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domingo, 14 de fevereiro de 2016

A HISTÓRIA DA ESCRITA


A HISTÓRIA DA ESCRITA
LINGUAGEM ( EIXO: APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA)
INTERDISCIPLINARIDADE: CONHECIMENTO SOCIAL - HISTÓRIA)

·Conteúdo: “História da Escrita
·Objetivos específicos:Conhecer a história da escrita e a função social desta para a humanidade.
·Procedimentos didáticos:
· Leitura de texto informativo pelo professor e acompanhados pelos alunos com o dedo nas palavras do texto. Conversa sobre o texto.
·Pesquisa para fazer uma linha do tempo sobre a história da escrita.
·Realizar desenhos que expressem seu pensamento, assim como faziam os homens pré-históricos e atividades com impressão de figuras desenhadas pelos alunos . Utilizar tinta alaranjada e misturar com argila, para ficar da cor das figuras rupestres. Mostrar na roda e relatar.
·Trabalhar textos informativos sobre a escrita egípcia ( hieróglifos).
·Conteúdo: outras formas de escrita que o aluno já conhece ( leitura de imagens e leitura globais de rótulos)
·Objetivos específicos: reconhecer sinais sociais /texto não verbal( gestos, músicas, figuras, obras de arte), símbolos( placas de trânsito, de banheiro, etc. ) e
 Leitura globais de rótulos , mostrando aos alunos que já sabem ler muitas coisas e que a escrita não é somente registrada com letras).
·Procedimentos didáticos : pesquisar rótulos e mostrar na roda o que leram. Colar na letrinha do alfabeto que começa o rótulo.
·Entregar folhas de atividades com símbolos de rótulos e marcar aqueles que consegue ler.
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·Conteúdo: Alfabeto ( vogais e consoantes)
·Objetivos específicos:reconhecer todas as letras do alfabeto, percebendo que as letras se dividem em vogais,consoantes e três letras estrangeiras. Conhecer a função da ordem das letras do alfabeto no nosso cotidiano, a quantidade de letras no alfabeto e a função social da escrita na sociedade.
·Procedimentos: Apresentar o alfabeto, apontando e nomeando as letras. Perguntar as crianças para que servem as letras. Concluir que as letras se juntam e formam palavrinhas que iremos ler e escrever em textos como livros de histórias, jornais, revistas , de pesquisa, internet, etc..
·Depois da conversa, propor que contem junto com a professora a quantidade de letras do alfabeto. Concluir que são 26 letras.
·Mostrar que as letras do alfabeto se dividem em vogais e consoantes e três letras estrangeiras. As vogais estão na cartolina vermelha, as consoantes estão na azul e as letras estrangeiras estão na cartolina verde.
·Destacar as vogais e dizer que sem elas as outras letras chamadas de consoantes ficam mudas ( sem voz ) e precisam das vogais para terem som ( voz). Dar exemplos com os nomes das crianças, mostrando as vogais nos nomes destas. Mostrar as três letrinhas estrangeiras K , W e Y e dizer que estão nosnomes de pessoas, produtos estrangeiros , filmes e desenhos. Ex: Weslley, Karla, Yoki, Wolverine, etc.
·Dizer que iremos confeccionar um alfabeto com os nomesdos alunos. Entregar a silhueta e cada um irá desenhar suas características nestas. Colar a silhueta e nome na letra do alfabeto. Dizer que nas letras que não tem nenhum nome , irão desenhar algo que comece com o som destas letras e escrever os nomes dos desenhos.
P. S:
A letra “Y” é considerado vogal, por ter o mesmo som do I, porém o classifico no grupo de letras estrangeiras e explico que tem o mesmo som da letra I. Ex:Igor ou Ygor.
O “W” apresenta os sons das letras “U” e “V”, tendo som de vogal e consoante , dependendo da palavra. Ex: Wolverine e vovô , Wallace e uva.
A letra “K”, apresenta som de “ C”, quando se junta com as vogais A , O, U e som de “Q”. Ex: Catorze ou quatorze, Kero ( rótulo estrangeiro) quero ( verbo), Kiko ( nome )ou quico ( verbo quicar).
·Conteúdo: “Vogais”
Objetivos específicos: reconhecer o som das vogais nas iniciais das palavrase no meio destas . São fonemas que fazem vibrar as cordas vocais, cujo som não produz nenhum obstáculo à corrente de ar. São silábicos , isto é sempre constituem a base da sílaba, já que não existe sílaba sem vogal, sendo portanto mais fácil para as crianças perceberem seu som inicial e a sua função na sílaba.
·Procedimentos : Cantar a música“O Sapo Não Lava oPé”. Substituir as vogais nas palavras.Mostrar as vogais em cartazes e pedir que digam o que começa por determinada vogal, enfatizando o som inicial na palavra.
·Pesquisar figuras que comecem com as vogais
·Fazer um cartaz com as cinco vogais
·Mostrar uma figura por vez e pedir que digam com qual vogal começa determinada figura. Entregar para a criança escolhida colar no cartaz da vogal.
·Realizar atividades referentes às vogais iniciais e no meio das palavras. Ex: envolver figuras que comecem com determinada vogal, completar palavras com as vogais iniciais, completar as palavras com as vogais que faltam, recortar e colar as figuras nos conjuntos das vogais.
·Conteúdo: “Encontros vocálicos”
·Procedimentos:Mostrar que se duas vogais se juntam formam palavrinhas. Utilizar essas palavrinhas em situações cotidianas, realizando atividades de leitura e escrita.
Observação:essa atividade na verdade não é necessária, mas podemos utilizá-la em um contexto significativo de representações teatrais dos alunos , com a leitura em cartazes das palavrinhas). Afinal os encontros vocálicos existem na língua portuguesa.



·Conteúdo:Sons Nasais
·Procedimentos:Mostrar o som das vogais sem o til e com o til e dizer que com este as vogais ficam com som de nariz ( som nasal). Realizar atividades para completar palavras com sons nasais ( ão, ã, ãe, õe).
P S:algumas crianças em níveis iniciais também apresentam dificuldades em entender esses conteúdo , que é superado quando vão fazendo a relação entre a fala e a escrita.

 Conteúdo: Consoantes
Objetivos específicos: relacionar fonema/grafema das inciais das palavras , sendo sons de consoantes e não somente vogais, para que a criança conheça a relação fonema das letras do alfabeto para que possa contruir a escrita, avançando para níveis mais avançados de escrita.
Procedimentos: lista de palavras de determindo campo semântico, perguntando com que letra e sílaba inicial, começa a palavra. Completar as palavras com as letras iniciais,ligar as palavras as letras iniciais, completar palavras com as consoantes que faltam.
 Encontros vocálicos :essa atividade na verdade não é necessária, mas podemos utilizá-la em um contexto significativo de  representações teatrais dos alunos , com a leitura em cartazes das palavrinhas, afinal os encontros vocálicos existem na língua portuguesa.

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