Minimercado
Disciplina: Matemática
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Problemas com as quatro operações
Tipo: Metodologias
A dramatização de situações cotidianas da
vida do aluno pode favorecer a compreensão de conceitos e operações matemáticas
pelas crianças de forma contextualizada, significativa e considerando seus
conhecimentos prévios.
Montar um minimercado com a classe para experimentar ações de compra e venda é um excelente caminho para o desenvolvimento das habilidades do pensamento quantitativo e cálculos.
Primeiro passo – Como planejar e montar o minimercado
Inicialmente, o professor orienta os alunos para que realizem uma relação de produtos a serem vendidos no minimercado e coletem dados no comércio próximo à escola ou de suas casas, ou mesmo com os pais, para se informarem sobre os preços desses vários produtos. Durante a pesquisa, os alunos deverão guardar embalagens cujos preços foram consultados ou representá-las com caixas, plásticos, vidros etc.
O professor divide a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada um deles uma tarefa:
Montar um minimercado com a classe para experimentar ações de compra e venda é um excelente caminho para o desenvolvimento das habilidades do pensamento quantitativo e cálculos.
Primeiro passo – Como planejar e montar o minimercado
Inicialmente, o professor orienta os alunos para que realizem uma relação de produtos a serem vendidos no minimercado e coletem dados no comércio próximo à escola ou de suas casas, ou mesmo com os pais, para se informarem sobre os preços desses vários produtos. Durante a pesquisa, os alunos deverão guardar embalagens cujos preços foram consultados ou representá-las com caixas, plásticos, vidros etc.
O professor divide a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada um deles uma tarefa:
·
separar as embalagens (cereais, frutas, laticínios, limpeza etc.);
·
confeccionar cédulas e moedas;
·
montar a tabela de preços pesquisados e etiquetar as mercadorias;
·
montar prateleiras, balcão, caixa;
· organizar as embalagens.
Segundo passo – Como organizar e definir papéis
Com o minimercado pronto, o professor encaminha uma eleição para definir o nome do mercado. Os personagens da dramatização são escolhidos pelos alunos em pequenos grupos – por exemplo, quem vai ser o proprietário, o caixa, o vendedor, o freguês.
Cada equipe apresenta para a classe uma situação-problema no minimercado. Quando um grupo estiver se apresentando, a classe observa e faz as seguintes anotações:
Segundo passo – Como organizar e definir papéis
Com o minimercado pronto, o professor encaminha uma eleição para definir o nome do mercado. Os personagens da dramatização são escolhidos pelos alunos em pequenos grupos – por exemplo, quem vai ser o proprietário, o caixa, o vendedor, o freguês.
Cada equipe apresenta para a classe uma situação-problema no minimercado. Quando um grupo estiver se apresentando, a classe observa e faz as seguintes anotações:
· O
que o freguês comprou?
·
Quanto pagou?
·
Houve troco ou não?
·
Faltou dinheiro ou não?
· Houve algum erro de cálculo?
É importante que o professor oriente os alunos sobre essas anotações.
Terceiro passo – Comentário das dramatizações e síntese
Ao término da dramatização de cada grupo, o ideal é que o professor sintetize as observações feitas pela classe, problematizando-as e registrando-as na lousa.
Sugestão de encaminhamento:
É importante que o professor oriente os alunos sobre essas anotações.
Terceiro passo – Comentário das dramatizações e síntese
Ao término da dramatização de cada grupo, o ideal é que o professor sintetize as observações feitas pela classe, problematizando-as e registrando-as na lousa.
Sugestão de encaminhamento:
·
Quem foi o freguês?
· O
que comprou?
·
Quanto custou cada mercadoria comprada?
·
Qual a quantidade de cada produto comprado?
·
Quanto o freguês apresentou de dinheiro para pagar a compra?
· Houve troco ou não?
Para cada situação dramatizada, o professor deve estimular os alunos para que calculem, identifiquem a operação matemática para cada situação e registrem a frase ou o cálculo matemático. Por exemplo:
Para cada situação dramatizada, o professor deve estimular os alunos para que calculem, identifiquem a operação matemática para cada situação e registrem a frase ou o cálculo matemático. Por exemplo:
· O
dinheiro foi suficiente para comprar tudo que o freguês escolheu?
·
Como posso saber isso?
·
Por quê?
·
Como vamos calcular se houve troco ou não?
·
Que operação precisa ser feita para saber isso?
·
Que operação (conta) devemos fazer para saber quanto o freguês gastou?
· Como escrever esta operação?Pela reflexão das ações vividas e pelo diálogo desafiador, o professor pode trabalhar cálculo, representações matemáticas, dobro, triplo, dúzia, medidas de capacidade (lista de compras, unidade, peso, litro), sistema monetário. Além disso, o professor pode incluir assuntos de outras áreas do conhecimento.
É interessante que a avaliação final sobre a atividade seja feita coletivamente, mas o professor deve ter clareza dos aspectos matemáticos que deseja priorizar e verificar se os alunos aprenderam os conceitos ou não.
Fonte:
Revista do Professor. Rio Pardo – RS, CPOEC, ano XII, no 48, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário