.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

PROJETO DE ARTES: TARSILA DO AMARAL






 PROJETO DE ARTES: TARSILA DO AMARAL

PERÍODO: 2 MESES
JUSTIFICATIVA
        AO SE VALORIZAR O PAPEL DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AO CRIAR, MANIPULAR MATERIAIS CONCRETOS, EXPRESSAR SENTIMENTOS E TOMAR CONTATO COM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, AS CRIANÇAS DESCOBREM UM UNIVERSO AMPLO DE MUITAS POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS. ALÉM DISSO, AMPLIAM SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO, DESENVOLVEM OS SENTIDOS E AS RELAÇÕES QUE MANTÊM ENTRE SI, ALÉM DE EXERCITAR AS HABILIDADES MOTORAS. O NOSSO PAPEL É CRIAR CONDIÇÕES MATERIAIS E PEDAGÓGICAS PARA QUE O CONTATO DA CRIANÇA COM A ARTE ACONTEÇA DE FORMA MAIS LÚDICA E PRAZEROSA. ORIENTAR, PROVOCAR ,E CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA QUE ELA FAÇA, REFAÇA, EXPERIMENTE E CONSTRUA. A PREOCUPAÇÃO DA NOSSA ESCOLA É FAZER COM QUE A ARTE SEJA COMPREENDIDA PELAS CRIANÇAS COMO UMA LINGUAGEM HUMANA, UMA FORMA NATURAL E PROFUNDA DE EXPRESSÃO DE IDEIAS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
    OBJETIVOS
*DESCOBRIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO, UTILIZANDO-SE DO TRABALHO DE ARTE E DA LINGUAGEM DO DESENHO.
* FAMILIARIZAR-SE COM OBRAS ARTÍSTICAS.
*DESPERTAR INTERESSE PELAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES E DAS OUTRAS CRIANÇAS.
* EXPRESSAR DESEJOS, SENTIMENTOS E VONTADES AGINDO COM PROGRESSIVA AUTONOMIA.
   *CONHECER A BIOGRAFIA DA ARTISTA.


 Confira a galeria da Arte no Telão do Domingão:


     METODOLOGIAS
                               1ª TELA
                                A FEIRA
                            
1-   COLOCAR EM EXPOSIÇÃO A TELA A FEIRA I, AS CRIANÇAS IRÃO OBSERVAR A TELA E FAZER UM BREVE COMENTÁRIO.
2-   IDENTIFICAR AS FRUTAS REGIONAIS QUE APARECEM NA TELA.
3-   IDENTIFICAR AS CORES, USADAS NA PINTURA DA TELA.
4-   COMPARAR  A FEIRA DO QUADRO, COM A DA NOSSA CIDADE.
5-   REPRODUZIR UM DESENHO LIVRE ATRAVÉS DA TELA.
6-   CRIAR E  RECRIAR UMA ARTE NA TURMA DE FORMA COLETIVA , EXPLORANDO  A CRIATIVIDADE DA TURMA .( COLAGEM)
                                       



 mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral





                                                 2ª TELA
                             O MAMOEIRO
                          


     1-PROMOVER CONVERSA INFORMAL, RELATANDO O QUE APARECE NA TELA.
    2-MATEMÁTICA: OBSERVAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS ENCONTRADAS NA TELA.
  3- EXPLORAR AS CORES, OBJETOS, PESSOAS E AS MORADIAS DO QUADRO.
 4- MOSTRAR UMA MAMÃO PARA AS CRIANÇAS DEIXA-LAS TOCAR, SENTIR O CHEIRO E A FORMA.DIVIDA O MAMÃO E DÊ UM PEDAÇO PARA CADA CRIANÇA, PARA QUE ELAS POSSAM SENTIR  E EXPLORAR O GOSTO DA FRUTA.
5- NA FOLHA, AS CRIANÇA IRÃO PROMOVER A REPRODUÇÃO DA OBRA. (O MAMOEIRO). CADA CRIANÇA SERÁ RESPEITADA DE ACORDO COM A SUA HABILIDADE ARTÍSTICA.
6-XEROCAR O DESENHO DA OBRA PARA QUE AS CRIANÇAS FAÇA UM BELO COLORIDO.
                
 Conheça A Cuca, de Tarsila do Amaral

                     3ª TELA
                    A CUCA


1-APÓS ANALISARMOS, VISUALIZARMOS E OBSERVARMOS, AS OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL, OS ALUNOS TERÃO A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O SEU REPERTÓRIO E EXPERIMENTAR NOVAS FORMAS DO FAZER ARTÍSTICO, DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE CRIANDO UMA TELA DE SUA AUTORIA.
2- INCENTIVAR A PRODUÇÃO  DA TELA COM MASSINHA DE MODELAR.
CULMINÂNCIA: SERÁ FEITA A EXPOSIÇÃO DE TODAS AS  ARTES FEITAS PELAS CRIANÇAS PARA TODA A ESCOLA.
AVALIAÇÃO
     AS CRIANÇAS SERÃO AVALIADAS A TODO MOMENTO, PELO COMPORTAMENTO, PELA DESENVOLTURA E INTERESSE NO PROJETO.

 Postado por Rosângela às 09:03Desenhos de Tarsila do Amaral para pintar


Nenhum comentário:

Postar um comentário