O Corvo e a Raposa
O
senhor Corvo estava empoleirado num galho de árvore, com um pedaço de queijo no
bico. Comadre Raposa aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou
alegremente o Corvo:
- Bom dia, Mestre Corvo! Como você está bonito! Acho que nunca vi ave
mais bela. Francamente, se a sua voz é tão formosa como a sua plumagem, você é
o rei dos pássaros.
Ouvindo esses elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E querendo
mostrar que nem mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O
queijo caiu e mais que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o
petisco, disse:
-
Caro compadre, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho
que esta lição vale bem um pedaço de queijo.
Hans Gartner e Lisbeth
Zwerger. 12 fábulas de Esopo, São Paulo, Ática, 1994.
A lebre e a tartaruga
Um dia, uma lebre se gabava de sua fantástica velocidade:
- Ninguém corre mais depressa do que eu! Sou mais veloz do que o vento!
Desafio qualquer animal a correr comigo!
Ninguém se dispunha a aceitar, quando a tartaruga disse:
- Eu topo.
Todos riram, principalmente a lebre:
- Você espera vencer-me?
- Vamos ver...
Combinaram que correriam ao redor do bosque, até voltarem ao ponto de
partida. Dado o sinal, a lebre estava tão distante, que resolveu descansar na
relva macia. E dormiu. Por ela passou a tartaruga, lentamente. E lentamente
chegou ao final, antes da lebre.
"Paciência vale mais do que pressa”.
7
- As histórias que você leu, são
fábulas. Marque, com x, as afirmativas que caracterizam este tipo de texto:
( ) Os animais pensam, falam e agem como
seres humanos.
( ) Todos os fatos são reais.
( ) Este tipo de texto traz um ensinamento
que se refere ao nosso dia-a-dia.
( ) Os animais são utilizados como personagens,
porque os seres humanos não costumam ter as atitudes dos animais que aparecem
nas fábulas.
8
- Assinale o significado da palavra
sublinhada, de acordo com o texto.
A)
A raposa comeu o petisco.
(
) comida sem sabor
(
) tira gosto.
(
) refeição completa
b) Bajular o
corvo foi uma estratégia da raposa.
( ) puxar o saco.
( ) ofender
( ) debochar
9 - Sobre a primeira história, qual a intenção da
raposa ao elogiar o corvo?
(
) A raposa queria que o corvo se distraísse e soltasse o queijo do bico
(
) a raposa queria ouvir o canto
maravilhoso do corvo
( ) A raposa achava que o corvo era um ótimo
cantor
10
- A raposa conseguiu o que queria.
Marque, com x, na alternativa que indica a causa do
fato acima.
( ) O corvo não estava com fome, por isso
largou o queijo.
( ) O corvo ficou com dó da raposa, que
estava faminta.
( ) O corvo, preocupado em aparecer para
raposa, esqueceu do queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário