PROJETO: FUNDO DO MAR
JUSTIFICATIVA: Levar os alunos a descobrir as riquezas do reino aquático, aprender sobre algumas espécies de animais e suas características especiais, saber mais sobre o mundo que nos cerca e assim como agir para protegê-lo.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como vivem os aninais do fundo do mar?
OBJ. EDUCACIONAL: Oportunizar as crianças a ampliação e construção de conhecimentos relativos ao mar e suas especificações, despertando a curiosidade, a reflexão e a associação acerca das vivências de cada um.
OBJ. DE COMPETÊNCIA: Vide plano de aula
OBJ. DE VIDA COTIDIANA: Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e a poluição dos mares.
OBJ. DE EMPREENDIMENTO: Respeitar o meio ambiente, preservando-o.
OBSERVAÇÃO: A realização das atividades do projeto ocorrerá de forma lúdica e concreta, utilizando as diferentes linguagens para desenvolver o tema, tendo como principais recursos para a construção das aprendizagens pesquisas, investigação e associação às vivências das crianças.
CAMPOS DO SABER
CAMPO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS
Criar e dramatizar
Relato de produção artística
Recontar a história
Trabalhar ritmo com o corpo, movimentos de acordo com a música
Uso de materiais reciclados para elaboração de atividades(garrafas pet,tampinhas,CDs)
Confecção de técnicas com materiais variados: cola colorida, bolinhas de papel crepom, paetês, papel laminado,grãos
Criar gestos para a música
Cantigas de roda( caranguejo não é peixe,peixe vivo,se eu fosse um peixinho,a barca virou)
Trabalhar a letra de músicas novas(peixinho dourado,Ted o polvo)
Releitura das obras de arte (Romero Brito)
CAMPO: NATUREZA E TECNOLOGIA
Ter contato com pequenos animais e plantas
Conhecer a vida aquática
Assistir vídeos informativos sobre a natureza
Comparar figuras de paisagens preservadas e destruídas: mares poluídos e não poluídos
Fazer levantamento do que é reciclável ou não
Procurar em revistas figuras nas quais apareçam a água de várias maneiras (água poluída, água limpa, água do mar)
Canto da ciência (aquário, pedras e conchas)
CAMPO: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
Exploração de materiais diversos quanto as suas características:
-tamanho
-espessura
-cor/forma
-estado: líquido
Confecção de receitas com registros das quantidades de materiais utilizados(Patê de atum)
Elaborações de gráficos, livros, blocões
Identificações de números nos diferentes contextos
CAMPO: IDENTIDADE,AUTONOMIA E SOCIEDADE
Exposição
Avaliação diária
Criar um peixe de aquário (levar para casa com o registro feito pelos pais)
CAMPO: LINGUAGEM
Construção de textos coletivos
Conversas informais (exploração sobre o mar)
Registro da fala da criança em suas produções e blocão
Relatórios: de experiência, filmes assistidos
Avaliação do dia e das atividades
Trabalhos com: poesias, versos, músicas, rimas, histórias
CAMPO: CORPO E MOVIMENTO
Jogos de imitação
Brincadeiras
Pescaria
Algumas atividades feitas durante o projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário