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sexta-feira, 5 de junho de 2015

projeto alimentação saudavel


A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.

O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.

Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura "Fast-food", elaboramos este projeto.



3.  OBJETIVOS:

GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICOS:

    Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
    Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
    Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
    Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
    Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
    Valorizar o momento reservado à alimentação.
    Noções de números pares e ímpares



4.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

    Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
    Registro dos alimentos mais consumidos na família;
    Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
    Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
    Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
    Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
    Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
    Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
    Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
    Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
    Palestra com uma nutricionista;
    Visitar uma feira;
    Preparação e degustação de receitas saudáveis;
    Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
    Promover concursos de lanches saudáveis;
    Organização de um livro de receitas baseado na história "A Cesta da dona Maricota"



5. PRODUTO FINAL

Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.



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