. PROJETO : “EU E O MEIO EM QUE VIVO”
Eu e o
meio em que vivo. • Estudar a família de cada criança a fim de que
conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em
que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o
meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as
normas e regras que a norteiam.
• Adquirir conhecimentos das partes do
corpo, identificando e nomeando-as.
A imagem corporal que o indivíduo
tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de
conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e
organizar o conhecimento do mundo exterior. As atividades propostas
possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua
família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma
identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na
escola e na sociedade.
• Levar a criança a refletir ajudando-a a
pensar;.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e
habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e
sociedade;.
• Conhecer o nome da criança;.
• Identificar o próprio nome e
o do colega;.
• Conversar sobre quem faz parte da família;.
•
Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;.
• Conhecer o
próprio corpo;.
• Registro das partes do corpo (contorno das crianças
com giz no chão).
• Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar
os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc.
• Músicas que falem do
nosso corpo e cuidados com ele;.
• Mural com fotos da família;
•
Confecção de uma “carteira de identidade”;.
• Trabalhar a parlenda: “Sou
pequenininho do tamanho de um botão. ”( desenvolver a linguagem oral);.
• Brincar de casinha dramatizando situações familiares;.
• Dobradura
representando a escola;.
• Música “ A casa” Vinícius de Morais;.
•
Literatura Estória do Bonequinho Doce;.
• Confecção de um álbum com
algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e
relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas
opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram. • Identificar a
si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escol ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário