.

domingo, 14 de junho de 2015

Projeto Filme na sala de aula




Projeto Filme na sala de aula
Justificativa
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem. Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita. Esta ferramenta se revela potente apoio didático para o desenvolvimento de atividades com alunos do Projeto Entrelaçando.
Objetivo 
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia baseada no uso de filmes e conjuntos de imagens em sala de aula, desenvolvendo também assuntos de questões éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e humanos que fazem parte do cotidiano dos alunos, buscando diversificar a metodologia de atuação para trabalhar assuntos transversais e específicos, previstos e propostos pelo PCN.
Desenvolvimento

·                    Apresentar o cinema como possibilidade de letramento
·                    Comportamento, apreciação de diferentes linguagens, valorização da cultura como instrumento de cidadania, respeito, conhecimento a respeito do funcionamento de algumas indústrias.
·                    Confecção de cartazes, mural, informativos, escrever críticas, depoimentos.

EXPLORANDO AS CARACTERISTICAS DO FILME
1- Qual (is) aspecto(s) do filme chamou mais sua atenção?
2- Indique as cenas, imagens e sons que mais chamaram sua atenção.
3- Faça seu comentário e crítica sobre os personagens, as situações e fenômenos do filme.
4- Quais aspectos mais interessantes e os menos interessantes do filme?
ANALISANDO O CONTEÚDO
5- Quais cenas provocaram manifestações positivas ou negativas em você? Por que?
6- Já tinha conhecimento do tema abordado no filme? Se sim, identificou aspectos diferentes do conhecimento que havia adquirido antes?
7- O tema abordado e a forma como foi exposto causou algum sentimento de indignação, agressão ou descontentamento? Por quê?
8- Identificou a mensagem ou mensagens do filme? Descreva-a.
9- No filme você identificou erros e/ou atitudes que podem servir como aspectos que contribuam como mensagem para reflexão em nossa vida?
Sugestões de filmes
                     A Fuga das Galinhas (2004) As diversidade individuais em relação ao grupo.
                     Pocahontas (1995) - Tradições indigenas
                     Irmão sol, irmão lua (1973) Vida de São Francisco.
                     O Espanta tubarões (2004) - Liberdade para ser diferente.
                     Formiguinhas - (1998) - Sobre a solidariedade e trabalho coletivo.
                     Casamento Grego(2002) - Cultura grego
                     O Último Imperador (1987) - Cultura chinesa
                     O Pequeno Buda (1993) - Reencarnação budista
                     O Principe do Egito - (1998) – Judaismo
                     Hércules (1997) – Mitologia
                     A Corrente do Bem ( 2000)  - Principios de bondade e o reflexo social
                     Amor além da vida (1998) - Discussão entre o suicidio e a condenação ao inferno
                     Questão de honra (1992) - Principios de justiça
                     A espera de um milagre (1999) – Esperança
                     O Auto da Compadecida (2000)  - Julgamento após a morte; a decisão entre o ceu e inferno.

TÍTULO DO FILME ( ANO )
TEMÁTICA
Estrada para Redenção (2001)
Projeto de vida
O Fazendeiro de Deus (2006)
Convivência
Cartas para Deus (2010)
Projeto de vida
Sempre ao meu/seu lado (2009)
Convivência
Prova de Fogo (2008)
Projeto de vida
Desafiando Gigantes (2006)
Projeto de vida
A virada (2003)
Projeto de vida
Um Homem de Família (2000)
A procura da verdadeira felicidade
Questão de Honra (1992)
Princípios de justiça
Pacth Adams: o Amor é Contagioso (1998)
Poder da cura pelo amor
O Quinto Elemento (1997)
Confronto entre o bem e o mal
História sem Fim (1984)
Magia e amizade
As 200 Crianças do Dr. Korczak (1990)
Direitos infantis
Todo Poderoso (2003) 





 Short Circuit – O Incrível Robô (Short Circuit, 1986)
 A Historia sem Fim (Neverending Story, 1984)
Billy Elliot (idem, 2000)
Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, 1988)
Kung-Fu Panda (idem, 2008)
Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993)
Bill e Ted – Dois Loucos no Tempo (Bill and Ted's Excellent Adventure, 1989)
Vida de Inseto (A Bug’s Life, 1998)
The Railway Children (desconheço o titulo em português...)
A Pequena Sereia (The Little Mermaid, 1988)
Beleza Negra (Black Beauty, 1994)
Os Fantasmas se Divertem (Betleejuice, 1988)
Beethoven – O Magnífico (Beethoven, 1992)
Babe – O Porquinho Atrapalhado (Babe, 1995)
Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1994)
Wallace e Gromit – As Calças Erradas (Wallace and Gromit: The Wrong Trousers, 1993)
A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965)
Madagascar (idem, 2005)
Monstros S.A. (Monster, inc., 2001)
A Era do Gelo (Ice Age, 2002)
Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)

                     "Space Jam - O Jogo do Século": lição de cooperação e trabalho em grupo
                     "Boleiros - Era uma Vez o Futebol...": como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
                     Atividade de percepção sonora com o filme "O Som do Coração"
                     Como apresentar a música erudita para a turma com o filme "O Segredo de Beethoven"
                     "Wall-E": os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar
                     "Osmose Jones" retrata o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso
                     Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"
                     "Matilda": como adaptar um texto para o cinema
                     Como despertar o interesse pelos livros com o filme "Pagemaster - O Mestre da Fantasia"
                     "O Último Samurai": arte marcial como filosofia de vida"O Último Samurai": arte marcial como filosofia de vida
                     Como explorar a dança e suas variações rítmicas com "Vem Dançar"
                     Como discutir o respeito à diversidade na prática esportiva com "Invictus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário