Vincent Willem Van Gogh
Nasceu em Zunderrt, uma cidade próxima a Breda, na província
de Brarrabante do Norte, nos Países Baixos (mais conhecidos no Brasil e em
Portugal como Holanda). Era filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformada
Neerlandesa, e de Anna Cornelia Carbentus. Recebeu o mesmo nome de seu avô
paterno e também daquele que seria o primogênito da família, nascer exatamente
um ano antes de seu nascimento. Especula-se que este fato tenha influenciado
profundamente certos aspectos de sua personalidade, e que determinadas
características de sua pintura (como a utilização de pares de figuras
masculinas) tenham sido motivadas por isso. Ao todo, Vincent teve dois irmãos:
Theodorus, apelidado de Theo, e Cornelius (Cor); e três irmãs: Elisabeth, Anna
e Willemina (Will).
Vincent era uma criança séria, quieta e introspectiva.
Desenvolveu através dos anos uma grande amizade e forte ligação com seu irmão
mais novo, Theo. A vasta correspondência entre Theo e Vincent foi preservada e
publicada em1914, trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor,
bem como de sua personalidade. É através destas cartas que se sabe que foi Theo
quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da sua vida.
Aos 16 anos, por recomendação de seu tio Vincent (ou Cent),
começou a trabalhar para um comerciante de arte estabelecido na Haia, na
empresa Goupil & Cie. Quatro anos depois foi transferido para Londres, e
depois para Paris.
No entanto, Vincent estava cada vez mais interessado em
assuntos religiosos, e acabou sendo demitido da galeria. Ele então decidiu retornar à Inglaterra para
fazer um trabalho sem remuneração. Durante o Natal, Van Gogh retornou para casa
e começou a trabalhar numa livraria. Ele ficou seis meses no novo emprego, onde
gastava a maior parte de seu tempo traduzindo a Bíblia. Em 1877 sua família
mandou-o para Amsterdam, onde morou com seu tio Jan. Vincent preparou-se para
os exames de admissão da Universidade de Teologia com seu tio Johannes Stricker
(teólogo), mas fracassou. Mudou-se então para a Bélgica, e novamente fracassou
nos estudos da escola Missionária Protestante. Em1879, ainda na Bélgica,
começou um trabalho temporário como missionário em uma comunidade pobre de
mineiros.
Em 1880, Vincent decidiu seguir a sugestão do seu irmão Theo
e levar a pintura mais a sério. Ele partiu para Bruxelas
para tomar aulas com Willem Roelofs , que o convenceu a
tentar a Academia Royal de Artes. Lá ele estudou um pouco de anatomia e de
perspectiva.
Em 1881, Van Gogh mudou-se com a família para Etten, onde
ficou amigo de Kee Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Vicent Stricker.
Ao pedi-la em casamento, ela o recusou com um enérgico ”nunca”. Porém, Van Gogh
insistiu em sua idéia, o que gerou conflitos com seu pai. No final do mesmo
ano, Vincent partiria para a Haia.
Na Haia, ele juntou-se a seu primo, Anton Mauve, nos estudos
de arte. Envolveu-se com uma prostituta grávida e já mãe de um filho, conhecida
como Sien. Quando o pai de Van Gogh soube do relacionamento do filho, exigiu
que ele a abandonasse.
Em 1883, mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à
pintura. Lá se apaixonou pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Decidiram
se casar, mas suas famílias não aceitaram o casamento, o que fez com que Margot
tentasse o suicídio.
Em 1885, o pai de Van Gogh morreu de infarte. Neste mesmo
ano ele pintou aquela que é considerada a sua primeira grande obra: Os
Comedores de Batata. Em novembro do mesmo ano, muda-se paraAntuérpia.
Com pouco dinheiro, ele preferia mandar dinheiro para Theo
em Paris, para que este lhe enviasse material de pintura, a comer uma boa
refeição. Enquanto estava em Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e
visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e
tornou-se um bebedor freqüente de absinto. Foi nesta altura que entrou em
contacto com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que
posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso das linhas.
Em 1886, matriculou-se na Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.
Em março de 1886, Van Gogh mudou-se para Paris, onde dividiu
um apartamento em Montmartre com Theo.
Depois, os dois mudaram-se para um apartamento maior na Rue Lepic, 54.
Por alguns meses, Vincent trabalhou noEstúdio Cormon, onde conheceu os artistas
John Peter Russell, Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros.[1]
Este último, alcóolatra, apresenta van Gogh aoabsinto, bebida popular da
ocasião, que viria a ser muito consumida pelo pintor, que a retratou emNatureza
Morta com Absinto. O absinto possuía como principal ingrediente uma planta
alucinógena de nome Artemisia absinthium e cuja graduação alcóolica era de 68%.
O absinto, também conhecida como “fada verde” devido aos efeitos alucinógenos,
foi responsabilizado por alucinações, surtos psicóticose mesmo mortes.
Através de Theo, conhece Monet, Renoir, Sisley, Pissarro,
Degas, Signac e Seurat.
Naquela época, o impressionismo tomava conta das galerias de
arte de Paris, mas Van Gogh tinha problemas em assimilar esse novo conceito de
pintura. Vincent e Émile Bernard começaram o uso da técnica do pontilhismo, inspirados
em Georges Seurat.
A partir de sua estada em Paris, Van Gogh abandona sua
temática sombria e obscura de camponeses e suas obras recebens tons mais
claros. São desta época os quadros Mulher sentada no Café du Tambourin, A ponte
Grande Jatte sobre o Sena, Quatro Girassóis, os Retratos de Père Tanguy, entre
outros.
Em 1887, conhece Paul Gauguin, e mais para o final do ano
expõe em Montmartre. No próximo ano, decide mudar-se de Paris.
Vincent van Gogh chegou em Arles, no Sul de França, no dia
21 de fevereiro de 1888. A cidade era um local que o impressionava pelas
paisagens e onde esperava fundar uma colônia de artistas.
Com objetivo de decorar a sua casa em Arles (conhecida como
A Casa Amarela, retratada em uma de suas obras), Van Gogh pintou a série de
quadros com girassóis, dos quais um se tornaria numa de suas obras mais
conhecidas. Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao
convite feito para se instalar em Arles. O Vinhedo Vermelho, único quadro
vendido durante a sua vida, foi pintado nesta altura. Ele o vendeu por 400
francos.
Gauguin e Van Gogh partilhavam uma admiração mútua, mas a
relação entre ambos estava longe de ser pacífica e as discussões, freqüentes.
Para representar as relações abaladas entre os dois, Van Gogh pinta a A Cadeira
de Van Gogh e a A Cadeira de Gauguin, ambas de dezembro de 1888. As duas
cadeiras estão vazias, com objetos que representam as diferenças entre os dois
pintores. A cadeira de van Gogh é sem braços, simples, com assento de palha; a
de Gauguin possui assento estofado e possui braços.
Mediante os diversos conflitos, Gauguin pensa em deixar
Arles: “Vincent e eu não podemos simplesmente viver juntos em paz, devido à
incompatibilidade de temperamentos”, queixou-se ele a Theo. Gauguin sentia-se
incomodado com as variações de humor de Vincent pela pressão exercida pelas
mesmas.
Em 23 de dezembro de 1888, após a saída de Gauguin para uma
caminhada, van Gogh o segue e o surpreende com uma navalha aberta. Gauguin se
assusta e decide pernoitar em uma pensão. Transtornado e com remorso pelo
feito, Vincent corta um pedaço de sua orelha direita, que embrulha em um lenço
e leva, como presente, a uma prostituta sua amiga, Rachel. Vincent retorna à
sua casa e deita-se para dormir como se nada acontecera. A polícia é avisada e
encontra-o sem sentidos e ensanguentado. O artista é encaminhado ao hospital da
cidade. Gauguin então manda um telegrama para Theo e volta para Paris, julgando
melhor não visitar Vincent no hospital.
Vincent passa 14 dias no hospital, ao final dos quais
retorna à casa amarela. Em seu retorno pinta oAuto-Retrato com a Orelha
Cortada. O episódio trágico convenceu van Gogh da impossibilidade de montar uma
comunidade de artistas em Arles.
O estilo de pintura acompanhou a mudança psicológica e Van
Gogh trocou o pontilhado por pequenas pinceladas.
Quatro semanas após seu retorno do hospital, van Gogh
apresenta sintomas de paranóia e imagina que lhe querem envenenar. Os cidadãos
de Arles, apreensivos, solicitam seu internamento definitivo. Sendo assim, van
Gogh passa a viver no hospital de Arles como paciente e preso.
Rejeitado pelo amigo Gauguin e pela cidade, descartados seus
planos da comunidade de artistas, se agrava a depressão de van Gogh, que tinha
como único amigo seu irmão Theo, que por sua vez estava por casar-se. O
casamente de Theo constribui para a inquietação de Vincent, que teme pelo
afastamento do irmão.
Em 1889, aos 36 anos, pediu para ser internado no hospital
psiquiátrico em Saint-Paul-de-Mausole, perto de Saint-Rémy-de-Provence,
naProvença. A região do asilo possuía muitas searas de trigo, vinhas e olivais,
que transformaram-se na principal fonte de inspiração para os quadros
seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas
evoluíram para curvas espiraladas.
Em maio de 1890, Vincent deixou a clínica e mudou-se de novo
para perto de Paris (em Auvers-sur-Oise), onde podia estar mais perto do seu
irmão e frequentar as consultas do doutor Paul Gachet, um especialista
habituado a lidar com artistas, recomendado por Camille Pissarro. Gachet não
conseguiu melhorias no estado de espírito de Vincent, mas foi a inspiração para
o conhecido Retrato do Doutor Gachet. Em Auvers Van Gogh produz cerca de
oitenta pinturas.
Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890,
depois de semanas de intensa atividade criativa (nesta época Van Gogh pinta, em
média, um quadro por dia), Van Gogh dirige-se ao campo onde disparou um tiro
contra o peito. Arrastou-se de volta à pensão onde se instalara e onde morreu
dois dias depois, nos braços de Theo. As suas últimas palavras, dirigidas a
Theo, teriam sido: ”La tristesse durera toujours” (em francês, ”A tristeza
durará para sempre”).
Na ocasião, o diagnóstico de Van Gogh mencionava
perturbações epiléticas, ainda que o diretor do asilo, Dr. Peyron, sequer fosse
especialista empsiquiatria. As crises ocorriam de tempos em tempos, precedidas
por sonolência e em seguida apatia. Tinham a média de duração de duas a quatro
semanas, período no qual Van Gogh não conseguia pintar. Nestas crises
predonimavam a violência e asalucinações. No entanto, Van Gogh tinha
consciência de sua doença e lhe era repulsivo viver com os demais doentes
mentais da instituição.
A doença de Van Gogh foi analisada durante os anos
posteriores e existem várias teses sobre o diagnóstico. Alguns como o doutor
Dietrich Blumer, em artigo publicado no American Journal of Psychiatry, mantém
o diagnóstico de epilepsia do lobo temporal, agravada pelo uso do absinto.
PROJETO DE ARTES
TEMA: Van Gogh
CONTEÚDO: ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS;
OBJETIVO: *RECONHECER NÃO SÓ AS OBRAS, MAS TAMBÉM A
BIBLIOGRAFIA E A FORTE INFLUÊNCIA DO ARTISTA NO MUNDO DAS ARTES PLÁSTICAS;
*ESTIMULAR OS
ALUNOS A CRIAREM APREÇO PELAS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICAS;
*IDENTIFICAR NOS
ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROJETO HABILIDADES ARTÍSTICAS E ATRIBUI-LAS AO SEU
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, ARTÍSTICO E SOCIAL.
METODOLOGIA: PARA A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO FOI SELECIONADO
TEXTO S INFORMATIVOS ONDE OS ALUNOS CONHECERÃO SOBRE A VIDA E OBRA DE VAN GOGH,
ASSIM BEM COMO SUAS PRINCIPAIS OBRAS E UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA OBRA
ESTUDADA.
SERÃO FEITAS RELEITURAS DAS PRINCIPAIS OBRAS, COM O USO DE DIFERENTES TÉCNICAS.
ESPECIFICAÇÕES
GERAIS: O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (JARDIM I
AO III) E PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1° AO 3° ANO) A CULMINÂNCIA DO
PROJETO OCORRERÁ COM UMA EXPOSIÇÃO DAS RELEITURAS FEITAS PELOS ALUNOS, ONDE
SERÁ CONVIDADA TODA COMUNIDADE ESCOLAR PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO.
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