OBJETIVOS
·
Reconhecer
o globo terrestre e os mapas como forma de representação do espaço;
·
Localizar
objetos e a sua posição em relação a outros, reconhecendo as relações
espaciais;
·
Identificar
os elementos naturais e construídos das paisagens;
·
Identificar,
registrar e comunicar, a partir da observação da natureza, as características
comuns dos seres vivos e não vivos
CONTEÚDOS
·
O
que são mapas e para que servem;
·
O
que são percurso e para que servem;
·
Localização
espacial: esquerda/direita; frente/atrás
·
O
que são seres vivos e não vivos;
·
Elementos
construídos dentro de um bairro;
·
A
preservação do espaço físico da escola e de seus arredores;
DESENVOLVIMENTO
·
Apresentação
do tema da sequência didática;
·
Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos;
·
Relatos
e rodas da conversa sobre a importância de cuidar da escola e de tudo que há
nela e em seu entorno;
·
Registros
de percursos realizados, dentro e fora da escola;
·
Cartazes
e painéis;
·
Expedição
cultural a um estabelecimento comercial do bairro;
·
Desenho
do percurso a expedição cultural;
·
Volta
no quarteirão da escola;
·
Desenho
do percurso da volta no quarteirão da escola;
·
Sala
de informática: uso do Google Maps
·
Uso
do globo terrestre e de mapas.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a
participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a
assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento.
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