Os
Valores, As técnicas, Os Cinco Níveis de Consciência e a Educação
PAZ: Como funciona
a nossa mente?
“ A mente é o instrumento pelo qual o homem
pode alcançar a libertação, apesar de que ele a tenha tornado um instrumento
para a servidão.” S
Está
relacionada com a mente subconsciente e suas respostas emocionais.
O que
é mente?
É o
conjunto de pensamentos e sentimentos gerados a partir das respostas emocionais
e da intuição.
Mente
consciente é onde a consciência e o entendimento tem lugar.
Exemplo:
criança vendo TV, criança na sala de aula.
Em
busca da sonhada paz, devemos diminuir a agitação interna causada pelas
respostas emocionais que estão gravadas na mente subconsciente e, para isso,
recomenda-se:
ü Reflexionar
a cada desejo que brotar na mente, questionando se ele tem urgência ou não, se
é o mais importante ou não (dar prioridade), se é bom só para si ou se também é
para os demais,etc.
ü Buscar desenvolver de modo consciente a auto
aceitação, a auto capacitação, autoconfiança, o autocontrole, a autodisciplina,
o auto respeito, a auto estima.
ü Procurar manter a concentração no momento
presente(evitar de modo consciente o “divagar”), para nunca perder o enfoque
(sempre ser objetivo).
ü Esforçar-se para ter sempre bom humor, manter
a calma e o equilíbrio ( ser limite auto
imposto, procurando ser contente e ter constância, para poder alcançar a
equanimidade interior.
ü Desenvolver a compreensão, a paciência e a
aceitação dos demais. Agir com dignidade e determinação, mas com desapego,
sempre com humildade, otimismo e disciplina social.
ü Alimentar sempre a esperança,buscando a
felicidade e a fortaleza interiores, procurando no silêncio interior a
verdadeira tranqüilidade.
A mente consciente deve estar Concentrada e
Controlada.
Os pensamentos ficam pulando, saltitando. É
preciso acalmá-la e dar-lhe descanso.
Para que isso aconteça são necessários três
requisitos:
1-
Estar determinado
2-
Estar consciente
3-
Usar esta consciência para reduzir o desejo
dia após dia
O ser
humano apresenta 3 características comuns:
-
Tempo
-
Pensamentos
- Respiração
TÉCNICA: HARMONIZAÇÃO – NÍVEL
EMOCIONAL/MENTAL
Sentar-se em silêncio: benefícios:
Ø Memória
melhorada;
Ø Melhor
concentração;
Ø Sentir-se
em paz;
Ø Equilíbrio;
Ø Autocontrole;
Ø Desenvolve
a intuição.
Prece ou oração: benefícios:
Ø Pensamento
positivo;
Ø Autoconfiança;
Ø Introspecção;
Ø Tranquilidade interior;
Ø Humildade.
VERDADE
– NÍVEL INTELECTUAL
A
humanidade distingue-se do reino animal exatamente pela sua capacidade de
aprender a se comportar, ao invés de seguir seus instintos inferiores. Assim, o primeiro e essencial
passo na formação de um caráter forte é aprender a falar a verdade. A
“palavra”.Dizer uma inverdade ( por
ignorância ou proposital) é um ato anti social, causa confusão na mente de quem
diz e de quem escuta, bem como prejudica o relacionamento humano, causando
confusão ao seu redor.
Como
segundo e essencial passo vem a “humildade.”
A
Verdade está relacionada com a mente supraconsciente, que provê o ser humano da
intuição. Um exemplo do valor da intuição é a chispa de genialidade dos
cientistas e inventores famosos, cujos depoimentos atestam que foi um grande
momento de recolhimento e com emoções e pensamentos aquietados que a intuição
surgiu.
TÉCNICA:
CITAÇÃO – NÍVEL INTELECTUAL
Pode
ser ensinada por meio de provérbios , frases ou citações.
AÇÃO
CORRETA ou RETIDÃO - NÍVEL FÍSICO
“ A
VERDADE em ação é RETIDÃO”
O
valor retidão está relacionado com o cuidado, com o uso adequado de nosso corpo
físico e abrange três aspectos:
Ø Hábitos de auto
ajuda como, por exemplo, cuidarmos de nós mesmos, da limpeza ( higiene pessoal
e do ambiente ao nosso redor), tendo uma vida saudável e procurando dar o
mínimo de trabalho aos demais, buscando sempre cumprir com nosso dever e
atingir o máximo de auto suficiência.
Ø Hábitos sociais,
como bom comportamento, gratidão, respeito, disciplina, pontualidade, ser
prestativo, inclusive prestando serviços à comunidade e,para isso, é essencial
o espírito de sacrifício e o uso adequado do tempo, do alimento e do dinheiro,
através de uma boa administração desses recursos.
Ø Hábitos com
valores éticos e morais, tais como ter moralidade, ânimo, coragem/valor,
coerência, confiabilidade ( ser alguém em quem se possa confiar), dignidade,
honradez, perseverança, prudência, responsabilidade,etc.
Para
agirmos, nosso mental deve ser estimulado e isso ocorre através de nossos cinco
sentidos ( olfato, visão, tato, paladar e audição), estes são os que
conhecemos, mas na realidade, temos doze sentidos , que são chamados de portais
da consciência.
Veja
tabela abaixo:
Sistema Metabólico Motor
|
Sistema Rítmico
|
Sistema Neuro Sensorial
|
Sentidos volitivos ou
inferiores
|
Sistema emotivos ou
medianos
|
Sentidos cognitivos ou superiores
|
Tato
|
Olfato
|
Audição
|
Vital
|
Paladar
|
Palavra
|
Movimento
|
Visão
|
Pensamento
|
Equilíbrio
|
Térmico
|
Eu
|
Os
sentidos atuam em conjunto concedendo a riqueza de percepções que temos.
Tem-se
em relação aos sentidos uma relativa inconsciência, pois só na ausência de
algum deles é que se percebe a sua importância. É necessário o seu cultivo,
pois o desuso dos sentidos leva a atrofia. O cultivo, entretanto, refina,
purifica, sutiliza, fazendo as percepções mais detalhadas e minuciosas.
A
nossa reação aos estímulos tanto pode ser instintiva como racional. Ela será
instintiva quando baseada mais nos hábitos e costumes familiares, que ainda não
foram questionados ou será racional, quando resultante da análise de
fato/situação, intuição (para atitudes ou fatos novos). A segunda opção é a
ideal, isto é, agir apenas depois de passar pelo crivo do discernimento.
TÉCNICA:
CONTAR HISTÓRIAS
A
história ou conto deixa uma bela lição para a reflexão e para direcionar as
ações. Assimilar a mensagem, o valor relativo abordado desenvolve o espírito de
iniciativa, traquejo social e práticas éticas.
A
técnica de contar histórias envolve dois aspectos:
1-
Preparação – inclui recursos instrucionais.
2-
Apresentação – dramática, incluindo expressão corporal, suspense,
modulação.
- causar impacto na conduta das crianças;
- simbolizar vôos da imaginação humana;
- plantar ideais heróicos e venturosos nas
mentes das crianças e adolescentes.
TIPOS DE HISTÓRIAS
1-
Contos: não ocorrem numa época determinada, não contém a “moral da
história”.
Podem ser as clássicas ou as atuais. Despertam
nas crianças a capacidade de fantasia e incute coragem, mostrando-lhes que é
sempre possível encontrar saídas.
Por exemplo: Joãozinho e Maria – vencer a
rejeição. Branca de Neve – conflitos edípicos , Cinderela – rivalidade com os
irmãos e as crenças.
2-
Fábulas: trazem a “moral da história” de maneira explícita. Os
personagens
Sob a forma de animais. Por exemplo: Esopo, La
Fontaine,etc.
3-
Parábolas: narrações alegóricas evocam por comparação outras
realidades de ordem superiores.
4-
Relatos e biografias: a
vida de mestres virtuosos da História da Humanidade. Homens santos,
humanitários, contemporâneos.
5-
Acontecimentos do cotidiano exemplos de virtudes para os
adolescentes.
Importante: HISTÓRIA X VIDA DIÁRIA Vantagens de controlar os desejos e desenvolver
atitude amorosa para com todas as coisas vivas.
Na técnica de contar histórias podemos fazer
perguntas de quatro tipos:
- sobre os fatos
- referenciais ( compreensão)
- inferências
- de avaliação
Benefícios de contar histórias:
Ø Ajuda a desenvolver
a habilidade para ouvir;
Ø Gera interesse
verdadeiro;
Ø Desenvolve a
criatividade;
Ø Estimula a
imaginação;
Ø Promove o
relaxamento;
Ø Dá inspiração;
Ø Propicia humor e
elementos engraçados;
Ø Comunica
conhecimentos.
AMOR- NÍVEL PSÍQUICO
O Amor
é a energia da mente, resultado do equilíbrio e coerência entre os demais
níveis energéticos do ser humano ( físico, emocional, intelectual e espiritual)
e que o indivíduo transmite e recebe a cada momento. O amor afeta todas as
formas de vida, ajuda a superar barreiras ( limitações) e, no ser humano,
promove uma maior compreensão e aceitação ( de si mesmo e dos demais). É por
isso que o amor de um professor pode
transformar totalmente uma criança.
Foram feitos experimentos científicos
demonstrando a influência de pensamentos amorosos até no crescimento e na
floração de plantas. É a força do amor que faz com que uma pessoa busque a
felicidade para outra pessoa e encontre prazer no bem noestar dela. Os pensamentos
amorosos direcionam uma benéfica energia (amor) para a outra pessoa.
Enquanto essa energia flui primeiramente pelo nosso corpo, ela
também
nos beneficia, melhorando nossa
própria saúde. O amor é incondicional, positivo com relação ao bem da outra
pessoa. O amor é total doação e é impessoal.
O
AMOR não é uma emoção. Quando a mente se afasta do egoísmo, o coração se abre e
a energia do amor flui. O amor é inerente a cada pode ser aumentada com
adequados exercícios respiratórios, inclusive com o canto.
Como forma de aumentar o fluxo de energia
amorosa entre os níveis da personalidade e com o exterior, recomenda-se:
Ø Procurar se
expressar com doçura e suavidade, levando junto com as palavras a amabilidade e
ternura, carregadas com sentimentos de simpatia e alegria, gerando condições
para que reine a compreensão e o entendimento mútuos.
Ø Desenvolver a
aceitação, base para a paciência, a tolerância e o perdão.
Ø Cultivar a
compaixão, por meio da bondade, da generosidade, da caridade, da ajuda/apoio,
da dedicação e do cuidado.
Ø Ser agradecido ( ter agradecimento por tudo e
a todos), possibilitando amizades sólidas, fomentando o compartilhar e a sinceridade.
Ø Ter apreço pela
harmonia e beleza e,
Ø Buscar a
contenção ( conter-se) de seus impulsos, procurando preservar a pureza, a
inocência, a fim de preservar a felicidade
TÉCNICA – CANTO – harmonia através da música.
O fluir da energia do amor pelo canto em
grupo. Durante o canto, a criança pode experimentar a riqueza do compartilhar,
a alegria, o valor da harmonia e a doçura do amor.
Benefícios do Canto em grupo:
Ø Promove boa saúde
( respirando);
Ø Cria harmonia e
cooperação;
Ø Fortalece a
memória;
Ø Ajuda a construir
bom caráter;
Ø Traz alegria para
dentro da sala de aula.
NÃO VIOLÊNCIA
- NÍVEL ESPIRITUAL
Para uma pessoa não violenta, todo mundo é sua
família. Quando os quatro valores já citados ( Paz, Verdade , Retidão e Amor)
são praticados ( isto é a mente entusiasticamente toma consciência, o amor está
fluindo, existe paz interna e as ações são corretas) então, a vida é vivida sem
causar dano ou violação a qualquer coisa. É a aquisição mais elevada da vida
humana, abrangendo o respeito por toda forma de vida, vivendo em harmonia com a
natureza, não causando danos por pensamentos, palavras ou ações.
O valor Não Violência aborda dois aspectos: o
Psicológico como a compaixão por todos, e o Social como a apreciação de outras
culturas, religiões e o cuidado pelo meio ambiente.
É através de nosso aspecto espiritual que
podemos experimentar o Amor Universal, que se caracteriza por:
Ø Um sentimento de
respeito e admiração pelo universo;
Ø Um sentimento de
unidade de tudo, de integração com o planeta e de amor por tudo o que há nele e
de estar fazendo parte do Todo;
Ø Um sentimento de
universalidade, de irmandade, de fraternidade universal, resultando num desejo
de fomentar a qualidade de vida de todos, por meio do interesse pelos demais,
por meio da solidariedade, da cooperação e da
Ø Uma tomada de
consciência de um propósito na criação;
Ø Aceitação e
respeito pela diversidade da família humana( outras culturas, raças,
religiões), respeito pela opinião dos demais, respeito aos sentimentos alheios;
Ø Respeito pela
vida, pela propriedade, pela terra, pelo ar, pela água,pelo ambiente, plantas e
animais;
Ø Incapacidade de
causar dano, respeitando inclusive o próprio corpo físico ( seu uso adequado,
seus limites,etc)
Ø Respeito à lei e
à ordem, sempre buscando promover a justiça social, através de uma cidadania
consciente;
Ø Sentimentos de
igualdade para com todos, tratando a todos com bons modos, consideração,
cortesia, lealdade, sinceridade;
Ø Cultivar a
compaixão e o perdão.
TÉCNICA - ATIVIDADE EM GRUPO
Benefícios :
Ø Valorizam o interesse
e o divertimento;
Ø Ativam a
criatividade;
Ø Constroem auto
confiança ;
Ø Ensinam o
discernimento;
Ø Desenvolvem a
coordenação;
Ø Despertam
talentos interiores;
Ø Melhoram a
concentração;
Ø Ensinam técnicas;
Ø Constroem
trabalho de equipe;
Ø Encorajam
trabalhar com outros.
QUADRO RESUMO SOBRE O RELACIONAMENTO DOS
CINCO VALORES HUMANOS, AS CINCO TÉCNICAS E OS CINCO NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA
VALORES
|
TÉCNICAS
|
NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA
|
ATUAÇÃO
|
PAZ
|
HARMONIZAÇÃO
|
MENTAL/EMOCIONAL
|
Pensamentos/
Sentimentos
|
VERDADE
|
CITAÇÃO
|
INTELECTUAL
|
Discernimento/
Intuição
|
RETIDÃO
|
HISTÓRIAS/CONTOS
|
FÍSICO
|
Atuação (Palavra
E Ação)
|
AMOR
|
CANTO GRUPAL
|
PSÍQUICO
|
Fluir da energia do Amor
|
NÃO VIOLÊNCIA
|
ATIVIDADE GRUPAL
|
ESPIRITUAL
|
Ser/Compreender
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário