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segunda-feira, 29 de junho de 2015

Projeto: Brincadeiras cantadas



Projeto: Brincadeiras cantadas
LINGUA PORTUGUESA – ALFABETIZAÇÃO



JUSTIFICATIVA:
         Para aprender a ler e escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem. Assim alfabetizar não significa apenas ensinar os signos e seus sons, e sim, oferecer situações de uso real desses signos propondo a reflexão sobre o uso e sobre o que representa.
            Considerando-se esse caráter construtivo do aprendizado da leitura e da  escrita devemos levar em conta as hipóteses que as crianças tem sobre a escrita. Tendo consciência desse processo que todo ser humano passa, adulto ou criança e ao longo da história da humanidade, é possível realizar intervenções no sentido de promover  avanços significativos.
            A proposta do letramento está presente desde o nascimento. Nascemos em um mundo letrado, independente da classe social. As crianças estão imersas em um mundo de informações e as processa de uma maneira bem particular. Ao ingressarem na escola podem contribuir com suas experiências para a construção do seu aprendizado.
            Desta maneira a escola tem propor situações contextualizadas e reais de escrita.
            Algumas situações didáticas favorecem especialmente a analise e a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita e a correspondência fonográfica. São atividades que exigem uma atenção à análise – tanto quantitativos quanto qualitativos- da correspondência entre segmentos falados e escritos. São situações privilegiadas de atividade, em que, o aluno precisa:
ü  Ler, embora não saiba ler;
ü  Escrever, embora não saiba escrever;



Em ambas é necessário que ele coloque em jogo tudo o que sabe a respeito da escrita, para poder realizá-las “[1]
      E é por isso que escolhemos trabalhar com textos invariáveis. São textos de fácil domínio oral que permitiram vivenciar situações tais como as descritas anteriormente. Para tanto usaremos como principal obra o CD “Abre a roda tin do lê lê”, fruto de pesquisa sobre canções e brincadeiras cantadas do folclore brasileiro.
      A intenção é construir um livro com as brincadeiras aprendidas e que, uma cópia, será doado para os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Machado de Assis.

Rita de Cássia Rodrigues Batista

O QUE OS ALUNOS APRENDERÃO COM O PROJETO? (objetivos)
·         Adequar a fala em função da situação de comunicação;
·         Identificar ritmos e melodias;
·         Usar procedimentos de leitura, pseudoleitura,  para obtenção de informações;
·         Usar a escrita como recurso de registro dos conhecimentos adquiridos;
·         Produzir textos;
·         Trabalhar em duplas de modo a favorecer com a aprendizagem do outro;
·         Conhecer e valorizar a cultura brasileira.
 DURAÇÃO DO PROJETO
Um bimestre.  
 RECURSOS TECNOLÓGICOS




Aparelho de som
ETAPAS PREVISTAS
1.    Apresentar o CD “Abre a roda tin do lê lê” aos alunos;
2.    Realizar brincadeiras propostas;
3.    Garantir o domínio oral dos textos;
4.    Realizar pesquisas com os familiares;
5.    Realizar atividades envolvendo leitura e pseudoleitura;
6.    Realizar atividades de escrita (da canção toda ou de partes com ou sem banco de dados);
7.    Realizar ilustrações acompanhando a letra das canções;
8.    Confeccionar um livro com as canções aprendidas;
9.    Apresentar o livro aos alunos da Educação Infantil.
ATIVIDADES
TIGELINHA DE ÁGUA FRIA
1.    Garantir o domínio oral por meio de brincadeiras;
2.    Entregar a matriz com o texto escrito;
3.    Solicitar que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.    Solicitar que procurem as seguintes palavras: tigelinha, Maria, prateleira, água e chorou (solicitar que pintem cada uma de uma cor);
5.    Realizar atividade de banco de dados;
Caso tenha alunos alfabéticos dispensar o uso do banco de dados
UMA PULGA NA BALANÇA
1.    Garantir o domínio oral por meio de brincadeiras, sugestão crachá;
2.    Entregar a matriz com o texto escrito;
3.    Solicitar que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.    Solicitar que procurem as seguintes palavras: balança, França, correr, brincar, ganhar (solicitar que pintem cada uma de uma cor);
5.    Chamar a atenção para o som dessas palavras (elas rimam por causa do final) se necessário realizar brincadeiras como: o que rima com França, etc.
6.    Realizar atividade de banco de dados;
Caso tenha alunos alfabéticos dispensar o uso do banco de dados
BORBOLETINHA
1.    Apresentar a música no CD;
2.    Enviar lição de casa (matriz): Cante com os seus pais a música que você aprendeu hoje na escola. Vocês conhecem outro jeito de cantar? Preparem-se para contar para seus amigos e sua professora amanhã;
3.    Socializar a lição de casa;
4.    Escrever a música em painel coletivamente (durante esta atividade, pode-se solicitar aos alunos que arrisquem a escrita de algumas palavras, mostrando para eles que  cada criança tem uma hipótese).
O CAMALEÂO
1.    Garantir o domínio oral por meio de brincadeiras;
2.    Entregar a matriz com o texto escrito;
3.    Solicitar que realizem a leitura verificando a relação entre o falado e o escrito;
4.    Solicitar que procurem algumas palavras
5.    Realizar atividade completando as lacunas (realizar agrupamentos e utilizar letras móveis);
Caso tenha alunos alfabéticos agrupá-los entre si e dispensar as letras móveis.

LÁ EM CIMA DO PIANO
1.    Garantir o domínio oral por meio de brincadeiras, ex: crachá;
2.    Entregar as palavras do texto recortadas (para silábico alfabético e alfabético) e dividido em frases (para pré-silábicos e silábicos);
3.    Solicitar que montem o texto no caderno.

ü  Essas são algumas sugestões, conforme o desenvolvimento dos alunos poderemos partir para a escrita desses textos e até de textos maiores.




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