.

segunda-feira, 8 de junho de 2015



O Corvo e a Raposa
O senhor Corvo estava empoleirado num galho de árvore, com um pedaço de queijo no bico. Comadre Raposa aproximou-se, atraída pelo cheiro. E cumprimentou alegremente o Corvo:
- Bom dia, Mestre Corvo! Como você está bonito! Acho que nunca vi ave mais bela. Francamente, se a sua voz é tão formosa como a sua plumagem, você é o rei dos pássaros.
Ouvindo esses elogios, o Corvo quase estourou de satisfação. E querendo mostrar que nem mesmo uma bela voz lhe faltava, abriu o bico para cantar. O queijo caiu e mais que depressa a raposa apanhou-o. Antes de ir saborear o petisco, disse:
- Caro compadre, aprenda que todo bajulador vive à custa de quem o escuta. Acho que esta lição vale bem um pedaço de queijo.
Hans Gartner e Lisbeth Zwerger. 12 fábulas de Esopo, São Paulo, Ática, 1994.


A lebre e a tartaruga
Um dia, uma lebre se gabava de sua fantástica velocidade:
- Ninguém corre mais depressa do que eu! Sou mais veloz do que o vento! Desafio qualquer animal a correr comigo!
Ninguém se dispunha a aceitar, quando a tartaruga disse:
- Eu topo.
Todos riram, principalmente a lebre:
- Você espera vencer-me?
- Vamos ver...
Combinaram que correriam ao redor do bosque, até voltarem ao ponto de partida. Dado o sinal, a lebre estava tão distante, que resolveu descansar na relva macia. E dormiu. Por ela passou a tartaruga, lentamente. E lentamente chegou ao final, antes da lebre.
"Paciência vale mais do que pressa”.


7 - As histórias que você leu, são fábulas. Marque, com x, as afirmativas que caracterizam este tipo de texto:
(    ) Os animais pensam, falam e agem como seres humanos.
(    ) Todos os fatos são reais.
(    ) Este tipo de texto traz um ensinamento que se refere ao nosso dia-a-dia.
(  ) Os animais são utilizados como personagens, porque os seres humanos não costumam ter as atitudes dos animais que aparecem nas fábulas.


8 - Assinale o significado da palavra sublinhada, de acordo com o texto.
A)   A raposa comeu o petisco.
(   ) comida  sem sabor          
(   ) tira gosto.    
(     ) refeição completa

b) Bajular o corvo foi uma estratégia da raposa.
(   ) puxar o saco.                    
(    ) ofender                  
(   ) debochar


9 - Sobre a primeira história, qual a intenção da raposa ao elogiar o corvo?
(    ) A raposa queria que o corvo se distraísse e soltasse o queijo do bico
(   )  a raposa queria ouvir o canto maravilhoso do corvo
(   ) A raposa achava que o corvo era um ótimo cantor


10 - A raposa conseguiu o que queria.
Marque, com x, na alternativa que indica a causa do fato acima.
(    ) O corvo não estava com fome, por isso largou o queijo.
(    ) O corvo ficou com dó da raposa, que estava faminta.
(    ) O corvo, preocupado em aparecer para raposa, esqueceu do queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário