.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PROJETO: FUNDO DO MAR

PROJETO: FUNDO DO MAR

SURGIMENTO: Surgiu na roda de conversa durante a novidade dos alunos.
JUSTIFICATIVA: Levar os alunos a descobrir as riquezas do reino aquático, aprender sobre algumas espécies de animais e suas características especiais, saber mais sobre o mundo que nos cerca e assim como agir para protegê-lo.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como vivem os aninais do fundo do mar?
OBJ. EDUCACIONAL: Oportunizar as crianças a ampliação e construção de conhecimentos relativos ao mar e suas especificações, despertando a curiosidade, a reflexão e a associação acerca das vivências de cada um.
OBJ. DE COMPETÊNCIA: Vide plano de aula
OBJ. DE VIDA COTIDIANA: Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e a poluição dos mares.
OBJ. DE EMPREENDIMENTO: Respeitar o meio ambiente, preservando-o.
OBSERVAÇÃO: A realização das atividades do projeto ocorrerá de forma lúdica e concreta, utilizando as diferentes linguagens para desenvolver o tema, tendo como principais recursos para a construção das aprendizagens pesquisas, investigação e associação às vivências das crianças.

CAMPOS DO SABER

CAMPO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Criar e dramatizar

Relato de produção artística

Recontar a história

Trabalhar ritmo com o corpo, movimentos de acordo com a música

Uso de materiais reciclados para elaboração de atividades(garrafas pet,tampinhas,CDs)

Confecção de técnicas com materiais variados: cola colorida, bolinhas de papel crepom, paetês, papel laminado,grãos

Criar gestos para a música

Cantigas de roda( caranguejo não é peixe,peixe vivo,se eu fosse um peixinho,a barca virou)

Trabalhar a letra de músicas novas(peixinho dourado,Ted o polvo)

Releitura das obras de arte (Romero Brito)

CAMPO: NATUREZA E TECNOLOGIA

Ter contato com pequenos animais e plantas

Conhecer a vida aquática

Assistir vídeos informativos sobre a natureza

Comparar figuras de paisagens preservadas e destruídas: mares poluídos e não poluídos

Fazer levantamento do que é reciclável ou não

Procurar em revistas figuras nas quais apareçam a água de várias maneiras (água poluída, água limpa, água do mar)

Canto da ciência (aquário, pedras e conchas)

CAMPO: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

Exploração de materiais diversos quanto as suas características:
-tamanho
-espessura
-cor/forma
-estado: líquido

Confecção de receitas com registros das quantidades de materiais utilizados(Patê de atum)

Elaborações de gráficos, livros, blocões

Identificações de números nos diferentes contextos

CAMPO: IDENTIDADE,AUTONOMIA E SOCIEDADE

Exposição

Avaliação diária

Criar um peixe de aquário (levar para casa com o registro feito pelos pais)

CAMPO: LINGUAGEM

Construção de textos coletivos

Conversas informais (exploração sobre o mar)

Registro da fala da criança em suas produções e blocão

Relatórios: de experiência, filmes assistidos

Avaliação do dia e das atividades

Trabalhos com: poesias, versos, músicas, rimas, histórias

CAMPO: CORPO E MOVIMENTO

Jogos de imitação

Brincadeiras
Pescaria
Algumas atividades feitas durante o projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário