projeto com a classe.
ATIVIDADE 1C - Leitura de poema pelo professor.
|
|
2ª Etapa
|
ATIVIDADE 2A - Como organizar um sara
ATIVIDADE 2B - Como será o sarau da classe?
|
3ª Etapa
|
ATIVIDADE 3A - À procura de um autor.
ATIVIDADE 3B - À procura de um poema.
|
4ª Etapa
|
ATIVIDADE 4A – Analisando poemas.
ATIVIDADE 4B - Um poema encontrado.
|
5ª Etapa
|
ATIVIDADE 5A - Escutando leituras de poemas.
ATIVIDADE 5B - Ensaio da leitura.
ATIVIDADE 5C - Organizando a leitura.
ATIVIDADE 5D - Gravar para estudar.
ATIVIDADE 5E - Ensaio final.
|
6ª Etapa
|
ATIVIDADE 6A - O sarau.
|
7ª Etapa
|
ATIVIDADE 7A - Como o trabalho foi realizado?
|
Etapa
1: Apresentação do Projeto
FINALIDADES DA ETAPA:
a) Possibilitar ao aluno conhecer,
de modo geral, um sarau: como se organiza, quais são os participantes, quais produtos
culturais nele circulam (verbais e não verbais: músicas, poemas - declamados
ou lidos), qual a ambientação possível a esse evento de interação, entre
outros aspectos.
b) A intenção é propiciar um
primeiro contato, apenas.
ATIVIDADE 1A – CONHECER UM SARAU (1 aula de 50’)
a) Conversar com os alunos a
respeito do que é um sarau: quem já ouviu falar, se participaram e quais
impressões tiveram.
b) Apresentar aos alunos saraus
gravados para conhecimento de todos.
Alguns links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=Edavb3Ks3mI – O que é um sarau?
https://www.youtube.com/watch?v=bsPk12Dj7NQ - Sarau literário poesia e arte.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-como-organizar-sarau-581365.shtml -
Como organizar um sarau.
ATIVIDADE 1B – COMPARTILHAR O PRODUTO FINAL DO
PROJETO COM A CLASSE. (1 aula de 50’)
a) Depois da apresentação,
conversar com os alunos a respeito do que foi visto: o que acharam, porque,
se gostariam de participar de um.
b) Anunciar aos alunos que a classe
organizará um sarau de poemas, ao final do Projeto. A escolha do
público ficará a cargo dos alunos, podendo o professor sugerir: entre os 4º
anos, para os pais, para outros anos. O importante é que os alunos sintam-se
a vontade para realizar a leitura em público.
c) Anunciar a data prevista,
considerando o possível andamento do trabalho. Combinar com os alunos que,
no sarau que a classe realizará, os textos serão lidos, e não,
memorizados. Apresente para os alunos, a diferença entre um sarau de
declamação e um de leitura.
Alguns links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=B1O2jTg1AOk – “Mais respeito, eu sou criança!”
- leitura realizada por aluno. (Leitura)
https://www.youtube.com/watch?v=56mNop2EF1c – Noite da Poesia/2011 (Declamação)
https://www.youtube.com/watch?v=D2ZG2ccuWUo – “Mais respeito, eu sou criança!”
– leitura realizada pelo autor Pedro Bandeira. (Leitura)
d) Planejar e organizar com os
alunos as etapas do trabalho em um cartaz.
e) Conversar com os alunos, que
durante a realização do projeto, deverão pensar em um nome para o sarau.
Ofereça exemplos que pareçam interessantes. Por exemplo, em uma cidade de
Minas Gerais, os alunos dos 1os anos das
escolas municipais escolheram o seguinte nome para o sarau que realizaram:
Minas em Mim; em outra situação, os alunos resolveram organizar sarau com
letras de música que mais pareciam poemas, ficando assim o título: Letras que
são poemas; ou Poemas para cantar. Outras sugestões: Poema, pra que te quero?
Falando em poesia...; P de poema; Vez e voz do poema.
f) Considerar que os nomes precisam
ter a ver com o tema do sarau: POEMAS.
Se nesse momento alguns alunos já apresentarem sugestões, o professor deverá
anotá-las para discussão posterior.
ATIVIDADE 1C - LEITURA DE POEMA PELO PROFESSOR (1
aula de 50’)
a)
Ler – em voz alta - um poema para a classe.
b)
Contextualize a obra, antes de lê-la (O que motivou a escolha, quando o
poema foi escrito, de qual livro foi extraído, fatos interessantes da
biografia do autor, outras obras etc.).
c)
Selecione um poema que pareça ser do interesse temático dos alunos e
que tenha um grau de complexidade compatível com suas possibilidades de
compreensão. Há muitos autores possíveis e interessantes: Cecília Meireles,
António da Mota (A bruxa castanha, entre outros), Manoel de Barros (tem um
livro, pelo menos, de poemas para crianças), Vinícius de Moraes, Arnaldo
Antunes, Tim Burton (há um livro, que faz parte do acervo da SEE, que é
muito, mas muito interessante) e até Neruda (Ode ao Gato, por exemplo, se se
considerar adequado para a classe). Pode-se, como dito acima, focalizar
letras que parecem poemas e incluir Chico Buarque, por exemplo.
Esteja atento para
selecionar uma obra que seduza os alunos, que faça com que queiram ler textos
desse gênero e organizar o sarau. Nesse momento, a qualidade do texto é
fundamental.
d)
Compartilhe as impressões sobre o poema lido (para isto, é necessário
que os alunos tenham acesso ao texto projetado em Datashow), como por
exemplo:
ü O que perceberam ao ouvir o poema?
O que despertou em vocês?;
ü Chamar a atenção dos alunos para os
efeitos sonoros - marca registrada dos poemas;
ü Há sons que se repetem?;
ü Há palavras ou expressões que,
mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem
semelhanças sonoras;
ü Observar como o poema ocupa a
página, com margens tanto à direita quanto à esquerda do texto, como se
formasse um desenho no papel;
ü Proponha-lhes que verifiquem as
linhas (versos do texto) e o modo como se agrupam (estrofes).
e)
Relacionar a leitura do poema (considerando o gênero) com o projeto que
será desenvolvido.
|
Etapa 2: Estudo de Saraus
FINALIDADE DA ETAPA:
a)
Oferecer
um repertório de saraus - quanto a modo de organização, objeto cultural em
circulação, possibilidades de ambientação, p.e. -, de modo que aos alunos seja
possível ter uma visão mais ampliada desse evento de comunicação e, ainda, que
possam escolher a maneira como o sarau que produzirão será organizado.
b)
Tomar
decisões sobre a organização do sarau a ser produzido pela classe.
c)
Planejar
o desenvolvimento do trabalho, definindo tarefas, prazos e responsáveis.
ATIVIDADE 2A - COMO ORGANIZAR UM SARAU? (1 aula de 50’)
a) Conversar com os alunos sobre a
tarefa de organizar um sarau. Começar essa conversa questionando: Já que
realizaremos um sarau aqui na escola o que vocês acham que vamos precisar para
organizá-lo?
b) Ouvir os alunos atentamente e
registrar na lousa tudo o que considerarem necessário. (A organização do
espaço, a presença de apresentador – ou não – ou de mais de um apresentador, a
organização do tempo). Discutir com eles
a pertinência dos comentários e problematizar alguns eventuais aspectos
esquecidos.
c) Assistir novamente o sarau já
apresentado (pode ser os saraus já apresentados anteriormente). Conversar com
os alunos, dizendo que assistirão novamente para ver se não se esqueceram de
nada importante que deva ser feito.
d) Após o vídeo conversar com os
alunos e anotar as observações realizadas. Comente sobre as diferenças
encontradas e as possibilidades colocadas.
ATIVIDADE 2B: COMO SERÁ O SARAU DA CLASSE? (1 aula de 50’)
a) Recuperar as anotações da aula
anterior e decidir com os alunos como será o Sarau da classe. Planejar parte a
parte de que maneira será o Sarau. Não esquecer as restrições já colocadas: será
um sarau de poemas a partir da leitura dos mesmos.
b) Registrar por escrito as decisões,
considerando-as como base para o planejamento do trabalho.
Etapa 3: Seleção do Autor
FINALIDADES DA ETAPA:
a) Ampliar o repertório dos alunos a
respeito de autores de poemas.
b) Possibilitar aos alunos – por meio
de discussão em grupo - a ampliação dos critérios de apreciação de poemas,
considerando suas especificidades e o modo como – textualmente – apresentam
seus conteúdos ao leitor.
ATIVIDADE 3A – À PROCURA DE UM AUTOR. (3 aulas de 50’)
a) Cada aula será destinada para
estudo de um dos autores selecionados.
b) Selecionar livros de três autores
na biblioteca/sala de leitura os quais possam ser do gosto dos alunos e, ainda,
possíveis de serem lidos e compreendidos pelos mesmos (Verificar se na U.E. há
um número significativo de livros dos autores escolhidos).
c) A cada aula, você professor,
deverá organizar os alunos, por exemplo, em roda, de modo a favorecer a
visualização dos livros por todos. Durante a apresentação, fale um pouco a
respeito do autor e leia, pelo menos, um poema para entrarem em contato com a
obra. Na leitura, procurar apresentar o texto visualmente - dado as
especificidades do gênero - no data show, no retroprojetor ou outro recurso.
d) Após a leitura, conversar com os
alunos sobre o autor, perguntando se o conhecem se já leram algo de sua
produção etc.
e) Inclua na apresentação vídeos com
os autores – sobre sua vida, com eles declamando/lendo seus poemas -, pois isso
pode provocar uma aproximação maior dos alunos com eles. (Para localizar no
youtube, basta colocar o NOME DO AUTOR+VIDA E OBRA).
Cuidados Importantes:
ü Ao final das três aulas, os alunos votarão
em um autor para apresentar ao público no sarau (o professor deverá estimular a
argumentação a favor de cada autor, e só então fazer a votação);
ü Decidir em quantos grupos a sala será
dividida (4 ou 5 alunos em cada grupo) e quantos poemas cada grupo apresentará
(um por aluno, um por grupo, ou outra maneira) é tarefa que deve ser analisada
considerando-se a natureza do sarau e as suas especificidades. Ter 28 pessoas
lendo em um sarau não parece ser muito adequado, pois pode cansar os presentes.
Isso significa que é necessário tomar uma decisão sobre essa quantidade.
Lembramos que um poema pode ser lido por todos os componentes – dependendo da
extensão e da natureza do poema – ou por alguns.
ATIVIDADE 3B – À PROCURA DE UM POEMA. (2 aulas de 50’)
a)
Orientar
os alunos para que se organizem nos grupos já definidos na aula anterior, e
solicitar que cada grupo selecione o livro para a escolha do poema.
b)
Estimular
os alunos a ler vários poemas, a conversar a respeito dos mesmos antes da
escolha, lembrando que se assim desejarem, podem mudar a escolha do livro;
c) Ao longo da atividade, monitorar
os grupos no processo de escolha, dando-lhes o suporte necessário.
ü É importante a contribuição do professor no
processo de leitura de poemas, para garantir a compreensão dos mesmos, a
apreciação dos recursos usados pelo autor. Assim, é fundamental que o professor
tenha estudado as obras, com antecedência;
ü
Caso haja coincidência de escolha do poema, realizar a mediação
para que o impasse seja resolvido.
Etapa 4: Estudo dos Poemas
FINALIDADE DA ETAPA:
a) Ampliar o repertório de poemas dos
alunos, relacionados ao autor selecionado.
b) Possibilitar aos alunos – por meio
de discussão em grupo e da realização de Roda de Leitores - a ampliação dos
critérios de apreciação de poemas, considerando suas especificidades e o modo
como – textualmente – apresentam seus conteúdos ao leitor.
ATIVIDADE 4A – ANALISANDO POEMAS. (pelo
menos 3 aulas de 50’)
Esta atividade será realizada por
meio da articulação de dois tipos de trabalho: a leitura compartilhada e
a leitura compartilhada nos grupos.
No primeiro, a intenção é que
o professor, por um lado, ofereça uma referência de estudo de poemas (aspectos
a serem observados, qualidade do texto, tema abordado, estilo do autor,
recursos verbais empregados no poema, organização interna do poema e os efeitos
de sentido decorrentes da mesma); e, por outro, possibilite ao aluno ampliar a
sua proficiência leitora no que se refere a poemas.
ü É importante que o professor escolha
pelo menos dois poemas que não fazem parte dos selecionados pelos grupos;
ü Organizar o estudo de um poema por
aula;
ü
Realizar a leitura compartilhada do mesmo, de modo a ampliar a
capacidade de compreensão de textos do gênero, considerando a especificidade do
estilo do autor.
ü
Considerar
as características da classe e suas possibilidades de aprendizagem, o número de
leituras compartilhadas coletivas pode ser ampliado.
No segundo, a intenção é que
os alunos utilizem a reflexão coletiva como referência nos estudos em grupo,
dos poemas selecionados para o sarau. Isto possibilitará ao professor observar
quais conteúdos – capacidades, comportamentos e procedimentos – foram
apropriados pelos alunos, quais se encontram em processo de apropriação e quais
nem sequer foram percebidos, o que coloca demandas posteriores para o professor
no desenvolvimento do trabalho.
ATIVIDADE 4B – UM POEMA ENCONTRADO. (1 aula de 50’)
a) Após o trabalho de leitura
compartilhada, cada grupo explicará para a classe porque escolheu aquele poema,
apresentando-o, lendo-o e justificando a escolha. Nessa justificativa, pode-se
até relacionar a escolha com: estilo do autor, tipo de recursos utilizados na
obra, temática recorrente da obra do autor, entre outros aspectos.
Etapa 5: Preparação da Leitura
FINALIDADE DA ETAPA:
a) Possibilitar ao aluno a leitura em
voz alta do poema, interpretando-o adequadamente.
b) Ampliar a fluência da leitura em
voz alta de cada aluno.
ATIVIDADE 5A – ESCUTANDO LEITURAS
DE POEMAS. (1 aula de 50’)
a) Oferecer ao aluno exemplos de
leitura em voz alta de poemas seja por meio de gravações em áudio, em vídeo, ou
ao vivo.
b) Estudar as apresentações,
considerando: tom da voz, interpretação, recursos utilizados na leitura,
clareza da pronúncia, adequação da interpretação.
c) Solicitar que os alunos, após o
estudo, ditem para o professor os aspectos importantes (para garantir o envolvimento
do ouvinte) que devem ser considerados quando forem ler os seus poemas.
Registrar na lousa e posteriormente oferecer cópia aos alunos, para ser tomado
como referência quando realizarem a leitura individual.
Links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=2M_mDAcylBs
- "Bola de Gude" e "Aula de Leitura" realizada pelo autor Ricardo Azevedo
https://www.youtube.com/watch?v=D2ZG2ccuWUo – “Mais respeito, eu sou criança!” –
leitura realizada pelo autor Pedro Bandeira.
ATIVIDADE 5B – ENSAIO DA LEITURA (1 aula de
50’)
a) Providenciar para que todos os
alunos de cada grupo tenham em mãos a cópia do poema que será estudado.
b) Em grupo, estudar o modo de ler o
poema: os alunos leem em voz alta, considerando as anotações realizadas na
atividade anterior.
c) O grupo ouve, analisa, discute com
os colegas como seria possível melhorar a leitura.
d) O professor deverá circular pelos
grupos, ajudando no trabalho proposto.
e) Os alunos devem ensaiar em casa
também.
ATIVIDADE 5C – Organizando a leitura (1
aula de 50’)
a) Cada grupo deverá definir como o
poema escolhido será lido no sarau - por um dos componentes do grupo, dupla, por
todo o grupo.
b) É importante que no caso da opção
não envolver todos os alunos, os demais auxiliem com dicas para melhorar a
leitura do amigo (ler mais alto, melhorar a pronúncia das palavras, não cobrir
o rosto, cuidar da entonação etc.).
c) Mostrar aos alunos, no caso de
optarem por lerem em duplas ou grupo, como utilizar recursos de marcação no
texto que podem orientar a leitura – grifo na parte que será lida pelo aluno,
nome na frente de cada estrofe, anotações a respeito da entonação etc..
ATIVIDADE 5D – GRAVAR PARA ESTUDAR (1 aula de 50’)
a) Realizar a gravação da leitura
(pode ser realizada com celular) de cada grupo para que sugiram modificações,
caso considerem necessário.
b) Apresentar a gravação de cada
grupo e discutir a qualidade da fluência leitora coletivamente, considerando os
aspectos levantados na atividade 5A.
c) Orientar os alunos de cada grupo,
a anotar as dicas dadas pelos colegas, para realizar os ajustes necessários.
ATIVIDADE 5E – ENSAIO FINAL (2 aulas de 50’)
a) Orientar os alunos a ensaiar e
apresentar a leitura para os demais, tal como será feita no dia do sarau.
b) Avaliar com a classe as
apresentações e propor os ajustes finais.
c) Recuperar os registros da
Atividade 2C referente às decisões sobre a organização do sarau e definir com
os alunos como será a apresentação (Como será feito o convite? Haverá algum
adereço que remeta ao poema lido? Em qual espaço da escola será apresentado o sarau?
Como o espaço será organizado?).
Etapa 6: Realização do Sarau
FINALIDADE DA ETAPA
a)
Apresentar
o trabalho realizado.
ATIVIDADE 6A – O SARAU
a)
Realização
do Sarau, propriamente.
b)
Leitura
em voz alta do poema selecionado, no sarau produzido pela classe.
Observação: gravar o sarau para análise
posterior.
Etapa 7: Avaliação
FINALIDADE DA ETAPA
a)
Verificar
se o sarau foi realizado de acordo com o programado – ou não – e as razões para
tanto.
b)
Verificar
se a leitura realizada pelos alunos no sarau atendeu ao que foi estudado
durante o desenvolvimento do trabalho.
c)
Identificar
aprendizagens realizadas pelos alunos.
ATIVIDADE 7A – COMO O TRABALHO FOI REALIZADO? (1 aula de 50’)
a) Realizar, com a classe, uma
reflexão sobre o trabalho desenvolvido, a partir tanto da gravação feita,
quanto das impressões de todos a respeito do evento real.
b) Orientar a reflexão por questões
como:
ü O sarau foi desenvolvido tal como o
planejamos?
ü Por quais motivos?
ü Todos cumpriram suas
responsabilidades? Exemplifique.
ü As leituras foram adequadas?
Explique.
ü Os recursos usados em cada leitura
foram adequados? Explique.
ü O que precisaria ser melhorado para a
próxima edição/sarau?
ü O que foi possível aprender com esse
trabalho?
[1] Proposta preliminar elaborada pelas
DER’s Avaré, Pirajú, municípios conveniados de Sarutaiá, Óleo e Manduri, e
formadora do Ler e Escrever em junho de 2012/ Proposta final elaborada a partir
de discussão do Programa e revisada com mediação de Kátia Lomba Bräkling e
Telma Weisz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário