.

domingo, 7 de junho de 2015

ROMEU E JULIETA

 objetivos gerais

  •   Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolva habilidades nas diversas áreas do conhecimento, como também ajudá-los a refletir sobre si mesmo e a importância de  respeitar o próximo com suas diferenças, proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade e respeito;
  •   Conhecer e respeitar o outro com suas diferenças e/ou limitações, dialogando e trocando conhecimento e experiências;
  •   Utilizar a linguagem  com intenções comunicativas e de modo eficaz,
  •   Respeitar a opinião/ escolha alheia.
Objetivos específicos

         Língua portuguesa:
  •   Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
  •   Conhecer outras fontes literárias;
  •   Conhecer dados biográficos dos autores William Shakespeare e Ruth Rocha;
  •   Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
  •   Comparar versões;
  •   Produzir reescrita;
  •   Produzir versões; utilizando as estratégias de leitura;
  •   Utilizar diferentes formas de escrita: panfleto, cartaz, cartazcoletivo e individual;
  •   Disposição de recursos gráficos e visuais;
  •   Continuar a Alfabetização pelo processo de letramento;
  •   Semântica: antônimo e sinônimo;
  •   Ortografia;
  •   Pontuação;
  •   Flexão das palavras, seu valor e significações;
  •   Estruturação de palavras, frase e texto;
  •   Compreensão do texto oral e escrito;
  •   Produzir um final diferente à história de Romeu e Julieta,
  •   Fazer pesquisas biográficas dos autores;
  •   Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
  •   Ordenação da história como registro de compreensão ,
  •   Conversas, comentários, interpretação e expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos, desenhos, movimento, sons, etc. 
         Matemática:
  •   Construir os fundamentos básicos no desenvolvimento da adição, subtração, multiplicação e divisão
  •   Construir gráficos, como fonte de registro;
         Ciências:
  •  Reconhecer seres vivos;
  •  Conhecer o ciclo das borboletas, sua função e seu habitat;
  •  Reconhecer os fenômenos da natureza;
  •  Reconhecer as estações do ano;
  •  Ambiente e meio ambiente;
  •  Ciclo da água: “As borboletas bebem água?
  •  Pesquisa científica sobre as borboletas
  •  Apresentar as etapas da vida da borboleta
  •  Registrar as etapas em forma de recurso visual e escrito;
  •  Conhecer as variedades de borboletas;
  •  Saber como as borboletas se alimenta;
  •  Ter conhecimento de: Parasita, mundo vegetal, polinização e néctar,
  •  Reativar os sentidos: paladar e olfato
  • Degustar o doce Romeu e Julieta *( entregar na hora da saída um doce de Romeu e Julieta aos pais).
        História/Geografia
  •   Compreender os diferentes tipos de paisagens
  •   Refletir sobre as diversidades;
  •   Desenvolver o conceito de valores e atitudes,
  •  Paisagem;
  •  Tempo;
  •  Espaço;
        Artes:
  •   Desenvolver a criatividade;
  •  Construir personagens seguindo passos  e etapas da dobradura
  •   Usar o desenho como recurso visual e de registro,
  •   Desenvolver habilidades com pintura, recorte e colagem;
  • confeccionar painel de mandalas com borboletas
  •   Confecção de borboletas com RX; envolvendo as mães;

                                                                                                          Desenvolvimento
  •   Explorar o uso  social da escrita em diferentes aspectos:  apresentar as informações disponível na capa;
  •   Estimular o conteúdo da leitura por meio da oralidade;
  •   Incitar a leitura com momentos descontraídos (cartaz das borboletas)
  •   Hora de conhecer a historia de Romeu e Julieta (Ruth Rocha), vídeo narrado pela própria autora;
  •   Conversar sobre o texto e estimular a troca das borboletas para outro canteiro;
  •   Estimular a compreensão oral da história;
  •   Leitura oral, individual e coletiva;
  •   Registrar a história com recurso visual (ilustração)
  •   Produzir panfleto: se você fosse a mãe da Julieta o que faria para encontrá-la?
  •   Produzir reescrita do texto de Romeu e Julieta com os pais, enfatizando a oralidade do aluno(mães);
  •   Correção coletiva dos textos;
  •   Pedir pesquisa dos autores e imagem;
  •   Apresentar a biografia (cartazes no mural);
  •   Fazer caricatura dos autores
  •   Desenvolver ortografia, pontuação, flexão e significados das  palavras com trechos das histórias e com os textos produzidos pelos alunos;
  •   Desenvolver estruturação,
  •   Fazer enquete com registro gráfico;
  •   Registrar o conhecimento por meio da reescrita;
  •   Fazer correção coletiva;
  •   Registrar finais diferentes à historia de Romeu e Julieta
  •   Tomar conhecimento do ciclo das borboletas  por textos informativos(metarmorfose)
  •   Conhecer o ciclo das borboletas
  •   Ordenar as histórias, ciclo das borboletas e de  Romeu e Julieta;
  •   Fazer textos ;
  •   Escrita das cores das borboletas;
  •   Cruzadinha;
  •   Resolução de problemas com adição, subtração, multiplicação e divisão;
  •   Conversa sobre o ambiente e meio ambiente,
  •   Recorte e colagem de figuras de diferentes paisagens ( zona rural , urbana, floresta, tec);
  •   Confecção de painel;
  •   Características das estações do ano;fenômenos da natureza;
  •   Solo;
  •   Chuva;
  •   Ar;
  •   Ciclo da água (textos informativos, visuais gráficos e vídeos)
  •   Lista de atitudes preconceituosas;
  •   Lista de possíveis mudanças de atitudes;
  •   Desenvolver a criatividade;
  •   Correspondência com numero e quantidade,
  •   *Dramatização da história feita pelos alunos. 
                                                                                                            Avaliação

Deverá ocorrer de forma contínua, valorizando o desenvolvimento, a participação e o interesse dos alunos observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta, de acordo com os objetivos previstos neste planejamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário