.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

trabalhando com sons

trabalhando com sons

DE ONDE VEM O SOM?

O bebê tem de procurar os sinos escondidos. Não é muito difícil - o que a criança tem de fazer é ouvir os sinos a tocar, para tentar descobrir onde estão escondidos.

VOCÊ VAI PRECISAR:
•Bichinhos com sininho ou guizos no interior, chocalhos, sinos...
•Vários locais secretos, como caixas e cobertores.

COMO BRINCAR:
1. Separe os materiais escolhidos.
2. Sente o bebê no chão e rodeie-o de vários esconderijos possíveis.
3. Segure os sinos para o bebê os ver, e abane-os para ele os ouvir.
4. Sem o bebê ver, esconda os sinos por debaixo ou dentro de um dos locais secretos.
5. Pergunte ao bebê: "Onde estão os sininhos?"
6. Um a um, levante os objetos escondidos e agite-os. Quando levantar o objeto que esconde o sino, sacuda-o, mas não deixe o bebê ver os sininhos.
7. Repare na expressão do bebê a mudar quando ouve sinos!
8. Revele os sinos e diga: "Aqui estão os sininhos!”
9. Brinquem outra vez, variando os esconderijos.

Segurança: Certifique-se de que os sinos estão bem presos a alguma coisa, para que o bebê não os engula.

BRINCADEIRA: TIRAR O CHAPÉU ( A partir dos três mêses)

Para introduzir a brincadeira do "Tirar o Chapéu", o bebê deverá estar começando a reconhecer rostos. Não vai conseguir "enganar" o bebê durante muito tempo, mas ele vai adorar a diversão de ver pôr e tirar o chapéu da cabeça.

VOCÊ VAI PRECISAR:
• Vários chapéus
• Cadeirinha para sentar o bebê
• O seu rosto e cabeça

COMO BRINCAR
1. Reúna uma variedade de chapéus em casa, ou compre chapéus em lojas de artigos de festa. Tente incluir bonés, gorros de lã, ou chapéus engraçados como um chapéu de bombeiro, um de palhaço, uma cartola, um chapéu com abas para as orelhas, ou um chapéu com penas. (É melhor não incluir máscaras na brincadeira. Elas podem assustar os bebês pequenos.)
2. Coloque o bebê na cadeirinha, no chão, e sente-se à frente dele.
3. Coloque o primeiro chapéu na sua cabeça, faça caretas e vá dizendo coisas engraçadas como "Olha para mim! Eu sou um gatinho!"
4. Incline-se em direção ao bebê para que ele possa agarrar o chapéu e tirar da cabeça, ou tire vocês mesmo/a o chapéu.
5. Repita várias vezes a brincadeira com o mesmo chapéu, antes de brincar com outro.
6. Inventes vozes diferentes para cada "personagem", variando a altura (grave, médio, agudo)

Segurança: Por vezes, os bebês assustam-se quando a aparência das pessoas muda. Se notar que o bebê começa a ficar preocupado, ponha o chapéu apenas uns segundos, e retire-o de seguida, mostrando-lhe que ainda é a professora ou os pais. Se mesmo assim o bebê se mostrar incomodado, repita a brincadeira outro dia.

PEGAR E SOLTAR OBJETOS, ABRIR, FECHAR, BATER PALMINHAS

VOCÊ VAI PRECISAR:
•Brinquedos de tamanho médio que o bebê consiga segurar bebê
•Mesa ou cadeirinha de almoço

COMO BRINCAR

1. Reúna vários brinquedos que caibam na palma da mão do bebê.
2. Sente o bebê no seu colo, à mesa, ou sente-o na cadeirinha de almoço.
3. Coloque um brinquedo perto do bebê de forma a que ele tenha de se esticar apenas um bocadinho para o alcançar.
4. Incentive-o a pegar o brinquedo.
5. Quando o bebê segurar o brinquedo, e depois de brincar um bocadinho com ele, abra gentilmente os dedos da mão do bebê e retire o brinquedo.
6. Coloque o brinquedo na mesa.
7. Quando as mãos do bebê estiverem livres, cante esta lenga-lenga enquanto abre, fecha e bate palminhas com as mãos do bebê

ABRE, FECHA

Abre, fecha, abre, fecha,
Bate palminhas!
Abre, fecha, abre, fecha,
Põe as mãos nas perninhas!


Segurança: Porque durante estes meses o bebê leva todos os brinquedos à boca, certifique-se de que eles estão limpos e não têm arestas perigosas ou peças pequenas que se podem soltar e poder causar asfixia.

BOCA MUSICAL

Os bebês adoram ouvir uma variedade de sons, e nossa boca é o instrumento necessário para fazer uma sinfonia perfeita!

VOCÊ VAI PRECISAR:
•A sua boca, língua, dentes e lábios.

COMO BRINCAR:
1. Sente o bebê em seu colo, de frente para si, de forma a que ele veja bem a seu rosto.
2. Comece a fazer sons com a sua boca, como:
* Beijinhos
* Estalidos com a língua
* Fazer sons enquanto mostra a sua língua
* Imitar um motor com os lábios
* Rosnar, zumbir
* Assobiar, cantar, murmurar
* Sons de animais, como: pato, cão, gato, cavalo, vaca, porco, galinha, galo, macaco, cobra, pássaro, burro, lobo...

Segurança: Se usar algum instrumento certifique-se de que é seguro para o bebê experimentar. Não faça sons demasiadamente fortes, pois pode prejudicar o sistema auditivo do bebê. Se um barulho perturbar o bebê, não o repita.

PEQUENO CARLINHOS BROWN

VOCÊ VAI PRECISAR:

•Colher de pau e outras "baquetas"
•Panela de metal, latas de Nescau, Pomarola, travessas, jornais e outros objetos para bater. Instrumentos de percussão. Tambores, xilofones

COMO BRINCAR:
1. Sente a criança.
2. Dê-lhe uma colher de pau e mostre-lhe como bater com ela no tabuleiro ( Apenas mostre, não precisa pegar a mãozinha do bebê para “forçar um ritmo, deixe que ele faça suas experiências).
3. Em seguida, ofereça-lhe qualquer outra "baqueta" e um objeto de cada vez.
4. Depois, dê-lhe diferentes objetos para bater, como exemplo os citados acima.
5. Varie a brincadeira colocando músicas ou cantando.

QUE SOM É ESSE? ( A partir de 12 mêses)

Enriqueça as capacidades auditivas do bebê brincando se "QUE SOM É ESSE?!" Quantos mais sons proporcionar à brincadeira, mais divertido e interessante será o jogo, pois o bebê vai tentar descobrir quais os objetos que fazem esses sons!

VOCÊ VAI PRECISAR
•3 a 5 (ou mais) objetos que façam barulho, como um sino grande,uma buzina de bicicleta, um boneco de borracha, uma boneca que fala, um pandeiro.
•Um pequeno cobertor

COMO BRINCAR
1. Coloque no chão, em fila, 3 a 5 objetos que emitam som.
2. Cubra os objetos com um cobertor para que o bebê não os veja.
3. Sente o bebê no chão, perto do cobertor.
4. Retire o cobertor e faça um som, usando cada um dos objetos, um após o outro.
5. Cubra os objetos novamente.
6. Levante a ponta do cobertor e faça um som usando um dos objetos.
7. Depois, descubra todos os objetos e veja se o bebê consegue descobrir qual é que emitiu o som. Se ele hesitar, faça barulho com cada um dos objetos, devagar, e veja se ele reconhece o som. Felicite-o sempre que o bebê conseguir.
8. Cubra novamente os objetos e brinquem outra vez.

SUGESTÃO POSTADA POR DÉIA
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11981816767971971506

Tapete Sensorial
Fiz para o Berçário onde trabalhava no ano passado um TAPETE SENSORIAL que eles adoravam! Era um grande tapete recheado de manta acrílica pra ficar fofinho para que os bebês pudessem sentar e engatinhar em cima. Nele tinha escrito a letra de uma música como O SAPO NÃO LAVA O PÉ em tinta relevo fofinha da Acrilex e uma sequência de sapinhos costurados contando a estória da música cada um com uma textura, com guizos, com botões grandes, com zíper... enfim, estimulando os sentidos. Fiz tambem com a música da JOANINHA. Fica bem legal!

JOANINHA
Joaninha é baixinha
arrasta as asas pelo chão
é 1, é 2, é 3, é ninha
viva a joaninha, viva a joaninha!

PERCEPÇÃO

Faça uma lista dos sons que você ouve quando está:
Em casa,
Na escola,
Na rua,
Na fazenda...

Não vale imaginar, tem que vivenciar.

Compartilhando atividades que recebi por email:

Parâmetros do Som
• Marque um "X" na resposta certa:

1. Que som é mais suave:
(a) O estalar do dedo
(b) O rugido do leão

2. Que som é mais forte:
(a) O trovão
(b) O telefone tocando

3. Que som é mais lento:
(a) O da pedra caindo no chão
(b) O sinal de entrada da escola

4. Que som é mais rápido:
(a) O do chuveiro aberto
(b) O do botão de ligar a TV

5. Que som é o mais longo:
(a) O apito da sirene de um colégio
(b) O barulho de uma pedra ao cair no chão

6. Que som é mais curto:
(a) O de uma cachoeira
(b) O de um trovão

QUE SONS SÃO ESSES?

A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma delas terá os olhos vendados e a outra irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão de ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha.
Se ela descobrir apenas um som, o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuarão sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons, ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.

CABRA-CEGA SONORA

As crianças devem formar duplas: uma escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar cinco voltas e, após, a criança com o instrumento deve guiá-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.

ESPELHO MUSICAL

As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra cada uma com seu instrumento que, no caso, devem ser parecidos. Ex.: cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar fazê-lo junto como se fosse um espelho.

REGENTE DE INTENSIDADE

A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte).
Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto se o regente for diminuindo a força no instrumento, as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).

FUGINDO DO AMIGO

Uma criança deve ser escolhida, enquanto as outras pegam um instrumento.
A criança escolhida deve conseguir tocar em seus amigos para que eles parem de tocar o instrumento, mas seus amigos devem fazer o máximo para que ele não consiga pegá-los. O jogo acaba quando ficar apenas uma criança tocando o seu instrumento, então essa será a próxima a correr atrás dos amigos.

QUE SOM È ESSE II

Uma criança sai da sala, enquanto outra pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento. Caso ela não acerte, paga uma prenda.

TELEFONE SEM FIO SONORO

As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento, a primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento, a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante, se possível deve ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.

TELEFONE DE LATA

Para fazer um telefone de lata, você vai precisar de:

2 latas vazias e limpas (de milho, leite condensado, ervilha, etc.)
2 metros de barbante fino
1 vela

Com muito cuidado, amasse as bordas da lata com um martelo pequeno ou com um alicate (as latas de POMAROLA não precisam dessa etapa). É preciso fazer isso para que não haja perigo de se cortar quando estiver brincando.

Usando um preguinho fino, faça um furo bem no centro do fundo de cada lata.

Passe a lateral da vela por toda a extensão do barbante, até que ele fique encerado.

Enfie uma ponta do barbante no furo da lata, de fora para dentro. Depois, dê um nó na ponta do barbante para que ele não escape. Faça o mesmo do outro lado.

Está pronto! Agora é só brincar. Lembre-se de que o barbante deve ficar esticado para o telefone funcionar bem.


Maestro

Faixa etária: 4 anos

Esta atividade trabalha a percepção, a coordenação rítmica, a concentração e a reação.

1-Assentadas em círculo a turma deve escolher uma criança para sair da sala e esperar do lado de fora.

2-As que ficaram irão combinar entre si quem será o maestro.

3-Todas as outras crianças imitarão o maestro, e ele deve comandar o grupo executando ritmos variados.

4-A criança que estava aguardando do lado de fora deve entrar e tentar descobrir quem é o maestro.


A múmia

Faixa etária: 2 anos

Através da identificação de sons graves e agudos esta atividade irá trabalhar a coordenação motora, a prontidão e a concentração.

1-Deitados no chão e com a luz apagada as crianças fingirão ser múmias.

2-Ao ouvir o som grave as múmias devem levantar e andar pela sala.

3-Ao ouvir o som agudo elas voltarão para seu sarcófago e dormirão.

4-Intercale sons graves e agudos, buscando reações rápidas das crianças.



Crie situações inusitadas e momentos divertidos. A criatividade é o segredo para uma aula inesquecível.


Chicotinho Queimado

Faixa etária: 4 anos

Esta atividade trabalha a percepção, dinâmica (forte, piano), andamento (rápido, lento), coordenação rítmica, a concentração e a reação.

1-Assentadas em círculo a turma deve escolher uma criança para sair da sala e esperar do lado de fora.

2-As que ficaram irão combinar entre si e escolher uma para esconder um chocalho ou qualquer outro objeto.

3-A criança que está aguardando deve voltar e tentar achar o objeto que foi escondido. Na sua busca ela será guiada pelos sons que os colegas realizarão.

4- Se a criança estiver muito longe do objeto escondido os colegas devem fazer um som lento e fraco, quanto mais perto a criança for chegando do objeto mais forte e rápido deve ser o som.


Ouvindo o passarinho

“ Era um vez , um garotinho que gostava muito de passear. Certa vez, encontrou um lindo passarinho e com ele quis brincar. Muito arisco, o passarinho voou,voou. O menino chorando , voltou para casa e foi logo se queixar para mãe: - Mamãe, gostaria muito de brincar com o passarinho que conheci, mas ele, com medo, voou ,voou. A mãe muito esperta, levou o menino para o quintal e disse: - O passarinho que você encontrou, com certeza está lá no céu. Preste muita atenção e escute, para que possamos ouví-lo…. ( a música deverá ser colocada suavemente )

Pode-se usar qualquer música clássica ou de relaxamento. A criança não consegue ficar muito tempo em silêncio, escutando a música. Esse trabalho deverá ser gradativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário