JUSTIFICATIVA:
Por meio de brincadeiras as
crianças constroem e reconstroem noções que as ajudam na compreensão do mundo,
favorecendo com isso, o levantamento e o confronto de hipóteses e a aproximação
com os conhecimentos socialmente construídos por meio de interação com os
outros, com os objetos e diversos fenômenos da natureza e os produzidos pelo
homem. Sendo assim, o trabalho com luzes e sombra possibilita além da diversão,
a aquisição de informações, o levantamento de questões e a expressão das hipóteses
das crianças.
AREAS:
Natureza e Sociedade, Linguagem
oral escrita, Matemática, Artes e Movimento.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
-
Nada pode ser visto sem luz;
-
A luz se propaga em linha reta;
-
Materiais que deixam a luz atravessar ou não;
-
As sombras são formadas quando os raios de luz são bloqueados:
-
Fatores que influenciam o aparecimento das sombras.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
- Proporcionar a investigação e elaboração de
hipóteses;
-
Despertar a curiosidade;
-
Favorecer a participação em diferentes atividades, envolvendo a observação
sobre a ação da luz e da sombra.
ESTRATÉGIAS:
Linguagem
Oral e Escrita
Rodas
de conversa;
Escrita
espontânea das palavras trabalhadas no projeto;
Alfabeto
móvel;
histórias
Atividades
relacionadas
Natureza
e Sociedade
Experimentos:
Caixas
com um furo sem objeto, caixa com dois furos com lanterna e objeto:
Tubos
flexíveis, com nó, sem nó, enrolado e reto:
Materiais
como: cartolina, plástico, madeira e folha;
Lanternas;
Diferentes
objetos.
Matemática
Gráficos;
Ligue-numeros;
Medidas;
Atividades
diversas.
Movimento
Pega-
pega de sombras;
Fazer
sombras com diferentes partes do corpo.
Artes
Confecção
de teatro de sombras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário