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quinta-feira, 25 de junho de 2015

A SUPERVISÃO EDUCACIONAL



A SUPERVISÃO EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA ESCOLA.



Vamos falar neste texto, da escola como uma instituição e mais, como instituição social. Mas o que é instituição social?
Consiste numa estrutura relativamente permanente de padrões ,papeis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas com o objetivo de satisfazer as necessidades básicas sociais. Suas características são;tem finalidade e conteúdo permanentes, são estruturadas, possuem estrutura unificada e valores. Alem disso deve ter: função , estrutura composta de pessoal, equipamentos, organização e comportamento que são normas que regulam a conduta e as atitudes dos indivíduos.
Concluindo, são organizações que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos . Organizadas sob a forma de regras e normas visam o ordenação das interações entre os indivíduos. Em essência as instituições são responsáveis pela organização das interações sociais,analisando sua evolução
e desenvolvendo métodos que as associem a um ambiente favorável à alocação
racional de recursos que otimizem a satisfação das necessidades sociais.
Podemos dizer então que as escolas assim como as famílias são instituições sociais totais com função socializadora, coerentes e em perfeita sintonia com seu público onipresentes e fortemente legitimadas, além de serem responsáveis  pela introdução de crianças e adolescentes no mundo dos adultos.
As escolas mudam constantemente pois não são estáticas, dessa forma para o supervisor educacional, surgem novos desafios que o leva a se aproximar do gestor da escola sem perder de vista as questões eminentemente pedagógica  e, essas mudanças levam a escola a alcançar patamares progressivos de excelência, levando a todos os atores institucionais a uma decorrente ação coletiva.
Deve-se lembrar que a ação supervisora aponta para o coletivo da escola e tem no professor o seu foco,pois a partir da realidade e das dificuldades pedagógicas do professor será constituída a ação conjunta voltada para o trabalho docente.
Apartir do que foi falado neste texto, pode-se entender um pouco do que é instituição, ou desenvolvimento institucional e, perceber a importância da atuação do supervisor educacional.
Existem atributos que são fundamentais no trabalho pedagógico que não podem ser esquecidos, como democracia e diálogo, pois não somos donos da verdade, devemos aprender a escutar também , pois só assim seremos ouvidos e mais além, é escutando que aprendemos a falar.      

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