.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PROJETO QUEM SOMOS




TEMA DA PROPOSTA: Quem somos?

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Português, História, Geografia, Ciências e Matemática

OBJETIVO GERAL:
Utilizar-se de conteúdos propostos pelo Referencial Curricular desta Secretaria para elaborar reflexões com os alunos sobre nossa condição humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender teorias de criação do Universo – Big-Bang e Criacionismo.
Perceber a imensidão do Universo.
Ler e compreender números grandes – bilhões, trilhões...
Conhecer aspectos dos planetas do Sistema Solar.
Respeitar a diversidade de etnias  e culturas em nosso planeta.
Conhecer a biodiversidade em nosso planeta, priorizando alguns biomas.
Identificar e valorizar as contribuições de diversas culturas na formação do povo sul-mato-grossense.
Identificar problemas ambientais e suas consequências no planeta.


JUSTIFICATIVA:
A enorme quantidade de informações e a velocidade com que são produzidas e repassadas às nossas crianças exigem uma forma mais elaborada de apreensão, possibilitando, assim, relacioná-las e delas extrair tudo aquilo que está implícito. Sendo assim, é preciso investir na consolidação de habilidades necessárias para que os aprendizes possam transformar informação em conhecimento e conhecimento em ações conseqüentes. Além disso, esses cidadãos desta sociedade em constante transformação terão melhor êxito e poderão fazer melhores escolhas na medida em que conseguirem elaborar as relações e interagir autonomamente com o meio em que vivem.
Desta forma, o primeiro passo é a inquietação “Quem somos?” que conduz ao questionamento, gerando a reflexão,


PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:
Alunos do 4º Ano A

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
TV;
DVD;
Computador;
Internet;
Blog Projeto “Quem somos?”
Máquina Fotográfica digital;
Retroprojetor;
Revistas;
Jornais e
Livros.

PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS / AÇÕES A SEREM REALIZADAS

1ª Etapa: Estudo
2ª Etapa: Adequação do tema dentro das ações de cada disciplina envolvida;
3ª Etapa: Produção intelectual dos alunos – Placas de trânsito, Textos, Gráficos e Tabelas, Mapeamento dos dados, Produção de vídeos.
1ª Etapa: Estudos sobre o Universo e Sistema Solar.
2ª Etapa: Planeta Terra: a diversidade de etnias  e culturas em nosso planeta e a biodiversidade em nosso planeta.
3ª Etapa: Estudos da localidade – nós no Universo: contribuições de diversas culturas na formação do povo sul-mato-grossense.
4ª Etapa: Investigações sobre problemas ambientais e suas conseqüências – locais e planetárias, para a Terra.


PERÍODO DA REALIZAÇÃO

Ano letivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário