.

domingo, 12 de julho de 2015

Brincadeiras folcloricas




Amarelinha

Para brincar de amarelinhas, deve-se riscar o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve jogar uma pedra em um dos números, e então fica proibido encostar os pés nessa quadra. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu.

Boneca de pano

Feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

Bola de gude

Essas esferas costumam ser coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Esconde-esconde

o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

Estilingue

Também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e elástico borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos como latas, garrafas e outros objetos.

Esconde-esconde

O objetivo dessa brincadeira folclórica é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número, sendo que ela fica em um determinado local fixo(base) contando enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar pelo menos um escondidos e correr de voltar até a base, chegando antes da criança encontrada. Se todas as crianças escondidas conseguirem chegar na base antes, então quem estava contado perde.

Pega-pega

Esta brincadeira folclórica é muito interessante pois além de divertir serve também como atividade física. na brincadeira, uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que correr atrás de outra e tocá-la também.

Pião

A brincadeira de rodar pião ainda faz muito sucesso entre as crianças. Ele é feito de madeira e são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Crianças mais habilidosas costumam fazer malabarismos com o pião enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Soltar pipa

As pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel de ceda, sendo que algumas vezes também se utilizam sacos plásticos leves no lugar do papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) principalmente por meninos ela é um típica brincadeira de garotos. Com uma linha, se consegue direcionar a pipa e fazer malabarismos no céu. Muitos meninoss utilizam latas para utilizar de carretel e enrolar a linha que os prende a pipa. É necessário vento pra conseguir soltar pipa, e deve se ter muito cuidado com a rede elétrica, o recomendável é soltar a pipa em lugares que estejam livres como campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário