação e autonomia.


Procedimentos de contagem, noções simples de cálculo mental, comparar grandezas.



Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica ou registros não convencionais.
1. Justificativa (Conteúdo; Momento da escolaridade e Recorte Temático, etc) :

         A construção da colcha privilegia o trabalho em várias áreas do conhecimento, principalmente a aproximação de alguns conceitos matemáticos, que serão abordados ao longo do trabalho.
         As crianças irão aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

2. Orientações Didáticas:

Após a leitura da colcha, proporcionar um clima para que as alunas sintam o desejo de confeccionarem uma colcha como a da história.
Realizar alguns questionamentos de como poderá ser essa colcha, qual o material que poderá ser utilizado e como faremos para conseguirmos esse material (registrar todas as idéias e sugestões).
Trabalhar todas as hipóteses de medida: barbante, palmo, pés régua e fita métrica, escolher a mais adequada para podermos recortar.
Verificar após o esboço da colcha que farão em papel o formato que ela deverá ter, deixar as alunas perceberem que devemos ter um formato e uma medida que sejam iguais para parecer que realmente é uma colcha.
Demonstrar como se costura, mostrar que enquanto uma está segurando a outra deverá costurar e vice-versa, trabalhar com as duplas.
Sempre que for possível problematizar e estimar.
Confeccionar um gráfico para irem registrando quantos retalhos recortados ficaram e quantos retalhos já foram costurados.
Dizer que precisaremos de 10 tiras com 10 retalhos costurados em cada uma e no final iremos ajuntar todas as tiras e realizar a costura final.
Combinar o tamanho do retalho cortado (20cm).








Etapas Previstas

PROBLEMATIZAÇÃO

1. Apresentação do projeto e da situação-problema
2. Inserção na temática / Levantamento de conhecimentos prévios

Atividades:

        Leitura do livro “ A Colcha de Retalhos” – Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, Editora do Brasil .
         Deixar que o grupo sinta-se motivado para querer elaborar uma colcha como a da história lida.
         Perguntas: Como vocês acham que podemos fazer uma colcha de retalhos?
         Qual o material que poderemos usar?
         Como conseguiremos estes retalhos?
         Vamos perguntar em casa de qual roupa foi a sobra dos retalhos trazidos, ou seja, a história destes tecidos?
        

TEMATIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO


1.   Ampliação de conhecimentos
2.   Sistematização e coletivização de conhecimentos
3.   Utilização dos conhecimentos

Atividades:

- Definir coletivamente o bilhete para os pais pedindo os retalhos a serem enviados para o nosso projeto.
- Discutir os dias da semana para costurar, depois que já estiverem cortados.
- Realizar individualmente uma colcha de papel desenhando para imaginarem como será a de pano.
- Discutir qual o melhor formato para confeccionarmos a colcha, em seguida o tamanho.
- Roda de conversa para expormos o que cada uma tem a contar sobre o retalho trazido.
- Experimentar vários instrumentos de medida e adaptar o mais adequado (régua).
-Ajudar nas marcações para recortar os retalhos, em seguida, serão capazes de fazer sozinhas.
- Estimar quantos retalhos serão necessários para a colcha pronta.
- Desenhar como a colcha está ficando no decorrer do projeto.
-Estimar e contar em todas as situações possíveis, quantos já costuramos, quantos faltam, etc.
-Registros através de desenhos, números, gráficos.
-Utilizar a colcha depois de pronta para as rodas de história e para brincarem na casinha.

4. Materiais que serão utilizados:

Retalhos de tecidos, barbante, fita métrica, régua, craft, cartolina, sulfite, tesoura, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário