PROJETO ÁGUA
APRENDENDO A CUIDAR NÃO VAI FALTAR
INTRODUÇÃO
Nos últimos
anos tem sido grande a preocupação com o meio ambiente, principalmente quando
se pensa na questão da água, com a ideia de sua provável inexistência. O que
nos faz pensar que a conscientização das pessoas quanto aos valores
sustentáveis se torna mais importante a cada dia, e por isso é imprescindível
que tais valores sejam despertados desde a infância para que assim, nossas crianças
adotem bons hábitos de preservação da água em nosso planeta.
JUSTIFICATIVA
Este projeto
tem como finalidade estimular as crianças às ações e posturas responsáveis,
seja junto à natureza, em sua casa ou na comunidade onse estão inseridos com
único intuito de preservar nosso ambiente através do uso correto da água.
Nossa
comunidade sempre sofreu muito com a questão da escassez da água pois grande parte da população mora no alto do
morro. Não tem água encanada e, o abastecimento se dá somente três vezes
por semana, impulsionado por bomba que,
quando quebra demora certo tempo para
consertar.
OBJETIVO GERAL
·
Estabelecer uma relação entre os
estudantes e o meio ambiente, fazendo com que esses, conscientizem-se sobre os
problemas que o mundo enfrenta com o uso incorreto da água, e consequentemente
ensiná-las ao consumo consciente.
TEMAS
A água que eu uso:
·
Onde usamos a
água em nosso dia a dia?
·
De onde vem?
·
Para onde vai?
A
importância da água:
·
A água e a
natureza.
·
A água com foco
na vida do planeta
Economizando
água:
·
Em casa.
·
Reaproveitamento
da água da chuva.
·
Outros: na
agricultura, economia pecuária, na indústria, etc.
ESTRATÉGIAS
Pretende-se com esse projeto
estabelecer integração com as seguintes áreas do conhecimento:
Linguagem/Arte: os alunos desenvolverão desenhos e
materiais sobre água e meio ambiente.
História e Geografia: O professor auxiliará seus alunos a
buscar a história da água, rios e nascentes, localização em mapas, entre
outros.
Ciências: o professor desenvolverá atividades
relacionadas sobre a importância da água para os seres vivos, entre outros.
Matemática: o professor trabalhará com gráficos e tabelas, a partir de
dados
sobre economia / desperdício da água.
Recursos
·
Documentários
( vídeos)
·
Círculos
de debates.
·
Aula
expositiva
Tempo de duração:2 meses
Público alvo: alunos da Educação Infantil ao 5º ano
de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário