Projeto
Filme na sala de aula
Justificativa
Os filmes são
potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos
personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover
excelentes experiências de aprendizagem. Trabalham com nossas experiências e
emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.
Esta ferramenta se revela potente apoio didático para o desenvolvimento de
atividades com alunos do Projeto Entrelaçando.
Objetivo
Este
trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia baseada no uso de filmes
e conjuntos de imagens em sala de aula, desenvolvendo também assuntos de
questões éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e humanos que
fazem parte do cotidiano dos alunos, buscando diversificar a metodologia de
atuação para trabalhar assuntos transversais e específicos, previstos e
propostos pelo PCN.
Desenvolvimento
·
Apresentar o cinema como possibilidade de
letramento
·
Comportamento, apreciação de diferentes
linguagens, valorização da cultura como instrumento de cidadania, respeito,
conhecimento a respeito do funcionamento de algumas indústrias.
·
Confecção de cartazes, mural, informativos, escrever
críticas, depoimentos.
EXPLORANDO AS CARACTERISTICAS DO FILME
1- Qual (is) aspecto(s) do filme chamou mais sua atenção?
2- Indique as cenas, imagens e sons que mais chamaram sua
atenção.
3- Faça seu comentário e crítica sobre os personagens, as
situações e fenômenos do filme.
4- Quais aspectos mais interessantes e os menos
interessantes do filme?
ANALISANDO O CONTEÚDO
5- Quais cenas provocaram manifestações positivas ou
negativas em você? Por que?
6- Já tinha conhecimento do tema abordado no filme? Se
sim, identificou aspectos diferentes do conhecimento que havia adquirido antes?
7- O tema abordado e a forma como foi exposto causou
algum sentimento de indignação, agressão ou descontentamento? Por quê?
8- Identificou a mensagem ou mensagens do filme?
Descreva-a.
9- No filme você identificou erros e/ou atitudes que
podem servir como aspectos que contribuam como mensagem para reflexão em nossa
vida?
Sugestões
de filmes
•
A
Fuga das Galinhas (2004) As diversidade individuais em relação ao grupo.
•
Pocahontas
(1995) - Tradições indigenas
•
Irmão
sol, irmão lua (1973) Vida de São Francisco.
•
O
Espanta tubarões (2004) - Liberdade para ser diferente.
•
Formiguinhas
- (1998) - Sobre a solidariedade e trabalho coletivo.
•
Casamento
Grego(2002) - Cultura grego
•
O
Último Imperador (1987) - Cultura chinesa
•
O
Pequeno Buda (1993) - Reencarnação budista
•
O
Principe do Egito - (1998) – Judaismo
•
Hércules
(1997) – Mitologia
•
A
Corrente do Bem ( 2000) - Principios de bondade e o reflexo social
•
Amor
além da vida (1998) - Discussão entre o suicidio e a condenação ao inferno
•
Questão
de honra (1992) - Principios de justiça
•
A
espera de um milagre (1999) – Esperança
•
O
Auto da Compadecida (2000) - Julgamento após a morte; a decisão
entre o ceu e inferno.
TÍTULO
DO FILME ( ANO )
|
TEMÁTICA
|
Estrada
para Redenção (2001)
|
Projeto
de vida
|
O
Fazendeiro de Deus (2006)
|
Convivência
|
Cartas
para Deus (2010)
|
Projeto
de vida
|
Sempre
ao meu/seu lado (2009)
|
Convivência
|
Prova
de Fogo (2008)
|
Projeto
de vida
|
Desafiando
Gigantes (2006)
|
Projeto
de vida
|
A
virada (2003)
|
Projeto
de vida
|
Um
Homem de Família (2000)
|
A
procura da verdadeira felicidade
|
Questão
de Honra (1992)
|
Princípios
de justiça
|
Pacth
Adams: o Amor é Contagioso (1998)
|
Poder
da cura pelo amor
|
O
Quinto Elemento (1997)
|
Confronto
entre o bem e o mal
|
História
sem Fim (1984)
|
Magia e
amizade
|
As 200
Crianças do Dr. Korczak (1990)
|
Direitos
infantis
|
Todo
Poderoso (2003)
|
|
|
|
Short Circuit – O Incrível Robô (Short
Circuit, 1986)
A Historia sem Fim (Neverending Story, 1984)
Billy Elliot (idem, 2000)
Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger
Rabbit, 1988)
Kung-Fu Panda (idem, 2008)
Parque dos Dinossauros (Jurassic Park,
1993)
Bill e Ted –
Dois Loucos no Tempo (Bill and Ted's Excellent
Adventure, 1989)
Vida de Inseto (A Bug’s Life,
1998)
The Railway Children (desconheço o
titulo em português...)
A Pequena Sereia (The Little
Mermaid, 1988)
Beleza Negra (Black Beauty,
1994)
Os Fantasmas se Divertem (Betleejuice, 1988)
Beethoven – O Magnífico (Beethoven, 1992)
Babe – O Porquinho Atrapalhado (Babe, 1995)
Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire,
1994)
Wallace e
Gromit – As Calças Erradas (Wallace and Gromit: The
Wrong Trousers, 1993)
A Noviça
Rebelde (The Sound of Music, 1965)
Madagascar (idem, 2005)
Monstros S.A. (Monster, inc., 2001)
A Era do Gelo (Ice Age, 2002)
Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)
•
"Space Jam - O Jogo do
Século": lição de cooperação e trabalho em grupo
•
"Boleiros - Era uma Vez o
Futebol...": como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
•
Atividade de percepção sonora com
o filme "O Som do Coração"
•
Como apresentar a música erudita
para a turma com o filme "O Segredo de Beethoven"
•
"Wall-E": os impactos
causados pelo lixo e a necessidade de reciclar
•
"Osmose Jones" retrata
o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso
•
Introdução à cultura africana com
o filme "Kirikú e a Feiticeira"
•
"Matilda": como adaptar
um texto para o cinema
•
Como despertar o interesse pelos
livros com o filme "Pagemaster - O Mestre da Fantasia"
•
"O Último Samurai":
arte marcial como filosofia de vida"O Último Samurai": arte marcial
como filosofia de vida
•
Como explorar a dança e suas
variações rítmicas com "Vem Dançar"
•
Como discutir o respeito à
diversidade na prática esportiva com "Invictus"
Nenhum comentário:
Postar um comentário