.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

PLANO DE ENSINO PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL


           


 
·         Português/ linguagem(Eixos: aquisição do sistema de escrita, apropriação da cultura escrita, produção textual e leitura).
·         Obs. Antes de iniciar as atividades devemos realizar avaliações diagnósticas para conhecermos as hipóteses de escrita dos alunos e intervirmos próximo a esse nível de escrita. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
.          Conteúdos
·         Nomes dos alunos
·          Imagens, desenhos, símbolos, gestos, música, etc. (Outras Formas de Comunicação que o Aluno já Conhece/ Texto não verbal )
·          Rótulos ( Palavras que as crianças já sabem ler, leitura global de palavras conhecidas no meio social).
·         A História da Escrita
·         Alfabeto
·         Vogais
·         Encontros vocálicos
·         Sons nasais ( ã, ão, õe)
·         Consoantes
·         Aquisição do Sistema de Escrita de Forma Significativa (atividades com todas as letras) Os temas interdisciplinares organizam a aquisição do sistema de escrita. São realizadas listas de palavras de determinado campo semãntico, que trabalham relação  a fonema /grafema das letras e sílabas iniciais de palavras que inciam com letras diferentes ou iguais. A criança assim irá reconhencendo a maioria das letras do alfabeto e estabelecendo a relação fonema/grafema. Ex: partes do corpo, brinquedo preferidos, frutas, etc. As crianças escrevem de acordo com as hispóteses de escrita e todas as sílabas são trabalhadas, canônicas e não canônicas.
·          Atividades  que enfatizam a relação fonema/grafema de palavras que inciam com a mesma letra , enfantizando-se o som da letra e sílaba incial. A organização das letras  organizam os temas interdisciplinares. A sequência das letras podem ser organizadas de acordo com a forma que a professora  achar mais apropriada ou de acordo com algum assunto que esteja sendo significativo para a criança na sala, sendo as palavras destacadas  do tema que está sendo trabalhado.
·         Fonemas ( 1º semestre) : b, c, d , f  g , j, l, m, n, p, r, s,  t, v , x, z a escrita de uma sequência dos fonemas , não quer dizer que um fonema irá ser trabalhado de cada vez e nem irá ser abordado as sílabas não canônicas ou complexas, porém são listas de palavras que começam com determinada letra, relacionando o som das letras e sílabas iniciais. São realizadas atividades de leitura e escrita  que estão explicadas com maiores detalhes  na metodologia de ensino/´aprendizagem).
·         Sílabas não canônicas  ( 2º semestre): ,  ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), Sons nasais: palavras com til/( ã ,ãs, ão, õe, ões), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica:  “m”, antes de  “p” e  “b” e a maioria das palavras terminam com  “m”.  Antes de vogais  escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Sons do  “X”.    
·         Atividades com produção de textos e leitura : produção de textos coletivos e individuais. Leitura globais, leitura decodificada, com compreensão e desenvolvimento da fluência.  
Obs: apesar de o planejamento estar em  uma forma linear, não significa que as atividades ocorrem assim, pois as atividades com leitura e produções de textos  coletivos e individuais são desenvolvidas desde o início do processo de alfabetização.
 
·         História e Geografia  ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
·         Identidade : Eu sou assim ( o meu corpo), minhas preferências,  minha idade, minha data de nascimento, minha família, minha casa, minha escola ,meu bairro, minha linha do tempo, meus dados pessoais, etc.)
·         Brinquedos e Brincadeiras
·         Profissões
·         Meios de Comunicação
·         Meios de Transporte e Trânsito
 
 
·         Ciências ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
·          
·          Corpo , higiene e saúde
·         Seres Vivos e não vivos
·         Animais terrestres e aquáticos
·         Animais vertebrados ( anfíbios, répteis,  aves, mamíferos e peixes)
·         A comunicação dos animais
·         A alimentação dos animais
·         O abrigo dos animais
·         Animais macho e fêmea
·         A família dos animais
·         Animais selvagens e domésticos
·         Animais úteis e nocivos
·         Alimentação saudável
·         As partes das plantas
·         A germinação
·         Águas na Natureza
·         Os estados da água
·         Meio Ambiente  (preservação ambiental)
 
P.S: podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento  social e natural e realizarmos um projeto com estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós , etc.
 
 
·         Música, movimento e artes visuais
·         Conteúdos
·         As atividades lúdicas são importantes no desenvolvimento intelectual e afetivo, as brincadeiras e jogos, permitem que os alunos entendam o mundo, expressando sentimentos e idéias.Estas atividades podem ser inseridas nas atividades de apropriação da escrita.
·          Música: Podem ser realizadas várias músicas e brincadeiras de nossa cultura, além de outras ,como:  CDs da Bia Bedran, Arca de Noé, Cantigas de roda,  Palavra Cantada, etc. Trabalhando-se conteúdos como: som e silêncio, ritmo, pulso, compasso, sons graves e agudos, duração: curto e longo, intensidade: fraco e forte, timbre, jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical, repertório de canções, escuta de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
·         P S: seria mais apropriado que a escola tivesse um professor de música.
·         Brincadeiras e brinquedos: possibilitam as relações sócio-afetivas, desenvolvimento psicomotor, criatividade e perpetuação das brincadeiras antigas. Como, por exemplo: seu mestre mandou, espelho, mamãe posso ir, boca de forno, serpente, escravos de jó, brincadeiras de roda, corda, amarelinha, etc.
·         Artes plásticas: atividades com a biografia e releituras de artistas plásticos,  recorte e colagem com diversos materiais, dobraduras, pintura com guache, cola colorida, anilina, pintura monocromática, xilogravura, pintura com inferência gráfica, pintura simétrica ou a metade, pintura com textura e diversos materiais, atividades com mosaico, figuras geométricas, tangran, atividades com massa de modelar e argila, criação de objetos com sucata.
 
·         Matemática ( estes conteúdos devem ser sistematizadas à parte , assim como de forma interdisciplinar)
·         Conteúdos
·         Noção de grandeza, direção e sentido e posição
·         Classificação, sequência e  seriação
·         Letras, números e códigos
·         Idéia de quantidade
·         Operações simples de matemática de adição e subtração(Juntar e acrescentar. Tirar , completar e comparar)
·         Situações problemas
·         Noções de estatística
·         Espaço e Forma( sólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e pirâmide)
·         Ampliação do sistema de numeração decimal até 50
·         Dúzia
·         Sequência numérica até 50
·         Ideia de metade
·         Dobro e triplo
·         Multiplicação e divisão
·         Situações Problemas
·         Sistema monetário
·         Idéia de multiplicação contando em grupos
·         Medidas( massa, tempo/calendário, hora, medida de capacidade, explorando estimativas e explorando rótulos)
·         Instrumentos de medidas
·         Espaço e forma ( figuras geométricas planas – quadrado, retângulo, triângulo e círculo, blocos sólidos e tangram, Geometria e artes)
·         Ampliação do sistema de numeração decimal até 100
·         Situações que envolvem troco
·         Sequência numérica até 100
·         Organizando grupos de 10 em 10
   



·       

Nenhum comentário:

Postar um comentário