PROJETO DE ARTES:
TARSILA DO AMARAL
PERÍODO: 2 MESES
JUSTIFICATIVA
AO SE
VALORIZAR O PAPEL DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AO CRIAR, MANIPULAR
MATERIAIS CONCRETOS, EXPRESSAR SENTIMENTOS E TOMAR CONTATO COM MANIFESTAÇÕES
ARTÍSTICAS, AS CRIANÇAS DESCOBREM UM UNIVERSO AMPLO DE MUITAS POSSIBILIDADES E
EXPERIÊNCIAS. ALÉM DISSO, AMPLIAM SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO, DESENVOLVEM OS
SENTIDOS E AS RELAÇÕES QUE MANTÊM ENTRE SI, ALÉM DE EXERCITAR AS HABILIDADES
MOTORAS. O NOSSO PAPEL É CRIAR CONDIÇÕES MATERIAIS E PEDAGÓGICAS PARA QUE O
CONTATO DA CRIANÇA COM A ARTE ACONTEÇA DE FORMA MAIS LÚDICA E PRAZEROSA.
ORIENTAR, PROVOCAR ,E CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE ELA FAÇA, REFAÇA,
EXPERIMENTE E CONSTRUA. A PREOCUPAÇÃO DA NOSSA ESCOLA É FAZER COM QUE A ARTE
SEJA COMPREENDIDA PELAS CRIANÇAS COMO UMA LINGUAGEM HUMANA, UMA FORMA NATURAL E
PROFUNDA DE EXPRESSÃO DE IDEIAS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
OBJETIVOS
*DESCOBRIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO, UTILIZANDO-SE
DO TRABALHO DE ARTE E DA LINGUAGEM DO DESENHO.
* FAMILIARIZAR-SE COM OBRAS ARTÍSTICAS.
*DESPERTAR INTERESSE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES E DAS OUTRAS
CRIANÇAS.
* EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS E VONTADES AGINDO COM
PROGRESSIVA AUTONOMIA.
*CONHECER A
BIOGRAFIA DA ARTISTA.
METODOLOGIAS
1ª TELA
A FEIRA
1- COLOCAR EM
EXPOSIÇÃO A TELA A FEIRA I, AS CRIANÇAS IRÃO OBSERVAR A TELA E FAZER UM BREVE
COMENTÁRIO.
2- IDENTIFICAR AS
FRUTAS REGIONAIS QUE APARECEM NA TELA.
3- IDENTIFICAR AS
CORES, USADAS NA PINTURA DA TELA.
4- COMPARAR A FEIRA DO QUADRO, COM A DA NOSSA CIDADE.
5- REPRODUZIR UM
DESENHO LIVRE ATRAVÉS DA TELA.
6- CRIAR E RECRIAR UMA ARTE NA TURMA DE FORMA COLETIVA ,
EXPLORANDO A CRIATIVIDADE DA TURMA .(
COLAGEM)
2ª TELA
O MAMOEIRO
1-PROMOVER
CONVERSA INFORMAL, RELATANDO O QUE APARECE NA TELA.
2-MATEMÁTICA:
OBSERVAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS ENCONTRADAS NA TELA.
3- EXPLORAR AS
CORES, OBJETOS, PESSOAS E AS MORADIAS DO QUADRO.
4- MOSTRAR UMA MAMÃO
PARA AS CRIANÇAS DEIXA-LAS TOCAR, SENTIR O CHEIRO E A FORMA.DIVIDA O MAMÃO E DÊ
UM PEDAÇO PARA CADA CRIANÇA, PARA QUE ELAS POSSAM SENTIR E EXPLORAR O GOSTO DA FRUTA.
5- NA FOLHA, AS CRIANÇA IRÃO PROMOVER A REPRODUÇÃO DA OBRA.
(O MAMOEIRO). CADA CRIANÇA SERÁ RESPEITADA DE ACORDO COM A SUA HABILIDADE ARTÍSTICA.
6-XEROCAR O DESENHO DA OBRA PARA QUE AS CRIANÇAS FAÇA UM
BELO COLORIDO.
3ª TELA
A
CUCA
1-APÓS ANALISARMOS, VISUALIZARMOS E OBSERVARMOS, AS OBRAS DA
ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL, OS ALUNOS TERÃO A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR
O SEU REPERTÓRIO E EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DO FAZER ARTÍSTICO, DESENVOLVENDO
A CRIATIVIDADE CRIANDO UMA TELA DE SUA AUTORIA.
2- INCENTIVAR A PRODUÇÃO
DA TELA COM MASSINHA DE MODELAR.
CULMINÂNCIA: SERÁ FEITA A EXPOSIÇÃO DE TODAS AS ARTES FEITAS PELAS CRIANÇAS PARA TODA A
ESCOLA.
AVALIAÇÃO
AS CRIANÇAS SERÃO
AVALIADAS A TODO MOMENTO, PELO COMPORTAMENTO, PELA DESENVOLTURA E INTERESSE NO
PROJETO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário