.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PROJETO: ÁGUA É VIDA




PROJETO:

ÁGUA É VIDA



JARDIM II

2015

MORA TÂNIA




  Justificativa:
Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.


Áreas de Conhecimento:
Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Artes

Conteúdos conceituais:
- Reconhecer a importância da água para a vida e suas utilidades:
- Compreender o Ciclo da Agua:
- Entender como a água chega até nossas casas;
- Perceber a existência da água nos alimentos e em nosso corpo;
- Conhecer os estados físicos da água.

Conteúdos Procedimentais:
- Ouvir histórias, poesias e textos;
- Realizar diversas experiências com água em seus três estados;
- Assistir vídeos;
- Confeccionar maquetes e painéis;
-Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

Estratégias:

Linguagem Oral e Escrita
- carta recebida na kitá com a pergunta: De onde vem à água?
- historias, adivinhas e textos que falem sobre o assunto;
-escrita espontânea com letras e algumas palavras do projeto;
-listas;
-vídeo;
-atividades com o alfabeto móvel;
-leitura de imagens.

Matemática
-Noções de massa (pesado/leve) e volume (cheio/vazio);
-Atividades de ligue números envolvendo o tema;
-Atividades de complete a sequência numérica envolvendo o tema;
-Atividades de correspondência entre o símbolo numérico e quantidade.
Movimento
-Dramatização de história.

Artes
-desenho livre e com interferência;
-recortes e colagens;
-dobradura;
-maquete;
-pinturas;
-máscara;
-confecção de livro com o tema;
-relógio do ciclo da água.

Natureza e Sociedade
-experiência- brincando de fazer chuva;
-experiências de transformação do estado da água- liquido, gasoso, sólido.
-experiència de observação da evaporação da água pelo sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário