.

sábado, 20 de junho de 2015

Projeto Sarau



projeto com a classe.



ATIVIDADE 1C - Leitura de poema pelo professor.
2ª Etapa
ATIVIDADE 2A - Como organizar um sara
ATIVIDADE 2B - Como será o sarau da classe?
3ª Etapa
ATIVIDADE 3A - À procura de um autor.
ATIVIDADE 3B - À procura de um poema.
4ª Etapa
ATIVIDADE 4A – Analisando poemas.
ATIVIDADE 4B - Um poema encontrado.
5ª Etapa
ATIVIDADE 5A - Escutando leituras de poemas.
ATIVIDADE 5B - Ensaio da leitura.
ATIVIDADE 5C - Organizando a leitura.
ATIVIDADE 5D - Gravar para estudar.
ATIVIDADE 5E - Ensaio final.
6ª Etapa
ATIVIDADE 6A - O sarau.
7ª Etapa
ATIVIDADE 7A - Como o trabalho foi realizado?


Etapa 1: Apresentação do Projeto

FINALIDADES DA ETAPA:
a) Possibilitar ao aluno conhecer, de modo geral, um sarau: como se organiza, quais são os participantes, quais produtos culturais nele circulam (verbais e não verbais: músicas, poemas - declamados ou lidos), qual a ambientação possível a esse evento de interação, entre outros aspectos.
b) A intenção é propiciar um primeiro contato, apenas.

ATIVIDADE 1A CONHECER UM SARAU (1 aula de 50’)
a) Conversar com os alunos a respeito do que é um sarau: quem já ouviu falar, se participaram e quais impressões tiveram.
b) Apresentar aos alunos saraus gravados para conhecimento de todos.
Alguns links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=bsPk12Dj7NQ - Sarau literário poesia e arte.
ATIVIDADE 1B – COMPARTILHAR O PRODUTO FINAL DO PROJETO COM A CLASSE. (1 aula de 50’)

a) Depois da apresentação, conversar com os alunos a respeito do que foi visto: o que acharam, porque, se gostariam de participar de um.

b) Anunciar aos alunos que a classe organizará um sarau de poemas, ao final do Projeto. A escolha do público ficará a cargo dos alunos, podendo o professor sugerir: entre os 4º anos, para os pais, para outros anos. O importante é que os alunos sintam-se a vontade para realizar a leitura em público.
c) Anunciar a data prevista, considerando o possível andamento do trabalho. Combinar com os alunos que, no sarau que a classe realizará, os textos serão lidos, e não, memorizados. Apresente para os alunos, a diferença entre um sarau de declamação e um de leitura.
Alguns links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=B1O2jTg1AOk – “Mais respeito, eu sou criança!” - leitura realizada por aluno. (Leitura)
https://www.youtube.com/watch?v=56mNop2EF1c – Noite da Poesia/2011 (Declamação)
https://www.youtube.com/watch?v=D2ZG2ccuWUo – “Mais respeito, eu sou criança!” – leitura realizada pelo autor Pedro Bandeira.  (Leitura)
https://www.youtube.com/watch?v=vbKaQubdPuw - Arnaldo Antunes – Pensamento (Declamação)
d) Planejar e organizar com os alunos as etapas do trabalho em um cartaz.

e) Conversar com os alunos, que durante a realização do projeto, deverão pensar em um nome para o sarau. Ofereça exemplos que pareçam interessantes. Por exemplo, em uma cidade de Minas Gerais, os alunos dos 1os anos das escolas municipais escolheram o seguinte nome para o sarau que realizaram: Minas em Mim; em outra situação, os alunos resolveram organizar sarau com letras de música que mais pareciam poemas, ficando assim o título: Letras que são poemas; ou Poemas para cantar. Outras sugestões: Poema, pra que te quero? Falando em poesia...; P de poema; Vez e voz do poema.

f) Considerar que os nomes precisam ter a ver com o tema do sarau: POEMAS. Se nesse momento alguns alunos já apresentarem sugestões, o professor deverá anotá-las para discussão posterior.

ATIVIDADE 1C - LEITURA DE POEMA PELO PROFESSOR (1 aula de 50’)

a)      Ler – em voz alta - um poema para a classe.
b)     Contextualize a obra, antes de lê-la (O que motivou a escolha, quando o poema foi escrito, de qual livro foi extraído, fatos interessantes da biografia do autor, outras obras etc.).
c)      Selecione um poema que pareça ser do interesse temático dos alunos e que tenha um grau de complexidade compatível com suas possibilidades de compreensão. Há muitos autores possíveis e interessantes: Cecília Meireles, António da Mota (A bruxa castanha, entre outros), Manoel de Barros (tem um livro, pelo menos, de poemas para crianças), Vinícius de Moraes, Arnaldo Antunes, Tim Burton (há um livro, que faz parte do acervo da SEE, que é muito, mas muito interessante) e até Neruda (Ode ao Gato, por exemplo, se se considerar adequado para a classe). Pode-se, como dito acima, focalizar letras que parecem poemas e incluir Chico Buarque, por exemplo.
Esteja atento para selecionar uma obra que seduza os alunos, que faça com que queiram ler textos desse gênero e organizar o sarau. Nesse momento, a qualidade do texto é fundamental.
d)     Compartilhe as impressões sobre o poema lido (para isto, é necessário que os alunos tenham acesso ao texto projetado em Datashow), como por exemplo:
ü  O que perceberam ao ouvir o poema? O que despertou em vocês?;
ü  Chamar a atenção dos alunos para os efeitos sonoros - marca registrada dos poemas;
ü  Há sons que se repetem?;
ü  Há palavras ou expressões que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem semelhanças sonoras;
ü  Observar como o poema ocupa a página, com margens tanto à direita quanto à esquerda do texto, como se formasse um desenho no papel;
ü  Proponha-lhes que verifiquem as linhas (versos do texto) e o modo como se agrupam (estrofes).
e)      Relacionar a leitura do poema (considerando o gênero) com o projeto que será desenvolvido.

Etapa 2: Estudo de Saraus
FINALIDADE DA ETAPA:
a)      Oferecer um repertório de saraus - quanto a modo de organização, objeto cultural em circulação, possibilidades de ambientação, p.e. -, de modo que aos alunos seja possível ter uma visão mais ampliada desse evento de comunicação e, ainda, que possam escolher a maneira como o sarau que produzirão será organizado.
b)     Tomar decisões sobre a organização do sarau a ser produzido pela classe.
c)      Planejar o desenvolvimento do trabalho, definindo tarefas, prazos e responsáveis.

ATIVIDADE 2A - COMO ORGANIZAR UM SARAU? (1 aula de 50’)
a) Conversar com os alunos sobre a tarefa de organizar um sarau. Começar essa conversa questionando: Já que realizaremos um sarau aqui na escola o que vocês acham que vamos precisar para organizá-lo?
b) Ouvir os alunos atentamente e registrar na lousa tudo o que considerarem necessário. (A organização do espaço, a presença de apresentador – ou não – ou de mais de um apresentador, a organização do tempo).  Discutir com eles a pertinência dos comentários e problematizar alguns eventuais aspectos esquecidos.
c) Assistir novamente o sarau já apresentado (pode ser os saraus já apresentados anteriormente). Conversar com os alunos, dizendo que assistirão novamente para ver se não se esqueceram de nada importante que deva ser feito.
d) Após o vídeo conversar com os alunos e anotar as observações realizadas. Comente sobre as diferenças encontradas e as possibilidades colocadas.

ATIVIDADE 2B: COMO SERÁ O SARAU DA CLASSE? (1 aula de 50’)
a) Recuperar as anotações da aula anterior e decidir com os alunos como será o Sarau da classe. Planejar parte a parte de que maneira será o Sarau. Não esquecer as restrições já colocadas: será um sarau de poemas a partir da leitura dos mesmos.
b) Registrar por escrito as decisões, considerando-as como base para o planejamento do trabalho.


Etapa 3: Seleção do Autor
FINALIDADES DA ETAPA:
a) Ampliar o repertório dos alunos a respeito de autores de poemas.
b) Possibilitar aos alunos – por meio de discussão em grupo - a ampliação dos critérios de apreciação de poemas, considerando suas especificidades e o modo como – textualmente – apresentam seus conteúdos ao leitor.

ATIVIDADE 3A À PROCURA DE UM AUTOR. (3 aulas de 50’)
a) Cada aula será destinada para estudo de um dos autores selecionados.
b) Selecionar livros de três autores na biblioteca/sala de leitura os quais possam ser do gosto dos alunos e, ainda, possíveis de serem lidos e compreendidos pelos mesmos (Verificar se na U.E. há um número significativo de livros dos autores escolhidos).
c) A cada aula, você professor, deverá organizar os alunos, por exemplo, em roda, de modo a favorecer a visualização dos livros por todos. Durante a apresentação, fale um pouco a respeito do autor e leia, pelo menos, um poema para entrarem em contato com a obra. Na leitura, procurar apresentar o texto visualmente - dado as especificidades do gênero - no data show, no retroprojetor ou outro recurso.
d) Após a leitura, conversar com os alunos sobre o autor, perguntando se o conhecem se já leram algo de sua produção etc.
e) Inclua na apresentação vídeos com os autores – sobre sua vida, com eles declamando/lendo seus poemas -, pois isso pode provocar uma aproximação maior dos alunos com eles. (Para localizar no youtube, basta colocar o NOME DO AUTOR+VIDA E OBRA).

Cuidados Importantes:
ü  Ao final das três aulas, os alunos votarão em um autor para apresentar ao público no sarau (o professor deverá estimular a argumentação a favor de cada autor, e só então fazer a votação);
ü  Decidir em quantos grupos a sala será dividida (4 ou 5 alunos em cada grupo) e quantos poemas cada grupo apresentará (um por aluno, um por grupo, ou outra maneira) é tarefa que deve ser analisada considerando-se a natureza do sarau e as suas especificidades. Ter 28 pessoas lendo em um sarau não parece ser muito adequado, pois pode cansar os presentes. Isso significa que é necessário tomar uma decisão sobre essa quantidade. Lembramos que um poema pode ser lido por todos os componentes – dependendo da extensão e da natureza do poema – ou por alguns.

ATIVIDADE 3B – À PROCURA DE UM POEMA. (2 aulas de 50’)
a)      Orientar os alunos para que se organizem nos grupos já definidos na aula anterior, e solicitar que cada grupo selecione o livro para a escolha do poema.
b)     Estimular os alunos a ler vários poemas, a conversar a respeito dos mesmos antes da escolha, lembrando que se assim desejarem, podem mudar a escolha do livro;
c) Ao longo da atividade, monitorar os grupos no processo de escolha, dando-lhes o suporte necessário.
ü   É importante a contribuição do professor no processo de leitura de poemas, para garantir a compreensão dos mesmos, a apreciação dos recursos usados pelo autor. Assim, é fundamental que o professor tenha estudado as obras, com antecedência;
ü  Caso haja coincidência de escolha do poema, realizar a mediação para que o impasse seja resolvido.


Etapa 4: Estudo dos Poemas
FINALIDADE DA ETAPA:
a) Ampliar o repertório de poemas dos alunos, relacionados ao autor selecionado.
b) Possibilitar aos alunos – por meio de discussão em grupo e da realização de Roda de Leitores - a ampliação dos critérios de apreciação de poemas, considerando suas especificidades e o modo como – textualmente – apresentam seus conteúdos ao leitor.

ATIVIDADE 4A – ANALISANDO POEMAS. (pelo menos 3 aulas de 50’)
Esta atividade será realizada por meio da articulação de dois tipos de trabalho: a leitura compartilhada e a leitura compartilhada nos grupos.
No primeiro, a intenção é que o professor, por um lado, ofereça uma referência de estudo de poemas (aspectos a serem observados, qualidade do texto, tema abordado, estilo do autor, recursos verbais empregados no poema, organização interna do poema e os efeitos de sentido decorrentes da mesma); e, por outro, possibilite ao aluno ampliar a sua proficiência leitora no que se refere a poemas.
ü  É importante que o professor escolha pelo menos dois poemas que não fazem parte dos selecionados pelos grupos;
ü  Organizar o estudo de um poema por aula;
ü  Realizar a leitura compartilhada do mesmo, de modo a ampliar a capacidade de compreensão de textos do gênero, considerando a especificidade do estilo do autor.
ü  Considerar as características da classe e suas possibilidades de aprendizagem, o número de leituras compartilhadas coletivas pode ser ampliado.
No segundo, a intenção é que os alunos utilizem a reflexão coletiva como referência nos estudos em grupo, dos poemas selecionados para o sarau. Isto possibilitará ao professor observar quais conteúdos – capacidades, comportamentos e procedimentos – foram apropriados pelos alunos, quais se encontram em processo de apropriação e quais nem sequer foram percebidos, o que coloca demandas posteriores para o professor no desenvolvimento do trabalho.

ATIVIDADE 4B – UM POEMA ENCONTRADO. (1 aula de 50’)
a) Após o trabalho de leitura compartilhada, cada grupo explicará para a classe porque escolheu aquele poema, apresentando-o, lendo-o e justificando a escolha. Nessa justificativa, pode-se até relacionar a escolha com: estilo do autor, tipo de recursos utilizados na obra, temática recorrente da obra do autor, entre outros aspectos.


Etapa 5: Preparação da Leitura
FINALIDADE DA ETAPA:
a) Possibilitar ao aluno a leitura em voz alta do poema, interpretando-o adequadamente.
b) Ampliar a fluência da leitura em voz alta de cada aluno.

ATIVIDADE 5A ESCUTANDO LEITURAS DE POEMAS. (1 aula de 50’)
a) Oferecer ao aluno exemplos de leitura em voz alta de poemas seja por meio de gravações em áudio, em vídeo, ou ao vivo.
b) Estudar as apresentações, considerando: tom da voz, interpretação, recursos utilizados na leitura, clareza da pronúncia, adequação da interpretação.
c) Solicitar que os alunos, após o estudo, ditem para o professor os aspectos importantes (para garantir o envolvimento do ouvinte) que devem ser considerados quando forem ler os seus poemas. Registrar na lousa e posteriormente oferecer cópia aos alunos, para ser tomado como referência quando realizarem a leitura individual.
Links recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=2M_mDAcylBs - "Bola de Gude" e "Aula de Leitura" realizada pelo autor Ricardo Azevedo
https://www.youtube.com/watch?v=D2ZG2ccuWUo – “Mais respeito, eu sou criança!” – leitura realizada pelo autor Pedro Bandeira. 

ATIVIDADE 5B – ENSAIO DA LEITURA (1 aula de 50’)
a) Providenciar para que todos os alunos de cada grupo tenham em mãos a cópia do poema que será estudado.
b) Em grupo, estudar o modo de ler o poema: os alunos leem em voz alta, considerando as anotações realizadas na atividade anterior.
c) O grupo ouve, analisa, discute com os colegas como seria possível melhorar a leitura.
d) O professor deverá circular pelos grupos, ajudando no trabalho proposto.
e) Os alunos devem ensaiar em casa também.

ATIVIDADE 5C – Organizando a leitura (1 aula de 50’)
a) Cada grupo deverá definir como o poema escolhido será lido no sarau - por um dos componentes do grupo, dupla, por todo o grupo.
b) É importante que no caso da opção não envolver todos os alunos, os demais auxiliem com dicas para melhorar a leitura do amigo (ler mais alto, melhorar a pronúncia das palavras, não cobrir o rosto, cuidar da entonação etc.).
c) Mostrar aos alunos, no caso de optarem por lerem em duplas ou grupo, como utilizar recursos de marcação no texto que podem orientar a leitura – grifo na parte que será lida pelo aluno, nome na frente de cada estrofe, anotações a respeito da entonação etc..

ATIVIDADE 5D – GRAVAR PARA ESTUDAR (1 aula de 50’)
a) Realizar a gravação da leitura (pode ser realizada com celular) de cada grupo para que sugiram modificações, caso considerem necessário.
b) Apresentar a gravação de cada grupo e discutir a qualidade da fluência leitora coletivamente, considerando os aspectos levantados na atividade 5A.
c) Orientar os alunos de cada grupo, a anotar as dicas dadas pelos colegas, para realizar os ajustes necessários.

ATIVIDADE 5E – ENSAIO FINAL (2 aulas de 50’)
a) Orientar os alunos a ensaiar e apresentar a leitura para os demais, tal como será feita no dia do sarau.
b) Avaliar com a classe as apresentações e propor os ajustes finais.
c) Recuperar os registros da Atividade 2C referente às decisões sobre a organização do sarau e definir com os alunos como será a apresentação (Como será feito o convite? Haverá algum adereço que remeta ao poema lido? Em qual espaço da escola será apresentado o sarau? Como o espaço será organizado?).

Etapa 6: Realização do Sarau
FINALIDADE DA ETAPA
a)      Apresentar o trabalho realizado.
ATIVIDADE 6A – O SARAU
a)      Realização do Sarau, propriamente.
b)     Leitura em voz alta do poema selecionado, no sarau produzido pela classe.
Observação: gravar o sarau para análise posterior.

Etapa 7: Avaliação
FINALIDADE DA ETAPA
a)        Verificar se o sarau foi realizado de acordo com o programado – ou não – e as razões para tanto.
b)        Verificar se a leitura realizada pelos alunos no sarau atendeu ao que foi estudado durante o desenvolvimento do trabalho.
c)         Identificar aprendizagens realizadas pelos alunos.

ATIVIDADE 7A – COMO O TRABALHO FOI REALIZADO? (1 aula de 50’)
a) Realizar, com a classe, uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, a partir tanto da gravação feita, quanto das impressões de todos a respeito do evento real.
b) Orientar a reflexão por questões como:
ü  O sarau foi desenvolvido tal como o planejamos?
ü  Por quais motivos?
ü  Todos cumpriram suas responsabilidades? Exemplifique.
ü  As leituras foram adequadas? Explique.
ü  Os recursos usados em cada leitura foram adequados? Explique.
ü  O que precisaria ser melhorado para a próxima edição/sarau?
ü  O que foi possível aprender com esse trabalho?




[1] Proposta preliminar elaborada pelas DER’s Avaré, Pirajú, municípios conveniados de Sarutaiá, Óleo e Manduri, e formadora do Ler e Escrever em junho de 2012/ Proposta final elaborada a partir de discussão do Programa e revisada com mediação de Kátia Lomba Bräkling e Telma Weisz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário