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sexta-feira, 10 de julho de 2015

PROJETO Minimercado



Minimercado

Disciplina: Matemática Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª Assunto: Problemas com as quatro operações Tipo: Metodologias

A dramatização de situações cotidianas da vida do aluno pode favorecer a compreensão de conceitos e operações matemáticas pelas crianças de forma contextualizada, significativa e considerando seus conhecimentos prévios.

Montar um minimercado com a classe para experimentar ações de compra e venda é um excelente caminho para o desenvolvimento das habilidades do pensamento quantitativo e cálculos.

Primeiro passo – Como planejar e montar o minimercado

Inicialmente, o professor orienta os alunos para que realizem uma relação de produtos a serem vendidos no minimercado e coletem dados no comércio próximo à escola ou de suas casas, ou mesmo com os pais, para se informarem sobre os preços desses vários produtos. Durante a pesquisa, os alunos deverão guardar embalagens cujos preços foram consultados ou representá-las com caixas, plásticos, vidros etc.

O professor divide a turma em pequenos grupos, atribuindo a cada um deles uma tarefa:

·  separar as embalagens (cereais, frutas, laticínios, limpeza etc.);

·  confeccionar cédulas e moedas;

·  montar a tabela de preços pesquisados e etiquetar as mercadorias;

·  montar prateleiras, balcão, caixa;

·  organizar as embalagens.

Segundo passo – Como organizar e definir papéis

Com o minimercado pronto, o professor encaminha uma eleição para definir o nome do mercado. Os personagens da dramatização são escolhidos pelos alunos em pequenos grupos – por exemplo, quem vai ser o proprietário, o caixa, o vendedor, o freguês.

Cada equipe apresenta para a classe uma situação-problema no minimercado. Quando um grupo estiver se apresentando, a classe observa e faz as seguintes anotações:

·  O que o freguês comprou?

·  Quanto pagou?

·  Houve troco ou não?

·  Faltou dinheiro ou não?

·  Houve algum erro de cálculo?

É importante que o professor oriente os alunos sobre essas anotações.

Terceiro passo – Comentário das dramatizações e síntese

Ao término da dramatização de cada grupo, o ideal é que o professor sintetize as observações feitas pela classe, problematizando-as e registrando-as na lousa.

Sugestão de encaminhamento:

·  Quem foi o freguês?

·  O que comprou?

·  Quanto custou cada mercadoria comprada?

·  Qual a quantidade de cada produto comprado?

·  Quanto o freguês apresentou de dinheiro para pagar a compra?

·  Houve troco ou não?

Para cada situação dramatizada, o professor deve estimular os alunos para que calculem, identifiquem a operação matemática para cada situação e registrem a frase ou o cálculo matemático. Por exemplo:

·  O dinheiro foi suficiente para comprar tudo que o freguês escolheu?

·  Como posso saber isso?

·  Por quê?

·  Como vamos calcular se houve troco ou não?

·  Que operação precisa ser feita para saber isso?

·  Que operação (conta) devemos fazer para saber quanto o freguês gastou?
·  Como escrever esta operação?

Pela reflexão das ações vividas e pelo diálogo desafiador, o professor pode trabalhar cálculo, representações matemáticas, dobro, triplo, dúzia, medidas de capacidade (lista de compras, unidade, peso, litro), sistema monetário. Além disso, o professor pode incluir assuntos de outras áreas do conhecimento.

É interessante que a avaliação final sobre a atividade seja feita coletivamente, mas o professor deve ter clareza dos aspectos matemáticos que deseja priorizar e verificar se os alunos aprenderam os conceitos ou não.

Fonte:
Revista do Professor. Rio Pardo – RS, CPOEC, ano XII, no 48, 1996.



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