· Português/ linguagem(Eixos: aquisição do sistema de escrita, apropriação
da cultura escrita, produção textual e leitura).
·
Obs. Antes
de iniciar as atividades devemos realizar avaliações diagnósticas para
conhecermos as hipóteses de escrita dos alunos e intervirmos próximo a esse
nível de escrita. Os objetivos serão especificados nos planejamentos
semanais.
. Conteúdos
·
Nomes dos
alunos
·
Imagens, desenhos, símbolos, gestos, música,
etc. (Outras Formas de Comunicação que o Aluno já Conhece/ Texto não verbal )
·
Rótulos ( Palavras que as crianças já sabem
ler, leitura global de palavras conhecidas no meio social).
·
A
História da Escrita
·
Alfabeto
·
Vogais
·
Encontros
vocálicos
·
Sons
nasais ( ã, ão, õe)
·
Consoantes
·
Aquisição
do
Sistema de Escrita de Forma Significativa (atividades com todas as
letras)
Os temas interdisciplinares organizam a aquisição do sistema de escrita.
São realizadas listas de palavras de determinado campo semãntico, que
trabalham relação a fonema /grafema das letras e sílabas iniciais de
palavras que inciam com letras diferentes ou iguais. A criança assim irá
reconhencendo a maioria das letras do alfabeto e estabelecendo a
relação fonema/grafema. Ex: partes do corpo, brinquedo preferidos,
frutas, etc. As crianças escrevem de acordo com as hispóteses de escrita
e todas as sílabas são trabalhadas, canônicas e não canônicas.
·
Atividades que
enfatizam a relação fonema/grafema de palavras que inciam com a mesma
letra , enfantizando-se o som da letra e sílaba incial. A organização
das letras organizam os temas interdisciplinares. A
sequência das letras podem ser organizadas de acordo com a forma que a
professora achar mais apropriada ou de
acordo com algum assunto que esteja sendo significativo para a criança na sala,
sendo as palavras destacadas do tema que
está sendo trabalhado.
·
Fonemas (
1º semestre) : b, c, d , f g , j, l, m, n, p, r, s, t, v , x, z a escrita de
uma sequência dos fonemas , não quer dizer que um fonema irá ser trabalhado de
cada vez e nem irá ser abordado as sílabas não canônicas ou complexas, porém
são listas de palavras que começam com determinada letra, relacionando o som das letras e sílabas iniciais. São realizadas
atividades de leitura e escrita que
estão explicadas com maiores detalhes na
metodologia de ensino/´aprendizagem).
·
Sílabas não canônicas ( 2º semestre): , ce, ci, ç, ge,
gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui, rr (
som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), Sons nasais:
palavras com til/( ã ,ãs,
ão, õe, ões), vogais seguidas de “m” ou
“n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” (
am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica: “m”, antes de
“p” e “b” e a maioria das
palavras terminam com “m”. Antes de vogais escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch,
encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl),
vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais
seguidas de “ z”( az ,es). Sons do “X”.
·
Atividades
com produção de textos e leitura : produção de textos coletivos e individuais.
Leitura globais, leitura decodificada, com compreensão e desenvolvimento da
fluência.
Obs: apesar de o planejamento
estar em uma forma linear, não significa
que as atividades ocorrem assim, pois as atividades com leitura e produções de
textos coletivos e individuais são
desenvolvidas desde o início do processo de alfabetização.
·
História e Geografia ( Temas que podem ser trabalhados de forma
interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
·
Identidade
: Eu sou assim ( o meu corpo), minhas preferências, minha idade, minha data de nascimento, minha
família, minha casa, minha escola ,meu bairro, minha linha do tempo, meus dados
pessoais, etc.)
·
Brinquedos
e Brincadeiras
·
Profissões
·
Meios de
Comunicação
·
Meios de
Transporte e Trânsito
·
Ciências ( Temas que podem ser
trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
·
·
Corpo , higiene e saúde
·
Seres
Vivos e não vivos
·
Animais
terrestres e aquáticos
·
Animais
vertebrados ( anfíbios, répteis, aves,
mamíferos e peixes)
·
A
comunicação dos animais
·
A
alimentação dos animais
·
O abrigo
dos animais
·
Animais
macho e fêmea
·
A família
dos animais
·
Animais selvagens
e domésticos
·
Animais
úteis e nocivos
·
Alimentação
saudável
·
As partes
das plantas
·
A
germinação
·
Águas na
Natureza
·
Os
estados da água
·
Meio
Ambiente (preservação ambiental)
P.S:
podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento social e natural e realizarmos um projeto com
estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema
solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós
, etc.
·
Música, movimento e artes visuais
·
Conteúdos
·
As
atividades lúdicas são importantes no desenvolvimento intelectual e afetivo, as
brincadeiras e jogos, permitem que os alunos entendam o mundo, expressando
sentimentos e idéias.Estas atividades podem ser inseridas nas atividades de
apropriação da escrita.
·
Música:
Podem ser realizadas várias músicas e brincadeiras de nossa cultura, além de
outras ,como: CDs da Bia Bedran, Arca de
Noé, Cantigas de roda, Palavra Cantada, etc.
Trabalhando-se conteúdos como: som e silêncio, ritmo, pulso, compasso, sons
graves e agudos, duração: curto e longo, intensidade: fraco e forte, timbre,
jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical, repertório de
canções, escuta de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas,
informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
·
P S: seria mais apropriado que a
escola tivesse um professor de música.
·
Brincadeiras e brinquedos: possibilitam as relações
sócio-afetivas, desenvolvimento psicomotor, criatividade e perpetuação das
brincadeiras antigas. Como, por exemplo: seu mestre mandou, espelho, mamãe
posso ir, boca de forno, serpente, escravos de jó, brincadeiras de roda, corda,
amarelinha, etc.
·
Artes plásticas: atividades com a biografia e
releituras de artistas plásticos, recorte e colagem com diversos materiais,
dobraduras, pintura com guache, cola colorida, anilina, pintura monocromática,
xilogravura, pintura com inferência gráfica, pintura simétrica ou a metade,
pintura com textura e diversos materiais, atividades com mosaico, figuras
geométricas, tangran, atividades com massa de modelar e argila, criação de
objetos com sucata.
·
Matemática ( estes conteúdos
devem ser sistematizadas à parte , assim como de forma interdisciplinar)
·
Conteúdos
·
Noção de
grandeza, direção e sentido e posição
·
Classificação,
sequência e seriação
·
Letras,
números e códigos
·
Idéia de
quantidade
·
Operações
simples de matemática de adição e subtração(Juntar e acrescentar. Tirar ,
completar e comparar)
·
Situações
problemas
·
Noções de
estatística
·
Espaço e
Forma( sólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e
pirâmide)
·
Ampliação
do sistema de numeração decimal até 50
·
Dúzia
·
Sequência
numérica até 50
·
Ideia de
metade
·
Dobro e triplo
·
Multiplicação e divisão
·
Situações Problemas
·
Sistema monetário
·
Idéia de multiplicação contando em grupos
·
Medidas( massa, tempo/calendário, hora, medida de
capacidade, explorando estimativas e explorando rótulos)
·
Instrumentos de medidas
·
Espaço e forma ( figuras geométricas planas –
quadrado, retângulo, triângulo e círculo, blocos sólidos e tangram, Geometria e
artes)
·
Ampliação do sistema de numeração decimal até 100
·
Situações que envolvem troco
·
Sequência numérica até 100
·
Organizando grupos de 10 em 10
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário