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sábado, 13 de junho de 2015

PROJETO VALORES






Os Valores, As técnicas, Os Cinco Níveis de Consciência e a Educação

PAZ: Como funciona a nossa mente?

“ A mente é o instrumento pelo qual o homem pode alcançar a libertação, apesar de que ele a tenha tornado um instrumento para a servidão.” S
Está relacionada com a mente subconsciente e suas respostas emocionais.
O que é mente?
É o conjunto de pensamentos e sentimentos gerados a partir das respostas emocionais e da intuição.
Mente consciente é onde a consciência e o entendimento tem lugar.
Exemplo: criança vendo TV, criança na sala de aula.
Em busca da sonhada paz, devemos diminuir a agitação interna causada pelas respostas emocionais que estão gravadas na mente subconsciente e, para isso, recomenda-se:
ü Reflexionar a cada desejo que brotar na mente, questionando se ele tem urgência ou não, se é o mais importante ou não (dar prioridade), se é bom só para si ou se também é para os demais,etc.
ü  Buscar desenvolver de modo consciente a auto aceitação, a auto capacitação, autoconfiança, o autocontrole, a autodisciplina, o auto respeito, a auto estima.
ü  Procurar manter a concentração no momento presente(evitar de modo consciente o “divagar”), para nunca perder o enfoque (sempre ser objetivo).
ü  Esforçar-se para ter sempre bom humor, manter a calma e o equilíbrio ( ser  limite auto imposto, procurando ser contente e ter constância, para poder alcançar a equanimidade interior.
ü  Desenvolver a compreensão, a paciência e a aceitação dos demais. Agir com dignidade e determinação, mas com desapego, sempre com humildade, otimismo e disciplina social.
ü  Alimentar sempre a esperança,buscando a felicidade e a fortaleza interiores, procurando no silêncio interior a verdadeira tranqüilidade.



A mente consciente deve estar Concentrada e Controlada.
Os pensamentos ficam pulando, saltitando. É preciso acalmá-la e dar-lhe descanso.
Para que isso aconteça são necessários três requisitos:
1-      Estar determinado
2-      Estar consciente
3-      Usar esta consciência para reduzir o desejo dia após dia
O ser humano apresenta 3 características comuns:
- Tempo
- Pensamentos
- Respiração

TÉCNICA: HARMONIZAÇÃO – NÍVEL  EMOCIONAL/MENTAL
Sentar-se em silêncio: benefícios:
Ø  Memória melhorada;
Ø  Melhor concentração;
Ø  Sentir-se em paz;
Ø  Equilíbrio;
Ø  Autocontrole;
Ø  Desenvolve a intuição.
Prece ou oração: benefícios:
Ø  Pensamento positivo;
Ø  Autoconfiança;
Ø  Introspecção;
Ø  Tranquilidade  interior;
Ø  Humildade.
VERDADE – NÍVEL INTELECTUAL

A humanidade distingue-se do reino animal exatamente pela sua capacidade de aprender a se comportar, ao invés de seguir seus instintos  inferiores. Assim, o primeiro e essencial passo na formação de um caráter forte é aprender a falar a verdade. A “palavra”.Dizer  uma inverdade ( por ignorância ou proposital) é um ato anti social, causa confusão na mente de quem diz e de quem escuta, bem como prejudica o relacionamento humano, causando confusão ao seu redor.
Como segundo e essencial passo vem a “humildade.”
A Verdade está relacionada com a mente supraconsciente, que provê o ser humano da intuição. Um exemplo do valor da intuição é a chispa de genialidade dos cientistas e inventores famosos, cujos depoimentos atestam que foi um grande momento de recolhimento e com emoções e pensamentos aquietados que a intuição surgiu.
TÉCNICA: CITAÇÃO – NÍVEL INTELECTUAL
Pode ser ensinada por meio de provérbios , frases ou citações.





AÇÃO CORRETA  ou RETIDÃO -  NÍVEL FÍSICO
 
“ A VERDADE em ação é RETIDÃO”
O valor retidão está relacionado com o cuidado, com o uso adequado de nosso corpo físico e abrange três aspectos:
Ø  Hábitos de auto ajuda como, por exemplo, cuidarmos de nós mesmos, da limpeza ( higiene pessoal e do ambiente ao nosso redor), tendo uma vida saudável e procurando dar o mínimo de trabalho aos demais, buscando sempre cumprir com nosso dever e atingir o máximo de auto suficiência.
Ø  Hábitos sociais, como bom comportamento, gratidão, respeito, disciplina, pontualidade, ser prestativo, inclusive prestando serviços à comunidade e,para isso, é essencial o espírito de sacrifício e o uso adequado do tempo, do alimento e do dinheiro, através de uma boa administração desses recursos.
Ø  Hábitos com valores éticos e morais, tais como ter moralidade, ânimo, coragem/valor, coerência, confiabilidade ( ser alguém em quem se possa confiar), dignidade, honradez, perseverança, prudência, responsabilidade,etc.
Para agirmos, nosso mental deve ser estimulado e isso ocorre através de nossos cinco sentidos ( olfato, visão, tato, paladar e audição), estes são os que conhecemos, mas na realidade, temos doze sentidos , que são chamados de portais da consciência.

Veja tabela abaixo:
Sistema Metabólico Motor
Sistema Rítmico
Sistema Neuro Sensorial
Sentidos volitivos ou
inferiores
Sistema emotivos ou
medianos
Sentidos cognitivos ou superiores
Tato
Olfato
Audição
Vital
Paladar
Palavra
Movimento
Visão
Pensamento
Equilíbrio
Térmico
Eu

Os sentidos atuam em conjunto concedendo a riqueza de percepções que temos.
Tem-se em relação aos sentidos uma relativa inconsciência, pois só na ausência de algum deles é que se percebe a sua importância. É necessário o seu cultivo, pois o desuso dos sentidos leva a atrofia. O cultivo, entretanto, refina, purifica, sutiliza, fazendo as percepções mais detalhadas e minuciosas.
A nossa reação aos estímulos tanto pode ser instintiva como racional. Ela será instintiva quando baseada mais nos hábitos e costumes familiares, que ainda não foram questionados ou será racional, quando resultante da análise de fato/situação, intuição (para atitudes ou fatos novos). A segunda opção é a ideal, isto é, agir apenas depois de passar pelo crivo do discernimento.

TÉCNICA: CONTAR HISTÓRIAS

A história ou conto deixa uma bela lição para a reflexão e para direcionar as ações. Assimilar a mensagem, o valor relativo abordado desenvolve o espírito de iniciativa, traquejo social e práticas éticas.


A técnica de contar histórias envolve dois aspectos:
1-      Preparação – inclui recursos instrucionais.
2-      Apresentação – dramática, incluindo expressão corporal, suspense, modulação.



- causar impacto na conduta das crianças;
- simbolizar vôos da imaginação humana;
- plantar ideais heróicos e venturosos nas mentes das crianças e adolescentes.

TIPOS DE HISTÓRIAS

1-             Contos: não ocorrem numa época determinada, não contém a “moral da história”.
Podem ser as clássicas ou as atuais. Despertam nas crianças a capacidade de fantasia e incute coragem, mostrando-lhes que é sempre possível encontrar saídas.
Por exemplo: Joãozinho e Maria – vencer a rejeição. Branca de Neve – conflitos edípicos , Cinderela – rivalidade com os irmãos e as crenças.
2-             Fábulas: trazem a “moral da história” de maneira explícita. Os personagens
Sob a forma de animais. Por exemplo: Esopo, La Fontaine,etc.
3-             Parábolas: narrações alegóricas evocam por comparação outras realidades de ordem superiores.
4-             Relatos e biografias:  a vida de mestres virtuosos da História da Humanidade. Homens santos, humanitários, contemporâneos.
5-             Acontecimentos do cotidiano exemplos de virtudes para os adolescentes.
Importante:     HISTÓRIA X VIDA DIÁRIA        Vantagens de controlar os desejos e desenvolver atitude amorosa para com todas as coisas vivas.
Na técnica de contar histórias podemos fazer perguntas de quatro tipos:
- sobre os fatos
- referenciais ( compreensão)
- inferências
- de avaliação

Benefícios de contar histórias:
Ø   Ajuda a desenvolver a habilidade para ouvir;
Ø   Gera interesse verdadeiro;
Ø   Desenvolve a criatividade;
Ø   Estimula a imaginação;
Ø   Promove o relaxamento;
Ø   Dá inspiração;
Ø   Propicia humor e elementos engraçados;
Ø   Comunica conhecimentos.

AMOR- NÍVEL PSÍQUICO

 O Amor é a energia da mente, resultado do equilíbrio e coerência entre os demais níveis energéticos do ser humano ( físico, emocional, intelectual e espiritual) e que o indivíduo transmite e recebe a cada momento. O amor afeta todas as formas de vida, ajuda a superar barreiras ( limitações) e, no ser humano, promove uma maior compreensão e aceitação ( de si mesmo e dos demais). É por isso que o amor de um professor  pode transformar totalmente uma criança.
Foram feitos experimentos científicos demonstrando a influência de pensamentos amorosos até no crescimento e na floração de plantas. É a força do amor que faz com que uma pessoa busque a felicidade para outra pessoa e encontre prazer no bem noestar dela.  Os pensamentos  amorosos direcionam uma benéfica energia (amor) para a outra pessoa. Enquanto essa energia flui primeiramente pelo nosso corpo, ela



também  nos beneficia, melhorando  nossa própria saúde. O amor é incondicional, positivo com relação ao bem da outra pessoa. O amor é total doação e é impessoal.

O AMOR não é uma emoção. Quando a mente se afasta do egoísmo, o coração se abre e a energia do amor flui. O amor é inerente a cada pode ser aumentada com adequados exercícios respiratórios, inclusive com o canto.
Como forma de aumentar o fluxo de energia amorosa entre os níveis da personalidade e com o exterior, recomenda-se:
Ø   Procurar se expressar com doçura e suavidade, levando junto com as palavras a amabilidade e ternura, carregadas com sentimentos de simpatia e alegria, gerando condições para que reine a compreensão e o entendimento mútuos.
Ø   Desenvolver a aceitação, base para a paciência, a tolerância e o perdão.
Ø   Cultivar a compaixão, por meio da bondade, da generosidade, da caridade, da ajuda/apoio, da dedicação e do cuidado.
Ø    Ser agradecido ( ter agradecimento por tudo e a todos), possibilitando amizades sólidas, fomentando   o compartilhar e a sinceridade.
Ø   Ter apreço pela harmonia e beleza e,
Ø   Buscar a contenção ( conter-se) de seus impulsos, procurando preservar a pureza, a inocência, a fim de preservar a felicidade

TÉCNICA – CANTO – harmonia através da música.
O fluir da energia do amor pelo canto em grupo. Durante o canto, a criança pode experimentar a riqueza do compartilhar, a alegria, o valor da harmonia e a doçura do amor.

Benefícios do Canto em grupo:
Ø   Promove boa saúde ( respirando);
Ø   Cria harmonia e cooperação;
Ø   Fortalece a memória;
Ø   Ajuda a construir bom caráter;
Ø   Traz alegria para dentro da sala de aula.


NÃO VIOLÊNCIA  - NÍVEL ESPIRITUAL

Para uma pessoa não violenta, todo mundo é sua família. Quando os quatro valores já citados ( Paz, Verdade , Retidão e Amor) são praticados ( isto é a mente entusiasticamente toma consciência, o amor está fluindo, existe paz interna e as ações são corretas) então, a vida é vivida sem causar dano ou violação a qualquer coisa. É a aquisição mais elevada da vida humana, abrangendo o respeito por toda forma de vida, vivendo em harmonia com a natureza, não causando danos por pensamentos, palavras ou ações.
O valor Não Violência aborda dois aspectos: o Psicológico como a compaixão por todos, e o Social como a apreciação de outras culturas, religiões e o cuidado pelo meio ambiente.
É através de nosso aspecto espiritual que podemos experimentar o Amor Universal, que se caracteriza por:
Ø   Um sentimento de respeito e admiração pelo universo;
Ø   Um sentimento de unidade de tudo, de integração com o planeta e de amor por tudo o que há nele e de estar fazendo parte do Todo;





Ø   Um sentimento de universalidade, de irmandade, de fraternidade universal, resultando num desejo de fomentar a qualidade de vida de todos, por meio do interesse pelos demais, por meio da solidariedade, da cooperação e da
Ø   Uma tomada de consciência de um propósito na criação;
Ø   Aceitação e respeito pela diversidade da família humana( outras culturas, raças, religiões), respeito pela opinião dos demais, respeito aos sentimentos alheios;
Ø   Respeito pela vida, pela propriedade, pela terra, pelo ar, pela água,pelo ambiente, plantas e animais;
Ø   Incapacidade de causar dano, respeitando inclusive o próprio corpo físico ( seu uso adequado, seus limites,etc)
Ø   Respeito à lei e à ordem, sempre buscando promover a justiça social, através de uma cidadania consciente;
Ø   Sentimentos de igualdade para com todos, tratando a todos com bons modos, consideração, cortesia, lealdade, sinceridade;
Ø   Cultivar a compaixão e o perdão.

TÉCNICA  - ATIVIDADE EM GRUPO

Benefícios :
Ø   Valorizam o interesse e o divertimento;
Ø   Ativam a criatividade;
Ø   Constroem auto confiança ;
Ø   Ensinam o discernimento;
Ø   Desenvolvem a coordenação;
Ø   Despertam talentos interiores;
Ø   Melhoram a concentração;
Ø   Ensinam técnicas;
Ø   Constroem trabalho de equipe;
Ø   Encorajam trabalhar com outros.

QUADRO RESUMO SOBRE O RELACIONAMENTO DOS CINCO VALORES HUMANOS, AS CINCO TÉCNICAS E OS CINCO NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

VALORES
TÉCNICAS
NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA
ATUAÇÃO
PAZ
HARMONIZAÇÃO
MENTAL/EMOCIONAL
Pensamentos/
Sentimentos
VERDADE
CITAÇÃO
INTELECTUAL
Discernimento/
Intuição
RETIDÃO
HISTÓRIAS/CONTOS
FÍSICO
Atuação (Palavra
E Ação)
AMOR
CANTO GRUPAL
PSÍQUICO
Fluir da energia do Amor
NÃO VIOLÊNCIA
ATIVIDADE GRUPAL
ESPIRITUAL
Ser/Compreender



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