TEMA:
Conhecendo
minha cidade
|
JUSTIFICATIVA;
Que os alunos se conheça a história local, se sentindo parte dela e
principalmente se perceba como sujeito histórico. Proporcionando uma
valorização e resgate da nossa história, pois é nela que vivem.
|
APRENDIZAGEM
A CONSTRUIR:
Apresentar a cidade às crianças à partir da
sua história, de suas origens.
Resgatar a memória do cotidiano da cidade, recente ou
de tempos passados.
Despertar nas crianças o interesse pela cultura e o
desejo de participar dela.
Refletir sobre a historicidade como processo que se
renova a cada dia.
Contribuir para que os (as) alunos (as) possam
perceber-se como pessoas responsáveis pela construção e reconstrução
histórica.
Estimular a criação, a experimentação, a observação, a
curiosidade e as descobertas.
Criar um espaço de convivência que propicie interações
espontâneas e desprovidas de preconceitos.
Explorar o mundo físico e natural por meio dos sentidos
Manusear diversos suportes textuais como, livro,
revista, panfletos entre outros.
Explorar diferentes gestos corporais enquanto pinta,
desenha, esculpe, modela.
Empregar progressivamente as noções temporais: ontem,
hoje e amanhã.
Identificar cores.
|
METODOLOGIA:
Propor
diferentes situações para conhecer a história da cidade.
Através de atividades .Com sequência de desafio
gradativa para aprofundamento e conhecimento sobre a história da cidade.
1º momento: Roda conversa. Conversar
informalmente com as crianças sobre alguns lugares da nossa cidade. e ler texto informativo com a história de
nossa cidade
Comentar
que o Museu é um espaço vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele contém
objetos que nos mostram um pouco da origem da cidade.
: Realizar uma apresentação através de figuras trazidas pelas
crianças dos principais pontos da cidade como (igrejas, praças, escolas,
shopping, monumentos etc.)
pesquisa junto às famílias, procurando em
jornais, revistas ou internet, reportagens que destaquem a nossa cidade.
|
AVALIAÇÃO: A avaliação será
realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos,
produções dos/das alunos/as, dentre outros
A
expressão oral será o recurso mais significativo na avaliação do projeto,
através das discussões, exposições de ideias e opiniões que o (a) aluno (a)
explicitava suas conquistas e dúvidas.
Várias
atitudes concretas demonstrarão os objetivos alcançados, como o interesse em
pesquisar, a auto confiança, a auto estima, o respeito pelas diferenças e o
trabalho em equipe.
|
CULMINÂNCIA: Elaboração de um mapa com a representação
da forma da cidade, representada com figuras coladas de tudo que encontramos
no município, selecionadas e escolhidas ao longo das leituras e pesquisa feita
durante o mês de março.
|
PRODUTO
FINAL: O mapa será exposto na amostra
cultural para a comunidade conhecer.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário