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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PROJETO MEIO AMBIENTE

PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

TURMAS: Alunos do Ensino Médio e Fundamental




INTRODUÇÃO
A questão ambiental é um tema que vem sendo muito discutido nos últimos tempos, é um problema que segue desde a Revolução Industrial, sendo a sociedade moderna a principal responsável pelas alterações que o meio ambiente vem sofrendo. Assim no que se refere á área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Devido o crescimento acelerado da população, o desperdício, a crescente urbanização e conseqüentemente o desenvolvimento industrial, sem um planejamento adequado agravam-se ainda mais os problemas com o meio ambiente no planeta. A sensibilização global para a questão ambiental nas últimas décadas do século XX- representada pela escassez de água e poluição crescente, generalizadas e mais significativamente perigosas- leva inúmeros sociólogos a crerem em seu reflexo sobre a própria transformação das instituições sociais. O desafio da teoria social contemporânea consiste em construir conceitos que possibilitem compreender o significado e as tendências mais perenes da transformação das praticas sociais induzidas pelas interferências sociais no meio natural e seus reflexos na configuração das instituições que regulam as próprias práticas sociais. Acreditamos que o desenvolvimento da sociologia Ambiental dependerá de uma ampliação de sua base empírica que garanta a condição necessária e suficiente para a elaboração dos fundamentos teóricos que serão capazes de responder ás questão sobre a influencia do meio natural artificializado nas instituições da sociedade.
Desta maneira, para verificar as alterações antrópicas no meio urbano e também deverá ser levados em consideração todas às informações adquiridas em livros, revistas, jornais e da realidade local da comunidade, tendo em vista, que essas alterações são causadas devido à fixação humana e seu desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL

-Fazer com que os alunos da Escola Estadual Dep. Ubaldo Monteiro da Silva tenham a oportunidade de visualizar ou tomar consciência da harmonia funcional existente entre os elementos da natureza através de um sistema integrada de produção espacial criada e modificada constantemente com o meio, de maneira a colocar em evidência a importância de preservar o espaço onde estão inseridos.


OBJETIVO ESPECÍFICOS

-Fazer com que os alunos conheçam e estabeleça uma relação homem-meio ambiente antes o pós-modernidade.
-Verificar a realidade ambiental no bairro Jardim dos Estados e nos bairros vizinhos;
-Fazer um com que os alunos tenham maior conhecimento e conscientização dos problemas ambiental local e mundial;
-Proporcionar aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes através de tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação, o registro das informações coletadas;
-Identificar os locais de maior incidência das ações antrópicas nos bairros envolvidos;
-Avaliar quais as conseqüências que as ações antrópicas trazem para a biodiversidade;
-Buscar a conscientização através de leitura e debates da necessidade de preservar o espaço onde vive.





JUSTIFICATIVA

Esse projeto será realizado com a finalidade de resgatar o processo histórico do desenvolvimento da tecnologia e conseqüentemente o surgimento da modernização, através do qual será possível fazer um comparação da relação homem -natureza, no passado, no presente e no futuro verificando os impactos ocorridos e como essa realidade se apresenta hoje. Assim poderemos observar as ações antrópicas no espaço onde vivemos, pois, através de leitura debates, questionamentos e realizações de diversas atividades será possível propor ações no sentido de buscar soluções amenizadoras dos impactos ambientais urbanos ocorridos ao longo dos anos. Com isso os alunos poderão questionar á sua realidade, pois, o questionamento, por si só, é importante, mais sua dimensão criadora e critica só se revela em toda plenitude quando aquele que indaga procura construir, ele próprio, os instrumentos que lhe trarão respostas mais compensadoras.


METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho será feito à análise das características ambientais no bairro Jardim dos Estados e bairros vizinhos, observando suas causas e conseqüências, sendo feito o registro com fotos. Também será desenvolvido em sala de aula atividade referente ao assunto como: leitura, seminários, cartazes, maquetes, produção de textos, musicas, paródias.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação e desenvolvimento das atividades realizadas. Será levado em consideração a criatividade, produção individual e em grupo e também a sua interatividade com o tema do trabalho.
RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos adquiriram uma postura critica em relação á situação que se encontra o espaço urbano onde vivem, espera-se que possam ter consciência da a um sentimento capitalista está importância que o meio ambiente tem na vida de qualquer ser, pois tudo tende a ter um equilibro e o homem movido fazendo uma serie de transformações no planeta, transformando e destruindo, sem preocupação com o equilíbrio do qual a natureza necessita.

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