ATIVIDADES COM OS NOMES
·Conteúdos: Nomes dos Alunos
·Objetivos específicos:
·Reconhecer globalmente os nomes dos colegas, a letra inicial e final.
Realizar comparações com os nomes dos alunos, percebendo semelhanças e
diferenças entre as letras do nome do aluno e dos colegas.
·Relacionar fonema /grafema das iniciais dos nomes e comparar outras
palavras e nomes que começam com o mesmo som.
·Relacionar letra e sílaba inicial após apresentação das vogais.
·Apropriar-se da aquisição do sistema de escrita de forma significativa,
pois os nomes os são para as crianças, tornando-se mais fácil para estas a
memorização de nomes , letras e sílabas.
· Reconhecer a origem do seu nome e de seu sobrenome, através de pesquisa
com os pais em casa, proporcionando aos alunos conhecerem a sua história,
através de consultas a registros como certidão de nascimento e relatos orais
dos pais.
·Conhecer gêneros textuais, como poemas e textos informativos em torno do
tema "Nome".
·Procedimentos didáticos:
·Chamadinha com os nomes dos alunos . Perguntar de quem é o nome. Qual o
nome da primeira letra e da última. Comparar com os nomes de outros colegas.
Perguntar quais colegas começam com a letra de determinado aluno. Comparar dois
nomes e perguntar semelhanças e diferenças.
·Escrever o nome sem olhar no telhadinho e desenhar o seu autorretrato.
·Enfeitar a primeira letra do nome com papel recortado, cola colorida,
bolinhas de papel crepom, sementes, etc. Escrever o nome abaixo da primeira
letra e se desenhar. Mostrar na roda, relatar e prender no barbante ou mural.
·Confeccionar um alfabeto com nomes. Entregar silhuetas aos alunos e pedir
que desenhem as características nestas, depois irão colar a silhueta e o nome
na letra do alfabeto.
·Pesquisar figuras que começam com a mesma letra do nome. Socializar na roda
para que os alunos associem as letras dos nomes de todos os colegas . Esta
apresentação dura uma semana.
·Poema “Nome da Gente" de Pedro Bandeira. Leitura no cartaz e
individual, acompanhando com o dedinho as palavras e os versos. Conversa sobre
o poema. Pesquisa sobre a origem do nome. Socialização na roda. Esta
apresentação oral dura uma semana, pois chamo de quatro a cinco alunos para se
apresentarem por dia.
·Formar o nome do aluno e dos colegas com letras móveis.
·Escrever os nomes dos colegas sem olhar no telhadinho.
·Escrever nomes de meninos e meninas, agrupando-os.
·Contar o número de letras dos nomes. Marcar cada letra com tracinhos e
bolinhas. Escrever o numeral se já souberem. Fazer um X no nome mais comprido e
circular o nome mais curto.
·Completar os nomes com a letra inicial.
·Completar os nomes com letra e sílaba inicial.
·Colocar no mesmo conjunto os nomes que começam com as mesmas letras.
·Ligar o nome a letra inicial
·Organizar as letras dos nomes. ( Letras móveis ou atividade em folha)
·Bingo com nomes
·Pesquisa da origem do sobrenome, árvore genealógica, consulta a certidão de
nascimento
·Conhecer o sobrenome e aprender escrevê-lo, copiando-o do telhadinho. O
telhadinho deverá ser confeccionado de um lado com a letra de forma
maiúscula e
do outro lado com a letra cursiva. Quando as crianças estiverem
alfabéticas e
com maior desenvolvimento da coordenação motora fina, podem começar a
escrever
com a cursiva, embora algumas crianças optem por escrever com esta desde
o
início do 1º ano, pois apresentam níveis mais avançados de escrita e
maior
desenvolvimento da coordenação motora fina. A cor deve ser a mesma para
meninos e meninas e não deve ter nenhuma outra pista sobre o nome como
fotos e desenhos, pois o objetivo é que a criança reconheça o nome
globalmente , as letras inciais e finais e realize comparações entre os
nomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário