PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”
TURMAS: Alunos do Ensino Médio e Fundamental
INTRODUÇÃO
A
questão ambiental é um tema que vem sendo muito discutido nos últimos
tempos, é um problema que segue desde a Revolução Industrial, sendo a
sociedade moderna a principal responsável pelas alterações que o meio
ambiente vem sofrendo. Assim no que se refere á área ambiental, há
muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à
criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser
trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que estabeleçam as
relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se
expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações
artísticas e culturais. Devido o crescimento acelerado da população, o
desperdício, a crescente urbanização e conseqüentemente o
desenvolvimento industrial, sem um planejamento adequado agravam-se
ainda mais os problemas com o meio ambiente no planeta. A sensibilização
global para a questão ambiental nas últimas décadas do século XX-
representada pela escassez de água e poluição crescente, generalizadas e
mais significativamente perigosas- leva inúmeros sociólogos a crerem em
seu reflexo sobre a própria transformação das instituições sociais. O
desafio da teoria social contemporânea consiste em construir conceitos
que possibilitem compreender o significado e as tendências mais perenes
da transformação das praticas sociais induzidas pelas interferências
sociais no meio natural e seus reflexos na configuração das instituições
que regulam as próprias práticas sociais. Acreditamos que o
desenvolvimento da sociologia Ambiental dependerá de uma ampliação de
sua base empírica que garanta a condição necessária e suficiente para a
elaboração dos fundamentos teóricos que serão capazes de responder ás
questão sobre a influencia do meio natural artificializado nas
instituições da sociedade.
Desta maneira, para verificar as
alterações antrópicas no meio urbano e também deverá ser levados em
consideração todas às informações adquiridas em livros, revistas,
jornais e da realidade local da comunidade, tendo em vista, que essas
alterações são causadas devido à fixação humana e seu desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL
-Fazer
com que os alunos da Escola Estadual Dep. Ubaldo Monteiro da Silva
tenham a oportunidade de visualizar ou tomar consciência da harmonia
funcional existente entre os elementos da natureza através de um sistema
integrada de produção espacial criada e modificada constantemente com o
meio, de maneira a colocar em evidência a importância de preservar o
espaço onde estão inseridos.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
-Fazer com que os alunos conheçam e estabeleça uma relação homem-meio ambiente antes o pós-modernidade.
-Verificar a realidade ambiental no bairro Jardim dos Estados e nos bairros vizinhos;
-Fazer um com que os alunos tenham maior conhecimento e conscientização dos problemas ambiental local e mundial;
-Proporcionar
aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes
através de tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação, o registro
das informações coletadas;
-Identificar os locais de maior incidência das ações antrópicas nos bairros envolvidos;
-Avaliar quais as conseqüências que as ações antrópicas trazem para a biodiversidade;
-Buscar a conscientização através de leitura e debates da necessidade de preservar o espaço onde vive.
JUSTIFICATIVA
Esse
projeto será realizado com a finalidade de resgatar o processo
histórico do desenvolvimento da tecnologia e conseqüentemente o
surgimento da modernização, através do qual será possível fazer um
comparação da relação homem -natureza, no passado, no presente e no
futuro verificando os impactos ocorridos e como essa realidade se
apresenta hoje. Assim poderemos observar as ações antrópicas no espaço
onde vivemos, pois, através de leitura debates, questionamentos e
realizações de diversas atividades será possível propor ações no sentido
de buscar soluções amenizadoras dos impactos ambientais urbanos
ocorridos ao longo dos anos. Com isso os alunos poderão questionar á
sua realidade, pois, o questionamento, por si só, é importante, mais sua
dimensão criadora e critica só se revela em toda plenitude quando
aquele que indaga procura construir, ele próprio, os instrumentos que
lhe trarão respostas mais compensadoras.
METODOLOGIA
Para
a realização deste trabalho será feito à análise das características
ambientais no bairro Jardim dos Estados e bairros vizinhos, observando
suas causas e conseqüências, sendo feito o registro com fotos. Também
será desenvolvido em sala de aula atividade referente ao assunto como:
leitura, seminários, cartazes, maquetes, produção de textos, musicas,
paródias.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela
participação e desenvolvimento das atividades realizadas. Será levado em
consideração a criatividade, produção individual e em grupo e também a
sua interatividade com o tema do trabalho.
RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos adquiriram uma postura
critica em relação á situação que se encontra o espaço urbano onde
vivem, espera-se que possam ter consciência da a um sentimento
capitalista está importância que o meio ambiente tem na vida de qualquer
ser, pois tudo tende a ter um equilibro e o homem movido fazendo uma
serie de transformações no planeta, transformando e destruindo, sem
preocupação com o equilíbrio do qual a natureza necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário