Projeto:
Plantas
Justificativa
É nos
primeiros anos de escolaridade que plantamos a sementinha da consciência
ambiental, para desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com
o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes,
motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de
soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. O contato
com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza,
estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.
Objetivos:
·
Valorizar a diversidade biológica, posicionando-se contra quaisquer
formas de discriminação, menosprezo ou maltrato com as plantas;
·
Pesquisar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças entre seres
vivos, identificando características comuns e específicas;
·
.Agrupar os seres vivos com base em características comuns de acordo com
critérios próprios e ou científicos;
·
Reconhecer a existência de um ciclo vital para todos os seres vivos, que
inclui nascimento, crescimento, reprodução e morte;
·
Reconhecer as diferentes escalas de tempo no ciclo vital dos seres
vivos;
·
Reconhecer e diferenciar as partes de uma planta, identificando e
explicando a função de cada parte;
·
Plantar uma semente e cultivá-la.
Conteúdos:
Conceituais:
·
Partes da planta;
·
Ciclo da vida de uma planta;
·
Cuidados com o meio ambiente.
Procedimentais:
·
Leitura realizada pelo professor de diferentes textos em que o conteúdo
temático auxilie na discussão sobre os cuidados com as plantas e com o meio
ambiente;
·
Plantar uma semente (de escolha da classe e do professor) para
cultivar e relatar seu crescimento.
Atitudinais:
·
Situações de roda de conversa em que os alunos relatem seus conhecimentos prévios sobre o
tema;
·
Criar
uma postura favorável a preservação do meio ambiente e das plantas que
encontramos nele;
·
Fazer
uso de bons hábitos de preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
·
Partes do planta;
·
Função das partes da planta;
·
Plantar uma semente e cultivá-la;
·
Cuidados com o meio ambiente;
·
Relatório sobre o desenvolvimento da semente cultivada.
Desenvolvimento
·
Apresentação do projeto que será proposto;
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
·
Relatos;
·
Pesquisas;
·
Roda da conversa sobre a preservação das plantas e sua importância para
o meio ambiente;
·
Plantar uma semente e relatar seu crescimento através de desenhos e
textos com o auxílio do professor;
·
Experiência do cravo para explicar a função do caule;
·
Quebra-cabeça com as partes da planta;
·
Jogo da memória com as partes da planta;
·
Dramatizar as músicas "Alecrim dourado" e "Batatinha
quando nasce";
·
Atividades escritas e de desenhos sobre o tema, tais como: cruzadinhas,
caça-palavras, ligar desenhos de partes da planta a sua função, listagem de
alimentos de acordo com a parte da planta, produção oral da sequencia do
crescimento de uma planta.
·
Cartazes e painéis.
OBJETIVO
COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)
O Projeto de trabalho
terminará com uma Exposição do que foi obtido com a plantação das sementes e da
produção escrita da função de cada parte da planta e também dos relatórios
elaborados ao longo do projeto.
AVALIAÇÃO
Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia,
observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas
atividades propostas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário