A SUPERVISÃO EDUCACIONAL E O
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA ESCOLA.
Vamos falar neste texto, da escola
como uma instituição e mais, como instituição social. Mas o que é instituição
social?
Consiste
numa estrutura relativamente permanente de padrões ,papeis e relações que os
indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas com o
objetivo de satisfazer as necessidades básicas sociais. Suas características
são;tem finalidade e conteúdo permanentes, são estruturadas, possuem estrutura
unificada e valores. Alem disso deve ter: função , estrutura composta de
pessoal, equipamentos, organização e comportamento que são normas que regulam a
conduta e as atitudes dos indivíduos.
Concluindo, são organizações que
controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos . Organizadas sob a
forma de regras e normas visam o ordenação das interações entre os indivíduos.
Em essência as instituições são responsáveis pela organização das interações
sociais,analisando sua evolução
e
desenvolvendo métodos que as associem a um ambiente favorável à alocação
racional
de recursos que otimizem a satisfação das necessidades sociais.
Podemos dizer então que as escolas
assim como as famílias são instituições sociais totais com função socializadora,
coerentes e em perfeita sintonia com seu público onipresentes e fortemente
legitimadas, além de serem responsáveis
pela introdução de crianças e adolescentes no mundo dos adultos.
As escolas mudam constantemente pois
não são estáticas, dessa forma para o supervisor educacional, surgem novos
desafios que o leva a se aproximar do gestor da escola sem perder de vista as
questões eminentemente pedagógica e,
essas mudanças levam a escola a alcançar patamares progressivos de excelência,
levando a todos os atores institucionais a uma decorrente ação coletiva.
Deve-se lembrar que a ação supervisora
aponta para o coletivo da escola e tem no professor o seu foco,pois a partir da
realidade e das dificuldades pedagógicas do professor será constituída a ação
conjunta voltada para o trabalho docente.
Apartir do que foi falado neste texto,
pode-se entender um pouco do que é instituição, ou desenvolvimento
institucional e, perceber a importância da atuação do supervisor educacional.
Existem atributos que são fundamentais
no trabalho pedagógico que não podem ser esquecidos, como democracia e diálogo,
pois não somos donos da verdade, devemos aprender a escutar também , pois só
assim seremos ouvidos e mais além, é escutando que aprendemos a falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário