.

domingo, 28 de junho de 2015

Projeto meio ambiente



Projeto meio ambiente
                                         
Duração do projeto: 2 meses
Justificativa:
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde a meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza e acima de tudo aprendam a cuidar de nossos recursos naturais promovendo desenvolvimento sustentável.
Objetivo geral:
.Valorizar o meio ambiente;
.Desenvolver o respeito ecológico e o conhecimento de mundo;


.Desenvolver a linguagem visual e oral, o conhecimento do mundo e o senso crítico;
Problematização:
O que sabemos?
“Que não podemos matar os animais.”
“Que se arrancarmos as plantinhas elas choram.”
O que queremos saber?
“Por que as pessoas cortam as árvores?”
Detonador do projeto:
Música ”viver “ da Xuxa
Conversa sobre o tema
Eixos norteadores da educação infantil:
Identidade e autonomia:
Qual a consequência do desmatamento  e da poluição em nossas vidas?
Como nossas ações podem ajudar ou prejudicar o meio ambiente?
Música e movimento:
Objetivos:
.Trabalhar a expressão gestual e corporal;
.Aprender músicas relacionadas ao tema.
Estratégias:
Cds, músicas xerocadas, máscaras de animais.
Atividades:
.Músicas (rosa juvenil, o cravo e a rosa, D. Girafa, a jiboia, borboletinha...)
.Cirandas;
.Brincadeiras populares;
Desenho nas letras do nome.
Artes visuais:
Objetivos:
.Produzir trabalhos de artes utilizando materiais variados;
.Desenvolver a coordenação motora;
.Alinhavar, recortar, colar, montar, desenhar.
Estratégias:
.Pincéis
.Tinta guache
.Cola colorida
.Retalhos
.Lã
.cola
.Tesoura
Atividades:
.Pinturas variadas;
.Desenhos;
.Confecção de brinquedos usando sucata;
.Modelagem;
.Dobraduras;
.Recortes e colagens;
.Confecção de cartazes, viseiras e óculos;
.Confecção de bichinhos usando as mãos.
Linguagem oral e escrita:
Objetivos:
.Ouvir histórias, poesias, textos informativos sobre o tema;
.Identificar a primeira letra ou sílaba de algumas plantas e animais.
.Relatar vivências sobre o tema trabalhado.
.Trabalhar o alfabeto cursivo.
Estratégias:
.Cartelas de bingo.
.Livros de história.
.Atividades em folhas xerocadas.
.Poesias.
Atividades:
.Jogos dos sete erros.
.Bingo de letras cursivas.
.Completar com a letra inicial.
.Escrita do alfabeto cursivo.
.Estudo da palavra.
.Tentativa de escrita.
.Interpretação oral das histórias contadas.
.Ligar os desenhos às palavras pedidas.
.Labirinto de palavras.
.Ligar as palavras iguais.
.Marcar na poesia as palavras pedidas.
Natureza e sociedade
Objetivos:
.Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde vive.
.Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
.Conhecer materiais que podem ser reciclados.
.Diferenciar seres vivos e seres que não possuem vida.
Estratégias:
.Garrafas descartáveis.
.Feijão.
.DVD.
.Conversa informal.
Atividades:
.Ligar as partes da planta.
.Plantar, aguar e cuidar do feijão plantado.
.Marcar atitudes de respeito ao meio ambiente.
.Assistir o filme “Rio” e fazer o desenho.
.Marcar os elementos da natureza.
.Recolher materiais que podem ser reciclados.
.Fazer a sequência do nascimento de uma planta.
.Ligar os seres vivos.
Matemática
Objetivos:
.Identificar antecessores e sucessores.
.Reconhecer números de 0 a 20.
.Colocar as figuras em ordem crescente ou decrescente.
.Relacionar números e numerais.
.Revisar cores.
.Trabalhar diferentes formas e tamanhos.
Estratégias:
.Atividades xerocadas.
.Palitos de picolé.
.Giz.
.Cartelas de bingo.
.Figuras de animais.
Atividades:
.Contar e ligar os desenhos ao número certo.
.Colorir a quantidade pedida.
.Probleminhas.
.Desenhar flores na ordem decrescente.
.Marcar a quantidade correta.
Colorir o caminho da joaninha seguindo os números de 0 a 20.
.Completar as quantidades.
.Colorir da cor pedida.
.Escrever de 0 a 20.
.Colorir na sequencia correta de cores.
.Adição.
.Liga pontos.
Recursos humanos: Professores e alunos
Recursos materiais: Copos descartáveis, feijão, ofício, cola colorida, lã, sucatas, cartelas de bingo.
Culminância:
Exposição dos trabalhos apresentados.
Avaliação:
Será feita de acordo com o interesse e a participação da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário