Qual é a responsabilidade da tevê pelos conteúdos que
veicula?
DISCRIMINAÇÃO NA TEVÊ
Por que negros, obesos, calvos, idosos e homossexuais
ainda são ofendidos em alguns comerciais?
“É aquela ali, atrás da
gordinha”, diz o personagem de um recente comercial de televisão, quando
perguntado sobre quem é uma funcionária do escritório. O anúncio de produto
para emagrecer coloca a mulher obesa como referência para se localizar pessoas
em um ambiente de trabalho. Em outra propaganda, um casal de loiros mostra a
péssima qualidade da revelação das fotos que tirou dos dois filhos. Um saiu
negro no papel, e o outro japonês. No filme publicitário de uma famosa marca de
chinelos, rapazes correm de um suposto homossexual como se estivessem fugindo
de satanás. Um homem de meia-idade é jogado para escanteio e chamado sutilmente
de velho por uma garota no comercial de refrigerante. Na propaganda de uma
caminhonete, menino baixo que é gozado pelos amiguinhos passa a se sentir
superior ao entrar no imponente veículo.
O
que esses anúncios têm em comum? Todos
são agressivos ou ofensivos para determinadas pessoas. Alguns deles podem até
incitar o preconceito. Mas por que filmes publicitários negativos continuam a
aparecer na telinha? Existe um órgão que
vigia as propagandas, o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação
Publicitária), mas as agências possuem códigos de ética?
O
professor de Marketing Marcos
Kahtalian acredita que a ética publicitária é uma extensão da ética do
anunciante. “Um publicitário não fará algo que
não seja aprovado pelo cliente.
Se um anunciante tem um uma postura correta, a propaganda não será
preconceituosa.” Para ele, existe um
mito de que o principal segredo deu uma boa campanha é chamar a atenção: “Isso é apenas uma das partes, o start do processo. O mais importante é o
grau de sedução do comercial e a influência dele na compra.”
A
lógica do “falem mal, mas falem de mim”
não funciona na publicidade. Afinal, nenhum anunciante quer ver seu
produto ligado a uma imagem negativa. Ainda mais nos dias de hoje, quando é
cada vez mais cobrada dos veículos, clientes e agências uma posição social. Mas
por que
algumas empresas continuam colocando no ar propagandas agressivas,
[...] que podem depor contra seus
produtos? “As agências têm a posição de
entender e ser especialistas em comunicação. O publicitário também tem
responsabilidades, pois pode convencer o anunciante a apostar em uma campanha
errada. Muita gente não sabe que audiência não significa qualificação”, afirma
o professor. [...]
Mas
se as campanhas agressivas refletem a competitividade por uma fatia maior no
mercado, a reação das pessoas contra elas prova que nunca se discutiu tanto
temas como ética e responsabilidade social noBrasil. “A audiência amadureceu”, concluiu
Marcos Kahtalian. (GODOY, Omar. Discriminação
na tevê. Gazeta do Povo, Curitiba, 2000, Caderno G)
Glossário:
Obesa: acima do peso recomendado.
Imponente – majestoso, que impõe admiração.
è A
linha-fina da reportagem faz uma pergunta ao leitor: Por
que negros, obesos, calvos, idosos e homossexuais ainda são ofendidos em alguns
comerciais? Como vocês responderiam a essa
questão?
Comentário de Washington Olivetto,
publicado na revista Galileu:
Gordos, negros,
idosos, homossexuais e mulheres retratados de forma estereotipada já não fazem
sucesso entre os consumidores.
“Felizmente, os clichês estão sendo abandonados pela propaganda
moderna”, afirma o publicitário
Washington Olivetto, da W/Brasil. “A
analogia óbvia é cada vez menos eficiente. Ela é rejeitada pelo consumidor, que
sente sua inteligência desrespeitada e se vinga subconscientemente desprezando
a mensagem e o produto anunciado.”
ESTEREÓTIPOè “de forma fixa, invariável, que sempre é igual” è mostrar as pessoas segundo apenas um ponto de vista,
uma mesma opinião. CLICHÊS è são frases frequentemente repetidas pelas pessoas e
que podem trazer um forte conteúdo preconceituoso e ofensivo, como, por
exemplo: “Homem não chora”, “Lugar de mulher é na cozinha”, etc.
è QUAL É SUA OPINIÃO SOBRE AS FORMAS ESTEREOTIPADAS PELAS QUAIS
DETERMINADOS GRUPOS SÃO RETRATADOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?
è VOCÊ
ACREDITA QUE AS PESSOAS POSSAM SER JULGADAS OU SER VÍTIMAS DE PRECONCEITO
APENAS PELA FORÇA DOS ESTERÓTIPOS? COMENTE.
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