PROJETO IDENTIDADE:
TEMA: A CONSTRUÇÃO
DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A
auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos
em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades,
aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da
unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem
positiva.
Segundo
o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade “é um
conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas a começar pelo nome. Segundo todas as características físicas,
de modo de agir, de pensar e da história pessoal.
Propiciar
atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a
descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de
um conjunto de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo
são muito importante.
Segundo
Emília Ferreira o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a
mais, mas também singular muito diferente das outras palavras em muitos
aspectos.
Por
outro lado, a carga emocional vinculada com esta escrita, não pode ser
comparada com a carga emocional de outras palavras mais neutras.
O nome próprio escrito ou a assinatura é parte da pessoa, de
sua identidade. Através da escrita do mesmo, o aluno descobre algumas das
funções da escrita em geral, como a de identificar objetos, lugares,etc.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Por que
trabalhar com o nome da criança? Ele é apenas uma palavra? Que
relação tem a criança com seu nome?
DURAÇÃO: 1 mês.
OBJETIVO GERAL:
Dar condições aos
alunos para aprender o seu nome próprio, através de uma prática que visa
contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de
ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental, afetivo-emocional
e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a realidade dos
educandos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§ Conhecer
a história de seu nome e seu significado;
§ Compreender
a história de seus colegas a partir de sua;
§ Conhecer
e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
§ Desenvolver
habilidades sociais;
§ Identificar
fontes históricas sobre sua vida;
§ Integrar
dados pessoais relacionados a sua pessoa;
§ Reconhecer
seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
§ Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
§ Desenvolver
e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
§ Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
§ Desenvolver
a auto-estima;
§ Desenvolver
o auto conceito positivo através da afetividade;
§ Explorar
e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e
ampliar seu conhecimento do mundo.
§ Incentivar
a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo
sua identidade e autonomia.
§ Apreciar
o próprio nome e dos colegas;
§ Chamar
os colegas pelo nome;
§ Construir
uma relação afetiva com a escrita a partir do nome;
§ Distinguir
o próprio nome entre os nomes dos colegas;
§ Desenvolver
atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas e jogos;
§ Identificar
as vogais no contexto;
§ Identificar
as letras que compõe o primeiro nome;
§ Nomear
as letras do nome;
§ Identificar
nomes iguais,
§ Escrever
o nome utilizando crachá;
§ Compreender
que as letras formam outras palavras além do próprio nome;
§ Realizar
atividades lúdicas que explorem o traçado das letras;
§ Compreender
a importância da leitura e da escrita.
Disciplinas
Envolvidas
§ Linguagem
Oral e Escrita
§ Matemática
§ Artes
Visuais
§ Música
e movimento.
DESENVOLVIMENTO:
Linguagem oral e
linguagem escrita
.
Mostrar o crachá, ler o nome e entregá-lo à criança.
.
Apresentar de forma lúdica, as fichas com os nomes das crianças.
. Fixar
um cartaz na sala com nomes das crianças.
Natureza e
sociedade
. Questionário sobre
a história do nome da criança.
.
Pesquisar o significado do nome.
.
Colocar as crianças diante de um espelho e estimular a observação de suas
características. Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças e as
diferenças de cada um.
.
Explorar as preferências das crianças relacionadas aos alimentos, brinquedos,
animais e brincadeiras.
Matemática
.
Contagem dos alunos.
.
Apresentar os numerais associando-os às quantidades.
Música e movimento
. Brincar de
“Macaco disse”, para identificar as partes do corpo.
.
Brincar de “Vamos passear no bosque?”, trocar a palavra Lobo pelo nome da
criança.
.
Cantar músicas para trabalhar os números (quantidade e idade).
Artes
. Fazer
o contorno do corpo da criança no papel Kraft, para que o grupo complete o
desenho com as partes do corpo e o professor escreve os nomes dos alunos.
. Fazer
um autorretrato.
. Fazer
contorno da mão das crianças.
.
Pintar as mãos e os pés das crianças para “carimbá-los” na folha e escrever o
nome de cada um.
.
Modelar: modelagem com massinha e utilizando tesoura.
METODOLOGIA:
1ª Oficina:
“retratando a imagem”
.Roda de conversa:
momento de apresentar o projeto para os alunos;
. Momento de deixar
os alunos argumentar sobre o mesmo;
. Contagem dos alunos;
. Modelagem:
modelar o nome de cada um com massinha.
2ª Oficina:
“Qual é seu nome”?
. Roda de conversa
para apresentar o projeto.
. Conversar sobre a
importância do nome.
.
Escrever o nome das mesmas no papel pardo.
. Ler e circular a
inicial do nome de cada um.
.
Atividade “Caixa de nomes”:
Preparar
as fichas com o nome da professora, da monitora e das crianças da turma com
foto.
Os
nomes devem ser escritos em fichas brancas, coladas em papel colorido e
padronizadas (tamanho, cor de caneta, foto e tipo de letra). Devem ter
alinhamento à esquerda para que possibilite o trabalho com as noções de tamanho
(nome) e quantidade (letras).
Colocar
as fichas dentro de uma caixa surpresa.
Como
trabalhar:
. Crianças
assentadas em roda;
.
Retire de dentro da caixa surpresa uma ficha com o nome de uma
das crianças;
.
Leia-o e peça às crianças que repitam;
.
Coloque a ficha no centro da roda, para que possa ser visualizado por todos.
Depois cante a música “A canoa virou” com o nome sorteado;
. A criança cuja
ficha ( crachá) está no meio da roda deve pegá-la e
afixá-la no cartaz de prega.
. Repetir a
música para cada nome.
Chamada diária:
. Colocar todos os
crachás com os nomes das crianças sobre a mesa do professor ou na rodinha.
. Em seguida,
faça a chamada do nome de cada criança.
. O
dono do nome deve pegar a ficha e mostrá-la aos colegas.
.Todos
devem falar alto o nome do colega e, depois, a criança entrega a mesma para o
professor, que a colocará no cartaz de prega.
. Atividade
contorno da mão: montar um mural com as mãos das crianças e o nome de cada um.
3ª Oficina:
“ Meu nome ou somos todos crianças”.
. Roda
de conversa: conversar sobre o tema e deixar os alunos argumentar sobre o
mesmo.
.
Apresentação das vogais utilizando a música “Vogais”
.
Escrever o nome de cada criança na lousa;
.
Circular as vogais que têm no nome de cada um;
.
Momento de questionar sobre o mesmo;
.
Mostrar fotos de crianças negras, brancas, japonesas, louras e etc.;
.
Argumentar sobre a mistura de raças e cultura de cada um:
-
Você se parece com alguma das crianças da cena?
-
E seus colegas de turma?
-
Quais são as semelhanças? E as diferenças?
.
História “O menino e o espelho”:
1º
contar a história;
2º
questionar sobre a mesma e deixar os alunos argumentar suas opiniões e desejos;
3º
Momento de levar os alunos para se olhar no espelho:
-
nessa atividade é importante destacar que cada criança é única apesar de
apresentar semelhanças com outras pessoas.
4º
Atividade “Mural da Identidade”:
Material
.Papel craft
(pardo)
. Cola
. Tesoura
- Papéis
coloridos
- Canetinha
ou lápis de cor.
Como fazer:
. No papel
pardo, recorte um bonequinho. Para ficar mais fácil, dobre o papel pardo como
uma sanfona, risque o molde do bonequinho nele e recorte.
.De
papéis coloridos às crianças e peça-lhes para cortarem roupinhas para vestirem
o bonequinho. O boneco deve ficar “parecido” com a criança.
.
Depois de cortar as roupinhas, passe cola no boneco e peça às crianças para
colarem e desenharem cabelos, olhos, boca e nariz.
.
Momento de montar um mural com todos os bonecos, escrevendo o nome de cada
criança abaixo daquele que ela fez.
. Boliche dos nomes
dos alunos.
4ª Oficina: “Cada
pessoa tem um nome”.
_ Roda de conversa:
1º conversar sobre
a oficina e a construção de uma boneca de pano;
_ Hora da
história:
_ Momento de
questionar sobre a mesma;
_ Hora de
deixar os alunos argumentar;
_ Construção
da boneca de pano:
Com as crianças
sentadas em círculo, a professora vai contar uma história de recém nascido
(inventada por ela mesma), que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e
todas as fases até a idade da turma. Em seguida vamos construir juntos, uma
boneca para representar a todos e escolher um nome para ela. Após pronta a
boneca cada criança levará para casa, uma de cada vez, juntamente com o
questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar as crianças nos cuidados com a
boneca contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário
para a professora confeccionar um mural com os mesmos e as fotos que os pais
vão tirar.
_ Atividade
escrita: Pintura de uma boneca utilizando lápis de pintar.
_
Brincadeiras de roda que fala os nomes das crianças exemplo: o tatu, festa em
Portugal, etc.
5ª OFICINA: O mundo
encantado dos nomes.
. Roda de conversa
sobre a oficina e o nome de cada um.
. Momento de deixar
os alunos argumentar;
. Chamada diária:
colocar todos os crachás com os nomes das crianças sobre a mesa ou na rodinha.
. Em seguida, fazer
a chamada do nome de cada criança.
. O dono do nome
deve pegar a ficha e mostrá-la aos colegas e colocar no cartaz de prega com
ajuda do professor.
. Atividade árvore
do conhecimento:
1º a professora vai
confeccionar uma árvore e colocar fichas com os nomes dos alunos. Depois a
mesma vai entregar uma ficha com a inicial do nome das crianças e elas vão até
a árvore do conhecimento procurar a mesma letra que tem na mão, ou seja, a
primeira letra do seu nome.
.Mural das mãos dos
alunos.
6ª OFICINA:
Brincando também aprende o nome
. Roda de conversa;
. Chamada diária;
. Lista dos nomes
dos alunos e listas de palavras:
1º explorar com a
classe a letra inicial do nome de cada um (na lousa da sala de aula).
2º listar outras
palavras que também iniciam com as letras dos nomes das crianças.
. Atividade: pedir
para cada criança recortar de revistas a letra inicial do seu nome e colar em
um sulfite.
. Bingo dos nomes
das crianças: cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor
sorteará as letras dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças
identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja
no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar bingo.
7ª OFICINA:
alfabeto significativo e encantado
. Oração;
. Roda de conversa;
. Chamada diária;
. Música: Alfabeto
da Xuxa.
1º passar a música
no papel pardo;
2º cantar e
argumentar sobre a mesma;
3º momento de
deixar os alunos argumentar;
4º momento de
montar o alfabeto com as fotos dos alunos.
5º brincadeiras de
roda que envolva os nomes das crianças – ex: a canoa virou, a casa do tatu,
etc.
6° Modelagem:
modelar a inicial do nome com massinha.
Avaliação
No decorrer do
projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de
pesquisas do tema trabalhado compartilhando todo o material produzido na sala
de aula.
As avaliações serão
realizadas ao longo de todo o processo.
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