PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL -
5º ANO DO CICLO COMPLEMENTAR DE
ALFABETIZAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Oralidade”:
·
Ouvir, falar, ler e redigir textos com
originalidade, clareza, lógica, organização, tendo em vista as condições de produção,
o interlocutor e a finalidade que se destina.
Eixo – “Leitura”:
Ler para:
·
Buscar informações
·
Compreender o texto e o contexto
·
Perceber as ideias básicas
·
Tirar conclusões baseadas em fatos
·
Coletar dados
·
Posicionar-se criticamente perante o texto
·
Ler poemas com e sem rimas
·
Usufruir momentos de lazer
·
Estabelecer a relação entre a realidade e a
fantasia
·
Ler obras de literatura infantil
·
Ler textos em prosa e verso
·
Ler narrativas
Eixo – “Produção Escrita”:
·
Construir texto individual e coletivamente, buscando
clareza, legibilidade e sequência de fatos
·
Criar títulos para textos
·
Produzir pequenos textos no discurso direto
·
Utilizar trechos de textos e reestruturá-los nos
discursos direto e indireto, conforme o caso
·
Compor quadrinhas e versos
·
Criar paródias para músicas diversas
Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e
“Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos”:
·
Alfabeto
·
Uso de letras maiúsculas
·
Dicionário
·
Encontro Vocálico: Ditongo e Hiato
·
Encontro Consonantal
·
Dígrafo
·
Monossílabas, dissílabas, trissílabas e
polissílabas (número de sílabas na palavra)
·
Sinais de pontuação
·
Sílaba Tônica
·
Classificação da sílaba tônica: oxítona,
paroxítona e proparoxítona
·
Nova ortografia (Acentos: agudo e circunflexo,
Regras de acentuação)
·
Sinônimos e antônimos
·
Adjetivos
·
Concordância verbal e nominal
·
Tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas,
imperativas e exclamativas
·
Substantivos: próprio e comum, simples e
composto, primitivo e derivado, coletivo
·
Número do substantivo (singular e plural)
·
Gênero do substantivo (masculino e feminino)
·
Grau do substantivo (aumentativo e diminutivo)
·
Artigos: definidos e indefinidos
·
Adjetivo pátrio
·
Pronomes: pessoais (do caso reto e oblíquo), de
tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos
·
Numeral
·
Interjeição
·
Verbos (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
·
Advérbios
·
Preposição
·
Crase
·
Sujeito e predicado em frases
·
Rever e fixar os conteúdos básicos anteriores
·
Ortografia (que deverá ser trabalhada de acordo
com as dificuldades apresentadas pela turma no decorrer de todo o ano).
MATEMÁTICA:
Eixos:
Ø
Espaço e forma.
Ø
Grandezas e medidas.
Ø
Números e operações – álgebra e funções.
Ø
Tratamento da informação.
Sistema de numeração decimal:
·
Rever as seis primeiras ordens
·
Trabalhar com o Quadro Posicional (QP)
·
Novas ordens (7ª ordem em diante) e novas
classes (milhões, bilhões e trilhões)
·
Valor absoluto e relativo
·
Arredondamentos
·
Leitura e representação simbólica e literal de
números
·
Composição e decomposição de números
·
Contagem progressiva e regressiva (crescente e decrescente)
·
Números ordinais até o milésimo
Algarismos Romanos:
·
Trabalhar com os Algarismos Romanos e seus
princípios
Conjunto dos Números Naturais:
·
Fixar as operações de adição com reserva e
reagrupamento, e nomes dos termos
·
Trabalhar as propriedades da adição e da
multiplicação
·
Rever os fatos da multiplicação e divisão até 9
·
Trabalhar dobro, triplo, quádruplo... etc
·
Trabalhar metade, terça parte, quarta parte...
etc
·
Trabalhar o conjunto N dos Números Naturais e
seus subconjuntos (pares e ímpares, múltiplos e divisores, números primos)
·
Decompor números em fatores primos
·
Trabalhar antecessor e sucessor
·
Fixar a multiplicação e a divisão por um
algarismo no multiplicador e divisor
·
Introduzir multiplicação por dezenas exatas
·
Introduzir multiplicação por centenas exatas
·
Introduzir multiplicação por dois algarismos
·
Trabalhar os termos da multiplicação e da
divisão
·
Introduzir expressões numéricas (graduando as
dificuldades)
·
Trabalhar a divisibilidade por 2,3,5 e 10
·
Resolver cálculos orais
·
Resolver situações problemas envolvendo as
quatro operações
·
Introduzir a multiplicação por três algarismos
·
Introduzir a multiplicação por 10, 100, 1000
·
Introduzir a divisão por dois algarismos (passo
a passo)
Conjunto dos Números Racionais:
·
A ideia de fração
·
Termos da Fração
·
Fração de figuras
·
Fração de um conjunto de elementos
·
Fração de um número
·
Comparação de Frações
·
Números Mistos (Fração e inteiros)
·
Tipos de fração (própria, imprópria e aparente)
·
Frações Equivalentes
·
Simplificação de frações
·
Frações e medidas
·
Resolver problemas envolvendo Frações
·
Porcentagem
·
Introduzir Números Racionais sob a Forma Decimal
·
Trabalhar Fração Decimal
·
Trabalhar a adição e subtração de Números
Decimais
·
Multiplicação com Números Decimais (graduando as
dificuldades)
·
Multiplicação e divisão de Números Decimais pó
10, 100 e 1000
·
Divisão não exata de números inteiros: resultado
na forma decimal
Geometria:
·
Dar a noção de segmento de reta, semirreta,
retas (paralelas, concorrentes e perpendiculares)
·
Posição da reta: vertical, horizontal e
inclinada
·
Trabalhar polígonos, triângulos, quadriláteros e
a circunferência
·
Trabalhar com os sólidos geométricos
·
Ângulos
·
Perímetro
Sistema de medidas:
·
Medidas de tempo
·
Sistema monetário
·
Medidas de: comprimento, massa e capacidade
·
Redução de medidas
·
Resolução de problemas relacionados a medidas e
sistema monetário
Conjunto e raciocínio combinatório/ lógico (tratamento da
informação):
·
Trabalhar possibilidades de raciocínio por meio
de problemas
·
Trabalhar estatísticas, gráficos, tabelas.
CIÊNCIAS:
Eixos:
Ø
Ambiente da vida.
Ø
Ser humano e saúde.
Ø
Terra e Universo
Ø
Tecnologia e sociedade
·
O planeta Terra
·
O uso dos recursos naturais
·
Geração de energia elétrica
·
Eletricidade e magnetismo
·
Sistema digestório
·
Sistema respiratório
·
Sistema circulatório
·
Sistema urinário
·
Sistema nervoso
·
Sistema reprodutor
GEOGRAFIA:
Eixos:
Ø
Linguagem cartográfica e escalas
Ø
A natureza e sua dinâmica
Ø
As regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro
Oeste, Norte e Nordeste)
Ø
O Planeta Terra
·
Representando o espaço (As representações da
Terra)
·
Brasil um país de muitas diversidades
·
Hemisfério Sul
·
Brasil:
o
Localização
o
Área e extensão
o
Formação da população
o
Relevo
o
Clima
o
Vegetação
o
Hidrografia
·
Organização política e administrativa – Regiões
Brasileiras
·
Região Sul
·
Região Sudeste
·
Região Cento Oeste
·
Região Norte
·
Região Nordeste
HISTÓRIA:
Eixos:
Ø
Temporalidade histórica
Ø
Ocupação do território brasileiro
Ø
O Brasil Colonial
Ø
A Independência do Brasil
Ø
O Império e a Proclamação da República
·
Os primeiros habitantes do território brasileiro
·
Viver no Brasil Colônia
·
A sociedade do ouro
·
O processo de independência do Brasil
·
O início do Brasil independente
·
O governo de D. Pedro II
·
O começo da República
·
Da Era Vargas a João Goulart
·
A ditadura militar
·
Nosso tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário