PROJETO:
SUSTENTABILIDADE
|
|
OBJETIVO GERAL:
|
Esse projeto tem como objetivo promover a conscientização dos alunos
sobre a importância da sustentabilidade para o nosso planeta.
|
PÚBLICO ALVO:
|
4º e 5º ano do Ensino Fund. I
|
JUSTIFICATIVA:
|
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos
valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais
imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da
vida escolar do aluno.” (PCN’s2.001)
Partindo do princípio que a questão da sustentabilidade é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.
O trabalho de conscientização da importância da sustentabilidade, será
para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia,
garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto. Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas garantindo assim o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
|
·
Compreender o sentido de ser um cidadão
consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
·
Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais
construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção
de uma sociedade justa, em um ambiente saudável e sustentável.
·
Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas
consequências no ambiente em que vivemos.
·
Estimular a mudança na prática de atitudes e a
formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
·
Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade
ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
·
Estabelecer diferença entre separar, reciclar e
reutilizar.
|
CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES:
|
·
Confecção da logomarca da capa do portfólio com
os alunos.
·
Construção do Alfabeto Ecológico
·
Produção de texto
·
Música
·
Vídeo
·
Rodas de Conversa sobre o meio
ambiente e seus problemas
·
Leitura de diferentes tipos de textos sobre o
tema ( charges, histórias em quadrinhos, revistas, jornais, etc.
·
Pesquisas envolvendo o tema Sustentabilidade.
·
Portfolio sanfonado
|
AVALIAÇÃO:
|
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da
participação e envolvimento de cada aluno.
|
TEMAS QUE SERÃO
TRABALHADOS:
APRENDENDO ATRAVÉS
DAS CORES DA NATUREZA
• Sensibilização e mobilização
permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos
e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.
Os alunos são
incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na
lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com o
corpo.
• Oficina de desenho
• Rodas de Leituras
• Músicas
• Pesquisa sobre fontes alternativas ou
novos inventos relacionados à economia de energia elétrica.
ÁGUA, ESPERANÇA E
FUTURO. ATÉ QUANDO?
• Rodas de Conversa sobre o meio ambiente e seus problemas.
• Oficinas de desenho, colagem e
pintura.
• Pesquisas envolvendo o tema.
• A importância da água na geração da
energia elétrica.
DEIXANDO DE SE
LIXAR PARA O LIXO
• Realização de rodas de conversas
• Oficinas de desenho, colagem e pintura.
• Pesquisas relacionadas ao tema
• Sensibilização e mobilização em
relação à sustentabilidade através da confecção de materiais para o Portfólio.
• Oficinas de música onde aprenderão
diversas músicas que abordam o meio ambiente.
EDUCAÇÃO E VIDA: COMPROMISSO COM O PLANETA.
• Sensibilização em torno do meio
ambiente e seus problemas.
• Roda de conversa sobre o meio ambiente
e os diferentes tipos de energia.
• Orientação sobre o uso consciente da
energia elétrica.
• Produção de frases de incentivo de
economia de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário