PROJETO:
ÁGUA
É VIDA
JARDIM
II
2015
MORA
TÂNIA
Justificativa:
Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a
preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua
importância para a vida. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes,
aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem
enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Áreas de
Conhecimento:
Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Artes
Conteúdos conceituais:
-
Reconhecer a importância da água para a vida e suas utilidades:
-
Compreender o Ciclo da Agua:
-
Entender como a água chega até nossas casas;
-
Perceber a existência da água nos alimentos e em nosso corpo;
-
Conhecer os estados físicos da água.
Conteúdos Procedimentais:
-
Ouvir histórias, poesias e textos;
-
Realizar diversas experiências com água em seus três estados;
-
Assistir vídeos;
-
Confeccionar maquetes e painéis;
-Realizar
atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
Estratégias:
Linguagem Oral e Escrita
-
carta recebida na kitá com a pergunta: De onde vem à água?
-
historias, adivinhas e textos que falem sobre o assunto;
-escrita
espontânea com letras e algumas palavras do projeto;
-listas;
-vídeo;
-atividades
com o alfabeto móvel;
-leitura
de imagens.
Matemática
-Noções
de massa (pesado/leve) e volume (cheio/vazio);
-Atividades
de ligue números envolvendo o tema;
-Atividades
de complete a sequência numérica envolvendo o tema;
-Atividades
de correspondência entre o símbolo numérico e quantidade.
Movimento
-Dramatização
de história.
Artes
-desenho
livre e com interferência;
-recortes
e colagens;
-dobradura;
-maquete;
-pinturas;
-máscara;
-confecção
de livro com o tema;
-relógio
do ciclo da água.
Natureza e Sociedade
-experiência-
brincando de fazer chuva;
-experiências
de transformação do estado da água- liquido, gasoso, sólido.
-experiència
de observação da evaporação da água pelo sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário