.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

PROJETO MINHA CIDADE


TEMA: Conhecendo minha cidadeSua opinião é muito importante!


JUSTIFICATIVA;   
   Que os alunos se conheça a história local, se sentindo parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico. Proporcionando uma valorização e resgate da nossa história, pois é nela que vivem.


APRENDIZAGEM A CONSTRUIR:
         Apresentar a cidade às crianças à partir da sua história, de suas origens.
        Resgatar a memória do cotidiano da cidade, recente ou de tempos passados.
      Despertar nas crianças o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.
               Refletir sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia.
               Contribuir para que os (as) alunos (as) possam perceber-se como pessoas responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
           Estimular a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas.
               Criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos.
                       Explorar o mundo físico e natural por meio dos sentidos
                Manusear diversos suportes textuais como, livro, revista, panfletos entre outros.
            Explorar diferentes gestos corporais enquanto pinta, desenha, esculpe, modela.
         Empregar progressivamente as noções temporais: ontem, hoje e amanhã. 
      Identificar cores.

METODOLOGIA:
       Propor diferentes situações para conhecer a história da  cidade. Através de atividades .Com sequência de desafio gradativa para aprofundamento e conhecimento sobre a história da cidade.
      1º momento: Roda conversa. Conversar informalmente com as crianças sobre alguns lugares da nossa cidade.  e ler texto informativo com a história de nossa cidade
Comentar que o Museu é um espaço vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele contém objetos que nos mostram um pouco da origem da cidade.
: Realizar uma apresentação através de figuras trazidas pelas crianças dos principais pontos da cidade como (igrejas, praças, escolas, shopping, monumentos etc.)
 pesquisa junto às famílias, procurando em jornais, revistas ou internet, reportagens que destaquem a nossa cidade.




cidade bem colorida a gurizada adora pintar o cenário da cidade ...desenho de Pequena cidade perto das montanhas para colorir

AVALIAÇÃO:  A avaliação será realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções dos/das alunos/as, dentre outros
A expressão oral será o recurso mais significativo na avaliação do projeto, através das discussões, exposições de ideias e opiniões que o (a) aluno (a) explicitava suas conquistas e dúvidas.
Várias atitudes concretas demonstrarão os objetivos alcançados, como o interesse em pesquisar, a auto confiança, a auto estima, o respeito pelas diferenças e o trabalho em equipe.

CULMINÂNCIA: Elaboração de um mapa com a representação da forma da cidade, representada com figuras coladas de tudo que encontramos no município, selecionadas e escolhidas ao longo das leituras e pesquisa feita durante o mês de março.

PRODUTO FINAL: O mapa será exposto na amostra cultural para a comunidade conhecer.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário