Projeto: Brincadeiras
cantadas
LINGUA PORTUGUESA –
ALFABETIZAÇÃO
JUSTIFICATIVA:
Para
aprender a ler e escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que
a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem. Assim
alfabetizar não significa apenas ensinar os signos e seus sons, e sim, oferecer
situações de uso real desses signos propondo a reflexão sobre o uso e sobre o
que representa.
Considerando-se
esse caráter construtivo do aprendizado da leitura e da escrita devemos levar em conta as hipóteses
que as crianças tem sobre a escrita. Tendo consciência desse processo que todo
ser humano passa, adulto ou criança e ao longo da história da humanidade, é
possível realizar intervenções no sentido de promover avanços significativos.
A
proposta do letramento está presente desde o nascimento. Nascemos em um mundo
letrado, independente da classe social. As crianças estão imersas em um mundo
de informações e as processa de uma maneira bem particular. Ao ingressarem na
escola podem contribuir com suas experiências para a construção do seu
aprendizado.
Desta
maneira a escola tem propor situações contextualizadas e reais de escrita.
“Algumas situações didáticas favorecem especialmente
a analise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a
correspondência fonográfica. São atividades que exigem uma atenção à análise –
tanto quantitativos quanto qualitativos- da correspondência entre segmentos
falados e escritos. São situações privilegiadas de atividade, em que, o aluno
precisa:
ü
Ler, embora não saiba ler;
ü
Escrever, embora não saiba escrever;
Em
ambas é necessário que ele coloque em jogo tudo o que sabe a respeito da
escrita, para poder realizá-las “[1]
E
é por isso que escolhemos trabalhar com textos invariáveis. São textos de fácil
domínio oral que permitiram vivenciar situações tais como as descritas
anteriormente. Para tanto usaremos como principal obra o CD “Abre a roda tin
do lê lê”, fruto de pesquisa sobre canções e brincadeiras cantadas
do folclore brasileiro.
A intenção é construir um livro com as brincadeiras aprendidas
e que, uma cópia, será doado para os alunos da Educação Infantil da Escola
Municipal Machado de Assis.
Rita de
Cássia Rodrigues Batista
·
Adequar a fala em função da situação de comunicação;
·
Identificar ritmos e melodias;
·
Usar procedimentos de leitura, pseudoleitura, para obtenção de informações;
·
Usar a escrita como recurso de registro dos conhecimentos
adquiridos;
·
Produzir textos;
·
Trabalhar em duplas de modo a favorecer com a aprendizagem do
outro;
·
Conhecer e valorizar a cultura brasileira.
RECURSOS
TECNOLÓGICOS
Aparelho de som
ETAPAS PREVISTAS
1. Apresentar o CD “Abre a roda tin do lê
lê” aos alunos;
2. Realizar brincadeiras propostas;
3. Garantir o domínio oral dos textos;
4. Realizar pesquisas com os familiares;
5. Realizar atividades envolvendo leitura
e pseudoleitura;
6. Realizar atividades de escrita (da
canção toda ou de partes com ou sem banco de dados);
7. Realizar ilustrações acompanhando a
letra das canções;
8. Confeccionar um livro com as canções
aprendidas;
9. Apresentar o livro aos alunos da
Educação Infantil.
ATIVIDADES
TIGELINHA DE ÁGUA FRIA
1.
Garantir
o domínio oral por meio de brincadeiras;
2.
Entregar
a matriz com o texto escrito;
3.
Solicitar
que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.
Solicitar
que procurem as seguintes palavras: tigelinha, Maria, prateleira, água e chorou
(solicitar que pintem cada uma de uma cor);
5.
Realizar
atividade de banco de dados;
Caso
tenha alunos alfabéticos dispensar o uso do banco de dados
UMA PULGA NA BALANÇA
1.
Garantir
o domínio oral por meio de brincadeiras, sugestão crachá;
2.
Entregar
a matriz com o texto escrito;
3.
Solicitar
que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.
Solicitar
que procurem as seguintes palavras: balança, França, correr, brincar, ganhar
(solicitar que pintem cada uma de uma cor);
5.
Chamar
a atenção para o som dessas palavras (elas rimam por causa do final) se
necessário realizar brincadeiras como: o que rima com França, etc.
6.
Realizar
atividade de banco de dados;
Caso
tenha alunos alfabéticos dispensar o uso do banco de dados
BORBOLETINHA
1.
Apresentar
a música no CD;
2.
Enviar
lição de casa (matriz): Cante com os seus pais a música que você aprendeu hoje
na escola. Vocês conhecem outro jeito de cantar? Preparem-se para contar para
seus amigos e sua professora amanhã;
3.
Socializar
a lição de casa;
4.
Escrever
a música em painel coletivamente (durante esta atividade, pode-se solicitar aos
alunos que arrisquem a escrita de algumas palavras, mostrando para eles
que cada criança tem uma hipótese).
O CAMALEÂO
1.
Garantir
o domínio oral por meio de brincadeiras;
2.
Entregar
a matriz com o texto escrito;
3.
Solicitar
que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.
Solicitar
que procurem algumas palavras
5.
Realizar
atividade completando as lacunas (realizar agrupamentos e utilizar letras
móveis);
Caso
tenha alunos alfabéticos agrupá-los entre si e dispensar as letras móveis.
LÁ EM CIMA DO PIANO
1.
Garantir
o domínio oral por meio de brincadeiras, ex: crachá;
2.
Entregar
as palavras do texto recortadas (para silábico alfabético e alfabético) e
dividido em frases (para pré-silábicos e silábicos);
3.
Solicitar
que montem o texto no caderno.
ü
Essas
são algumas sugestões, conforme o desenvolvimento dos alunos poderemos partir
para a escrita desses textos e até de textos maiores.
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