PROJETO CONSUMO CONSCIENTE
OBJETIVO GERAL
•Despertar
nos alunos juntamente com a
comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável;
•
Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação
ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida;
JUSTIFICATIVA
Desenvolver
trabalhos que envolva a conscientização dos alunos quanto ao consumo de
produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação
que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de
qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de
aula pelos alunos. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao
aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e
proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um
aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo.
Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de
tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava
despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito
obtinha. Pensamos então na temática "consumo consciente.
METODOLOGIA
O
encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas
próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos
serão questionados pelos professores sobre vários itens, entre eles: O
que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)?
Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Os
professores levarão os alunos a uma reflexão sobre suas atitudes em sala
e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução
de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes
curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção
das tecnologias no processo educativo. Fazer um cronograma de
agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos.
Realizar atividades como: gincanas, pesquisas e aulas de campo e
exposições de fotos e cartazes dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
O
progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do
projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com
mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim,
pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada
(PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das
atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para
com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o
envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será
elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por
questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio
do desempenho que tiverem na avaliação escrita e em todas as atividades
propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos.
RESULTADOS ESPERADOS
Que
os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e
em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de
forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia
elétrica, etc. Assim, o objetivo principal que norteia a realização
deste projeto é despertar no aluno responsabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário