- Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolva habilidades nas diversas áreas do conhecimento, como também ajudá-los a refletir sobre si mesmo e a importância de respeitar o próximo com suas diferenças, proporcionando-lhes ações autônomas com responsabilidade e respeito;
- Conhecer e respeitar o outro com suas diferenças e/ou limitações, dialogando e trocando conhecimento e experiências;
- Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
- Respeitar a opinião/ escolha alheia.
Objetivos específicos
- Utilizar a linguagem com intenções comunicativas e de modo eficaz,
- Conhecer outras fontes literárias;
- Conhecer dados biográficos dos autores William Shakespeare e Ruth Rocha;
- Conhecer outras versões de Romeu e Julieta;
- Comparar versões;
- Produzir reescrita;
- Produzir versões; utilizando as estratégias de leitura;
- Utilizar diferentes formas de escrita: panfleto, cartaz, cartazcoletivo e individual;
- Disposição de recursos gráficos e visuais;
- Continuar a Alfabetização pelo processo de letramento;
- Semântica: antônimo e sinônimo;
- Ortografia;
- Pontuação;
- Flexão das palavras, seu valor e significações;
- Estruturação de palavras, frase e texto;
- Compreensão do texto oral e escrito;
- Produzir um final diferente à história de Romeu e Julieta,
- Fazer pesquisas biográficas dos autores;
- Relatos da narrativa de Romeu e Julieta;
- Ordenação da história como registro de compreensão ,
- Conversas, comentários, interpretação e expressão de vivencia por meio de diferentes formas de manifestação ( gestos, desenhos, movimento, sons, etc.
- Construir os fundamentos básicos no desenvolvimento da adição, subtração, multiplicação e divisão
- Construir gráficos, como fonte de registro;
- Reconhecer seres vivos;
- Conhecer o ciclo das borboletas, sua função e seu habitat;
- Reconhecer os fenômenos da natureza;
- Reconhecer as estações do ano;
- Ambiente e meio ambiente;
- Ciclo da água: “As borboletas bebem água?
- Pesquisa científica sobre as borboletas
- Apresentar as etapas da vida da borboleta
- Registrar as etapas em forma de recurso visual e escrito;
- Conhecer as variedades de borboletas;
- Saber como as borboletas se alimenta;
- Ter conhecimento de: Parasita, mundo vegetal, polinização e néctar,
- Reativar os sentidos: paladar e olfato
- Degustar o doce Romeu e Julieta *( entregar na hora da saída um doce de Romeu e Julieta aos pais).
- Compreender os diferentes tipos de paisagens
- Refletir sobre as diversidades;
- Desenvolver o conceito de valores e atitudes,
- Paisagem;
- Tempo;
- Espaço;
- Desenvolver a criatividade;
- Construir personagens seguindo passos e etapas da dobradura
- Usar o desenho como recurso visual e de registro,
- Desenvolver habilidades com pintura, recorte e colagem;
- confeccionar painel de mandalas com borboletas
- Confecção de borboletas com RX; envolvendo as mães;
Desenvolvimento
- Explorar o uso social da escrita em diferentes aspectos: apresentar as informações disponível na capa;
- Estimular o conteúdo da leitura por meio da oralidade;
- Incitar a leitura com momentos descontraídos (cartaz das borboletas)
- Hora de conhecer a historia de Romeu e Julieta (Ruth Rocha), vídeo narrado pela própria autora;
- Conversar sobre o texto e estimular a troca das borboletas para outro canteiro;
- Estimular a compreensão oral da história;
- Leitura oral, individual e coletiva;
- Registrar a história com recurso visual (ilustração)
- Produzir panfleto: se você fosse a mãe da Julieta o que faria para encontrá-la?
- Produzir reescrita do texto de Romeu e Julieta com os pais, enfatizando a oralidade do aluno(mães);
- Correção coletiva dos textos;
- Pedir pesquisa dos autores e imagem;
- Apresentar a biografia (cartazes no mural);
- Fazer caricatura dos autores
- Desenvolver ortografia, pontuação, flexão e significados das palavras com trechos das histórias e com os textos produzidos pelos alunos;
- Desenvolver estruturação,
- Fazer enquete com registro gráfico;
- Registrar o conhecimento por meio da reescrita;
- Fazer correção coletiva;
- Registrar finais diferentes à historia de Romeu e Julieta
- Tomar conhecimento do ciclo das borboletas por textos informativos(metarmorfose)
- Conhecer o ciclo das borboletas
- Ordenar as histórias, ciclo das borboletas e de Romeu e Julieta;
- Fazer textos ;
- Escrita das cores das borboletas;
- Cruzadinha;
- Resolução de problemas com adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Conversa sobre o ambiente e meio ambiente,
- Recorte e colagem de figuras de diferentes paisagens ( zona rural , urbana, floresta, tec);
- Confecção de painel;
- Características das estações do ano;fenômenos da natureza;
- Solo;
- Chuva;
- Ar;
- Ciclo da água (textos informativos, visuais gráficos e vídeos)
- Lista de atitudes preconceituosas;
- Lista de possíveis mudanças de atitudes;
- Desenvolver a criatividade;
- Correspondência com numero e quantidade,
- *Dramatização da história feita pelos alunos.
Avaliação
Deverá ocorrer de forma contínua, valorizando o desenvolvimento, a participação e o interesse dos alunos observando os avanços e dificuldades dos alunos a cada proposta, de acordo com os objetivos previstos neste planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário