ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO JERÔNIMO
DE
PROJETO PARA
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
“CABE NA MALA”
Sugestão de
sequência didática
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º e 2º anos
RESPONSÁVEL: Professor regente
LIVRO: CABE NA MALA
GÊNERO: História
AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS
OBJETIVOS:
-
Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano;
-
Reconhecer consciência fonológica;
-Desenvolver
o interesse e o gosto pela leitura;
-
Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e
o suporte.
JUSTIFICATIVA:
-
Alfabetizar e letrar alunos, tendo como fio condutor um livro literário,
desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.
EIXO
Desenvolvimento da oralidade
CAPACIDADES
-Participar
das interações cotidianas em sala de aula:
·
Escutando com
atenção e compreensão;
·
Respondendo as questões propostas pelo
professor;
·
Expondo opiniões
nos debates com os colegas e com o professor.
I-Desenvolvimento e Apresentação da capa
do livro
Atividades de introdução
Caixa de surpresa contendo um livro para que os alunos
possam tentar adivinhar. Criar todo um clima de curiosidade.
1) O que vocês acham que tem dentro desta mala?
2)
Se você for
viajar, o que poderá levar nesta mala?
3)
Eu também vou
viajar. Mas na minha mala eu vou levar luvas. E você, o que vai levar?
( Só vale levar os objetos que cabem na mala, ou seja,
objetos iniciados com a letra L )
4)
Assim que
descobrirem que há um livro na mala, abrir o livro para os alunos e explorar
bastante a capa.
·
Analisar o
suporte do texto (livro): características, formatação, material, tamanho, cor,
tipo de letra, utilidade social (inclusive na escola), etc.
I - INTRODUÇÃO
(Oralmente)
·
Pelo título, o
que vocês acham que vai acontecer na história?
·
Vamos observar a
ilustração da capa do livro;
·
Pela ilustração
podemos imaginar qual é a história desse livro?
·
Que tipo de
gênero textual é esse?
·
De acordo com a
capa de que fala este gênero textual?
·
Que animais você
acha que aparecem na história?
·
Onde você acha
que acontece essa história?
·
Além das
ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?
·
Qual o nome da
autora do livro?
·
Vamos ler o nome
da história?
·
Identificar
(todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;
·
Identificar as
letras do alfabeto nas palavras do título do livro.
·
II-
APRESENTAÇÃO DO CARTAZ
A VACA VAI A VILA.
O CAVALO VAI A VILA.
|
a)
Cole o primeiro
cartaz no quadro;
b)
Vejamos o cartaz,
vocês conseguem ler?
c)
Ler para os
alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;
d)
Pedir para lerem
junto com os professores;
e)
Levá-los a
perceberem que há 2 frases neste cartaz;
f)
Identificar cada
frase junto com os alunos;
g)
Contar quantas
palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;
h)
Mostrar a
pontuação (como termina cada frase);
i)
Observar as
palavras iguais;
j)
Propor a contagem
do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que
são representadas por poucas letras ( O, A, VAI);
k)
Quais palavras
tem o mesmo número de letras? E de sílabas?
l)
Quais animais
aparecem no texto?
m)
Quem sabe mostrar
onde está escrito a palavra VACA e a palavra CAVALO;
n)
Aonde vão o
cavalo e a vaca?
III- ENTREGA DO TEXTO ( Cartaz) para cada aluno.
a)
Leitura pela
professora apontando as palavras.
b)
As crianças
acompanham apontando as palavras na sua folha.
c)
Leitura pelos
grupos.
d)
Caça-palavra
oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: VACA – CAVALO – VAI
e)
Conte o número de
palavras, espaços, frases e letras.
ATIVIDADES
DE SISTEMATIZAR
EIXO
Leitura
CAPACIDADES
-
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
-Desenvolver
capacidades relativas ao código escrito
especificamente necessárias à leitura:
·
Saber decodificar
palavras e textos escritos;
·
Ler reconhecendo
globalmente as palavras.
·
Desenvolver capacidades necessárias leitura
com fluência e compreensão.
IV-
REMONTAGEM DOS CARTAZES
1- Texto fatiado
no quadro
2- Texto fatiado para cada aluno e montar
V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS
VACA –CAVALO –VILA - VAI
Exemplo:
1- VACA – formar a palavra com letras movéis;
a-
Nº de letras da
palavra;
b-
Nome das letras
que formam a palavra/fonemas;
c-
Letra inicial
(outras palavras) / fonema inicial;
d-
Posição das
letras e fonemas na palavra;
e-
VA-CA – formar
palavras com sílabas movéis;
f-
VA – CA – sílabas
orais (número);
g-
Sílabas escritas
– registro no quadro:
·
1ª sílaba (
outras palavras que começam pela sílaba);
·
2ª sílaba (
outras palavras que começam pela sílaba);
·
Nº de sílabas.
EIXO
Compreensão
e valorização da cultura escrita
CAPACIDADES
-
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na
sociedade;
-Conhecer
os usos e funções sociais da escrita;
-
Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto
escolar;
-Saber
usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;
-
Desenvolver capacidades específicas para escrever.
VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA
PALAVRA VACA
1- Formar palavra com letras movéis;
2-
Tirar a letra V e
colocar as letras: J, M, P, F, T,S e ler
as palavras formadas. Registrá-las no caderno;
3-
Tirar a letra
C e colocar as letras : S, L, V.
Registrá-las no caderno;
4-
Formar palavras
novas a partir das sílabas movéis;
5- Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra
VACA
Desenhar o 1º cartaz da história do livro
VII – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E
PALAVRAS ESTUDADAS.
VIII- JOGOS
·
Chicotinho
queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O
aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta
escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta
quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a
turma diz: Chicotinho queimado!
Ao encontrá-la, o aluno
deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.
IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano deverão fazer o reconto do livro para a outra
turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do
projeto a combinar)
X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.
XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência
observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão
das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário