.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ATIVIDADES COM CRIANÇAS DE 2 a 3 ANOS






           ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS

Sugestões de atividades e estímulos para o berçário 

 

"O adulto precisa apresentar o mundo"

. Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...

. Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.

. Bolinhas de cheirinho feito com meia calça

. Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.

. Tampas de Nescau com figuras.

. Cds com figuras, furado e usado como móbile.

. Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.

. Janelinhas das sensações.

. Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.

. Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...

. Varal das sensações.

. Cestos dos tesouros.

. Pendulo com bola e elástico colado no teto.

. Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz
( variar com gelatina colorida). 

 

 Esconde-Esconde (para bebês)

 

Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre. 

_ IDADE A partir de 6 meses. 

_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam 
existindo mesmo quando saem do campo de visão. 

_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande
 e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. 
Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome.
 Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, 
como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?"
 Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto.
 Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando
 eles saem, por exemplo, para trabalhar.

 

 Encaixes (para bebês)

 

Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado. 

_ IDADE A partir de 6 meses. 

_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso. 

_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos. 

_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe
 dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro
 até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e
 colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles
 (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. 

Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. 
Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

 

 Cores (para bebês)

 

Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!

_ IDADE A partir de 3 meses. 

_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais
 nítida a partir do terceiro mês. 

_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma. 

_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. 

Deixe a criança segurá-los e derrubá-los. 

_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET 
transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes
 cores e tamanhos, dentro desses recipientes. 

Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar
 água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos
 para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

 

 

ATIVIDADES COM CRIANÇAS DE 2 a 3 ANOS


As crianças de 2 anos são  muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.Nesta idade, porém os lápis devem ser estreitos.
Em torno de 3 anos as crianças podem também apontar os lápis.  Mas tome cuidado na hora de comprar  os lápis e giz, de forma que não contenham elementos danosos para a saúde. As crianças gostam de  desenhar e pintar, como também mostrar suas criações para pais e conhecidos.
As tintas de dedo são as preferidos das maiorzinhas.  Com as mãos sobre o papel estão prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.
Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar.  Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.

As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.

No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos!  Elas aprendem rapidamente.
De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos  industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.
 

Desenvolvimento da fala

Com brinquedos simples  o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação  feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.
Sua

Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende  o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.

Quando a criança observar uma máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz para lavar roupa.  Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.
Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.
 

Como outra  brincadeira , você pode apontar  perguntar-lhe:- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca?  E assim ela vai aprender brincando.


Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarece-las  sobre cada figurinha que esteja ali.

Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais  e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que repita-as. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a estorinha e quando você a contar ela a irá complementar.

Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou brinquedos de plástico de montar. Mostre como devem fazer e elas  o farão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário